2 de outubro de 2008

La Mosquée de Paris

La Grande Mosquée de Paris é a maior e mais antiga mesquita da França. Construída de 1922 a 1926, a bonita edificação ocupa uma área total de aproximadamente um hectare.

Durante a Segunda Guerra Mundial o local foi um importante centro da Resistência, onde se reuniam os muçulmanos que viviam na França. Os franco-atiradores argelinos - que usavam o local como base - tinham o importante papel de dar apoio aos pára-quedistas britânicos, além de prestar assistência às famílias de judeus que se refugiavam na Mesquita.

Mas nem só de orações e historia é feita a Grande Mesquita de Paris. Além do templo usado pelos seguidores da fé muçulmana, este centro de referência islâmica abriga uma escola, uma biblioteca, uma sala de conferências, um restaurante, um salão de chá, jardins para meditação, um centro de bem-estar (Hammam) e algumas lojas.


O atendimento do restaurante e do salão de chá é bem caloroso. O couscous é o meu prato favorito na Mesquita, e serve bem duas pessoas. Os doces do Oriente Médio, como o cornes de gazelles ou o baklawa, são excelentes e feitos segundo as receitas originais da região. Tomar o chá de menta (2,00€) da Mesquita é quase uma tradição - não deixe de provar. E não é a toa que o restaurante foi batizado de Aux Portes de l'Orient (As Portas do Oriente) - a música típica aliada à decoração se encarrega de fazê-lo(a) sentir-se numa tenda de "As 1001 noites".


O Hammam é uma área dedicada exclusivamente ao relaxamento e ao bem-estar - através de massagens e de uma sucessão de salas de banho a vapor que vão gradativamente aumentando de temperatura. Para completar, a decoração com revestimentos em mármore, mosaicos, colunas e a fonte oferecem uma atmosfera insólita, ideal para te fazer esquecer daquela maldita listinha de encomendas da sua prima Durvalina e relaxar.

Independente de qual seja sua crença, na Grande Mesquita de Paris todos são bem-vindos.

O restaurante Aux Portes de l'Orient abre diariamente, inclusive aos domingos, para o almoço e o jantar. O salão de chá funciona todos os dias das 9h00 às 00h00. Para as meninas, o Hammam funciona as segundas, quartas, quintas e sábados das 10h00 as 21h00 e as sextas das 14h00 as 21h00. Para o Joãozinho, somente as terças de 14h00 as 21h00 e domingos das 10h00 as 21h00.

39 rue Geoffrey Saint-Hilaire
Tel.: 01 4331 3820
Metrô: Censier-Daubenton linha 7

Nenhum comentário: