3 de outubro de 2008

Salão do Automóvel de Paris

A edição 2008 do Salão do Automóvel de Paris (Le Mondial de l'Automobile 2008) abre amanhã suas portas ao público, trazendo como grande vedete a Ferrari. A montadora italiana reservou para Paris o lançamento oficial do California, seu novo modelo de conversível. O carro, que teve uma pré-estréia no mês passado em eventos simultâneos realizados em Los Angeles e em Maranello, é equipado com motor V8 de 460 cavalos e faz de 0 a 100km/h em 4 segundos. Segundo a Ferrari, o carro chama a atenção por ser inspirado em um de seus grandes sucessos do passado, a 250 California de 1957. Outra atração do estande da Ferrari será a exibição do F2007, carro vencedor do mundial de F1 no ano passado.

Mas nem todos os fabricantes que apresentam seus lançamentos em Paris estão no mesmo clima de animação da Ferrari. Muitas montadoras têm manifestado através da imprensa francesa, um ar de preocupação e incerteza por conta da crise financeira que o setor atravessa. Carlos Ghosn, presidente da Renault, disse aos jornais que é preciso prudência, já que a situação econômica é muito instável no momento, evitando fazer previsões sobre o resultado do grupo este ano. Para Ghosn, hoje nenhum líder de empresa é capaz de prever a queda da atividade que provocará a crise financeira dos mercados. O presidente da Peugeot Citroën, Christian Streiff, confirmou os objetivos de seu plano de reativação Cap 2010, mas afirmou que há um panorama claramente mais difícil do que o previsto na elaboração do projeto, há 18 meses. Streiff também destacou a grande incerteza em relação ao crescimento e ao poder aquisitivo. Se os franceses pregam a cautela, Norbert Reithofer, da alemã BMW adota medidas mais severas, que incluem a demissão de 8.000 funcionários em todo o mundo.


Ainda assim, o Salão do Automóvel de Paris trará as novidades dos grandes grupos, como os novos modelos Renault Megane, Citroën C3 Picasso e Volkswagen Golf. Diante da alta dos preços dos combustíveis e da preocupação ambiental, os construtores apostaram em novas tecnologias para tornar os carros mais econômicos e menos poluentes. A Honda, por exemplo, se concentrou em projetos de veículos híbridos, como o Insight, enquanto a Renault apresenta o projeto do Z.E. Concept - totalmente elétrico e com emissão zero de CO2 - que espera fabricar a partir de 2011.

Portanto, mesmo recheado de novidades o Salão do Automóvel de Paris abre suas portas vivendo um cenário um tanto atípico: algumas marcas consagradas buscam novos meios de crescer, alguns colossos da industria lutam pela sobrevivência e novos construtores procuram um lugar ao sol.

Le Mondial de l'Automobile 2008 (Salão do Automóvel de Paris)
Paris Expo Porte de Versailles
Tel.: 01 7272 1617
De 4 a 19 de outubro - Entrada 12,00€
De sábado a segunda das 10h00 as 20h00; de terça a sexta até as 22h00.
Metrô: Porte de Versailles linha 12
Tramway: Porte de Versailles linha T3
Ônibus: Parada Porte de Versailles linhas 39 e 80

Para saber mais:
http://www.parisexpo.fr/
http://www.mondial-automobile.com/

A Fnac disponibiliza para o evento a venda de e-tickets. Assim, o visitante pode imprimir em casa os seus próprios ingressos.

Para comprar seu ingresso na Fnac: Mondial de l'Automobile 2008

Top Affaires_120x60

Nenhum comentário: