14 de outubro de 2008

Vert d’Absinthe

A Vert d’Absinthe é uma pequena e curiosa loja que fica no Marais, em um ponto um tanto fora da parte habitualmente movimenta do bairro. Luc-Santiago, o proprietário, me disse que a Vert d’Absinthe é a primeira boutique do mundo exclusivamente dedicada ao absinto - a bebida mágica que é chamada pelos franceses de La Fée Verte (A fada verde).

Embora o absinto fosse produzido originalmente como um tônico medicinal em 1792, a bebida se popularizou como aperitivo entre os parisienses em meados de 1800. Principalmente pelos noctâmbulos de Montmarte que a degustavam nos cafés e cabarés como Le Moulin Rouge ou Au Lapin Agile - até ser proibida pelo governo francês entre os anos de 1915 a 1988.

Seu sabor de anis é ao mesmo tempo refrescante e oleoso, apresentando um final amargo e refinado que se acentua no paladar. A "fada verde" se tornou sinônimo de estilo ao seduzir artistas conhecidos da noite parisiense, como Van Gogh, Manet, Verlaine, Oscar Wild, Rimbaud e Toulouse-Lautrec - claro. Praticamente todas as marcas de absinto produzidas na França vêm de uma região bem próxima da fronteira com a Suíça. Com exceção de uma única marca suíça de absinto vendida na loja, todas as demais em estoque são francesas.

Além do absinto em garrafas dos mais diversos tamanhos (inclusive em doses individuais) a loja ainda tem taças, colheres específicas para derreter o açúcar, fontes de gotejamento para preparar a bebida e objetos de antiquário relacionados ao absinto.

O site da loja é bem bacana e tem alguns vídeos que mostram a loja num tour virtual, a maneira correta de servir a bebida, e um pouco de historia. Abaixo, um desses vídeos, mostrando o ritual de preparação do absinto - à votre santé!

video

Vert d’Absinthe
11 rue d'Ormesson
Tel.: 01 4271 6973
Metrô: Saint-Paul linha 1
Abre de terça a domingo das 11h00 as 20h00

Nenhum comentário: