18 de setembro de 2008

Feijão

Sim Joãozinho, pode comemorar: aqui também tem feijão! Portanto se você veio passar uns tempos por aqui e não abre mão de um feijãozinho de vez em quando, não precisa se desesperar. E quer outra boa noticia? Aqui em Paris você compra o feijão ja cozido - você so precisa aquecer e temperar à sua maneira. Não requer pratica nem tampouco habilidade. Pode parecer um pouco estranho para nos brasileiros a idéia de comprar feijão cozido em lata - sobre o nosso conceito de "comida enlatada" paira um certo ar de junk food. Mas eu garanto que você vai se surpreender ao experimentar o feijão enlatado francês. O danadinho é mesmo muito saboroso e faz a minha alegria aqui em casa.

Os ingredientes usados no preparo, conforme constam na lata, são: feijão branco (também bem diferente do tipo de feijão branco que conhecemos no Brasil), agua, sal, aromas naturais e 2% de molho concentrado de tomate - isso mesmo, tomate.

A comunidade africana instalada em Paris é o principal publico consumidor de feijão por aqui, e vem dai a adição do molho de tomate ao preparo do caldo - portanto, esse nada mais é que o jeito tipicamente africano de consumir o feijão e que foi rapidamente adotado pelos franceses. Se bem que os franceses mesmo consomem bem pouco des haricots. Para quem gostou da idéia de comprar o feijão ja cozido mas torceu o nariz para o tomate no caldo, existe a versão enlatada sem tomate - mas, particularmente, acho o feijão preparado à moda africana bem melhor.

Aqui você encontra facilmente nos supermercados o feijão em latas de 400g ou 800g com o simpatico nome de Haricots Blancs à la Tomate. Quanto custa essa maravilha? O preço médio é de 0,50€ a lata de 400g e 0,70€ a lata de 800g. Barato demais considerando que ja vem pronto e que é bom pra dedéu.

Mas os que fizerem questão de cozinhar os grãozinhos na panela (afinal, gosto é gosto) também podem ficar tranquilos. As feiras de rua do 18ème arrondissement costumam ter varias bancas de produtos africanos e ali você encontra sem dificuldade o feijão igualzinho como o compramos no Brasil.

Dica quente:
Quando for comprar seu feijão enlatado no supermercado, não é preciso que você compre um produto de griffe, não. As marcas proprias dos supermercados, como Leader Price (da rede Franprix / Leader Price) ou Grand Jury (da rede Shopi) também são otimas e custam menos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Só para acrescentar às origens do tomate no feijão - isso é coisa de italiano. Eles cozinham o feijão com um tomate inteiro e uma batatinha inteira dentro. Depois de cozidos, tomate e batata são amassados para engrossar e enriquecer o caldo. É bem provável que a inspiração da Bonduelle venha dessa receita... assim como o nosso modo (brasileiro) de cozinhar o feijãozinho...

tuca.passarelli@uol.com.br

Kelly disse...

Feijão branco? Não me apeteceu, não... Será que encontramos o "preto que satisfaz" por aqui? Já estou em crise de abstinência... Complicado...