30 de outubro de 2008

Grégoire

Eis que surge um novo fenômeno musical no cenário da varieté française. Quem? Um rapaz parisiense chamado Grégoire. Mas não é só a música que chama a atenção nesse novo astro da música pop francesa - o surgimento de Grégoire foi também um tanto curioso.

Ele é um dos artistas filiados ao site francês MyMajorCompany, que se propõem a fazer uma verdadeira revolução musical. O site permite que os internautas vejam em vídeo o trabalho realizado pelos artistas e então escolham qual deles deseja produzir, ajudando financeiramente a lançá-lo no mercado fonográfico. Para atuar como neo-produtor o internauta precisa depositar um valor na conta da MyMajorCompany que será dedicado a ajudar o artista escolhido no lançamento do primeiro CD. O site informa o valor total que é preciso juntar para a gravação e promoção do álbum - no caso de Grégoire, 70.000,00€ que foram rateados entre os internautas. Nesse sistema a MyMajorCompany garante um percentual maior ao artista na divisão do montante arrecadado com as vendas, bons preços para os fãs adquirirem o CD, e os internautas que bancaram o lançamento do cantor recebem participação sobre os lucros - a prova de que quando as coisas são feitas de forma justa e honesta todo mundo sai ganhando.

E foi assim que Grégoire tornou-se o primeiro artista francês integralmente produzido pelos internautas - que devem estar felizes da vida com o desempenho do astro que acabaram de lançar. Seus clipes começaram a aparecer timidamente na TV há algumas semanas e hoje Grégoire já ocupa o 9º lugar no ranking geral de vendas da Fnac e o 1º lugar em audições no Deezer France. Nada mal para quem acaba de se lançar para a música.

Depois desse empurrãozinho inicial, o talento do rapaz se encarregou do resto. Musicalmente Grégoire não decepciona - ao contrário: surpreende. Ouvi o álbum completo no Deezer (várias vezes, por sinal) e gostei bastante. O tipo de varieté française cantada por ele flerta um pouco com a folk music, resultando num som bacana de ouvir em qualquer ocasião.

No vídeo Toi+Moi, o primeiro grande hit de Grégoire.

video

Para ouvir: Deezer Grégoire
Para comprar na Fnac: Grégoire - Toi et Moi


nouveautescd_120x60

Um comentário:

Francis Mary Rosa disse...

Joyeux Anniversaire Grégoire! :)
(Pour ceux qui ne savent pas, c'est son anniversaire aujourd'hui, le 3 avril).
Francis Mary Rosa