22 de setembro de 2008

La Cure Gourmande

A biscuiterie La Cure Gourmand é uma loja que parece ter saido de um conto de fadas, como se fosse parte da casa da bruxa de João e Maria - aquela casa inteira feita de doce, lembra? Logo que você entra pela porta sente como se tivesse voltado à infância: é quase impossivel não ser surpreendido de boca aberta enquanto admira as prateleiras repletas de doces, tão bonitos quanto saborosos.

Aqui você vai encontrar uma infinidade de cores e sabores: biscoitos artesanais, balas recheadas de frutas frescas, pirulitos de todas as cores imagináveis, caramelos, torrones, calissons (um doce típico do sul do país, feito de massa de amêndoa confeitada com geléia de laranja) e as deliciosas olives au chocolat - o próprio pecado da gula em forma de azeitona. Mesmo de perto é difícil de acreditar que não são azeitonas verdadeiras: trata-se de uma amêndoa inteira coberta com pasta colorida de cacau. Aff...

A apresentração impecável dos biscoitos é marca registrada de La Cure Gourmande.

Além de fazer o deleite de quem vai a loja, os doces de La Cure Gourmande são ótimas opções de presente. Existem bonitas embalagens já preparadas para presente de alguns dos principais produtos, mas você pode escolher uma das latas em estilo vintage de sua preferência e montá-la à sua maneira. Recomendo apenas que não ponha as olives au chocolat na mala, já que elas são frágeis ao calor - além de deliciosas, as pobrezinhas. O jeito vai ser degustá-las em Paris mesmo. Prove também o mantecal. Garanto que é diferente de qualquer outro que já tenha experimentado.
Escolha sua lata preferida e a recheie como bem entender.

A loja foi criada em 1989 numa pequena cidade litorânea do sul da França chamada Balaruc-les-Bains, próxima a Montpellier, e rapidamente ganhou a preferência do público. A loja conta hoje com vários endereços, sobretudo nas regiões de Provence e Côte d'Azur, e mais 5 unidades na Bélgica - o que prova que a marca confia no que faz. Não é qualquer um que se atreve a abrir uma rede de lojas de doces na Bélgica, país famoso pela tradição em bons doces, geléias e chocolates. Atualmente La Cure Gourmande tem 5 endereços em Paris.

La Cure Gourmand
40 Cour Saint-Emilion, Bercy Village (e em mais 4 endereços na cidade)
Tel.: 01 4340 1334
Metrô: Cour Saint-Emilion linha 14

Post atualizado em 06/01/2011

3 comentários:

Anônimo disse...

joaosinho,joasinho mais uma vez joasinho
esse endereço tem em outros lugares em paris
fui em bercy a toa
na sua dica de um unico endereço em paris
outra coisa
o le rubis e muito bom no final da tarde, mas tem um monte de brazuca frustrado que mora aqui em paris e corre da gente.
nos nao queremos fazer amizade com ninguem si divertir , bom eu e minha mulher.
abs alexandre e vera

Jackson Martins disse...

Alexandre e Vera,

Lamento que tenham ido à toa a Bercy. Quando escrevi o post há pouco mais de 2 anos, esse era o único endereço de La Cure Gourmande em Paris e desde então acabei não atualizando o artigo para mencionar os novos endereços. Justamente pelo dinamismo da informação é que costumo disponibilizar os sites dos locais que recomendo ao final de cada post. Dessa forma, se um artigo eventualmente estiver desatualizado, uma rápida consulta ao site pode ajudar. Independente disso, peço que me perdoem se a dica não atendeu em plenitude às suas expectativas. Já alterei o artigo para que outras pessoas não passem pela mesma situação.

Sobre o Le Rubis, peço que perdoem minha limitação, mas confesso que não entendi muito bem o comentário de vocês.

Obrigado pelo contato. Um abraço.

Anônimo disse...

joasinho,fique tranquilo. Fui a bercy mas valeu a pena,pelo menos conheci.e gostei, diferente.
qto ao le rubis, é que no dia que fui tinha uns brasileiros metido a besta....................que nao adianta explicar.
valeu as suas dicas, fui no patata,naquele do les hales na esquina da bergere tudo deu certo.
merci. abs alexandre e vera