Mostrando postagens com marcador notas viver paris. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador notas viver paris. Mostrar todas as postagens

8 de janeiro de 2009

Chez Moi: nota de esclarecimento

Amiguinhos, o Roberto (leitor assíduo do Viver Paris) enviou um comentário importante sobre um artigo publicado na seção Boa Mesa do blog sobre o restaurante Chez Moi.

O comentário do Roberto me serviu de alerta, mostrando o quanto uma informação pode complicar a vida de quem dela faz uso se esta não for passada adiante com a devida clareza. O comentário que ele enviou diz o seguinte:

"Estou morando em Paris desde o dia 6 de dezembro e enquanto aguardo a chegada da família tenho me divertido e aproveitado as suas boas sugestões. No entanto, seguindo as suas orientações, procurei, no domingo à noite, o restaurante Chez Moi, mas não pude encontrá-lo, pelo menos no n° 1 da rue Saint-Ambroise. Descendo do metrô Saint-Ambroise me deparei com um Bistrô de esquina, ao lado de uma igreja, que estava fechado mas que não se chamava Chez Moi. Apesar de considerar chato fazer observações como esta, ainda mais para quem presta um serviço de tão boa qualidade como você, acredito que uma possível ratificação devesse ser feita. Obrigado."

Ontem estive no Chez Moi para constatar o que aconteceu. Apesar de verificar que o restaurante segue funcionando normalmente e que o endereço informado no blog estava correto, faço a ratificação sugerida pelo Roberto porque seu comentário é de fato justificável e pertinente - e por 3 motivos:

1. O bistrô de esquina que ele viu ao sair do Metrô Saint-Ambroise é o Les Cent Kilos. Na rue Saint-Ambroise, ao lado do bistrô, existe um coiffure; e ao lado do coiffure está o Chez Moi. Detalhe: mesmo sendo estabelecimentos comerciais distintos, de forma atípica, todos os três ficam no número 1 da rue Saint-Amboise. E para complicar nem o coiffure nem o Chez Moi têm o número na fachada - apenas o bistrô apresenta o número 1 e o edifício residencial que fica depois do Chez Moi exibe o numero 3 na parede. Como o Chez Moi não tem nada que o identifique escrito à porta, fica mesmo impossível reconhecê-lo orientando-se apenas pelas instruções do artigo caso o restaurante estivesse fechado - como de fato estava no domingo à noite.

O bistrô Les Cent Kilos (A), o coiffure (B) e o Chez Moi (C): parece difícil de acreditar, mas os três estabelecimentos têm como endereço o número 1 da rue Saint-Ambroise.

2. O artigo sobre o Chez Moi foi o único que escrevi sem colocar uma foto que pudesse facilitar a localização.

3. O artigo tampouco apresentava os horários de funcionamento do restaurante ou um telefone no qual o leitor pudesse se orientar a esse respeito.

Portanto, graças ao comentário do leitor, alterei o artigo original que passa agora a incluir a foto que faltava, apresenta a descrição da localização de forma mais detalhada e o horário de funcionamento do Chez Moi. Aproveito o ocorrido para agradecer ao Roberto pelas observações valiosas e para me desculpar com todos vocês pela deficiência do artigo. Estarei mais atento a esse tipo de detalhe daqui por diante para que confusões desse tipo não voltem a ocorrer. Um forte abraço.

Foto menor: o Chez Moi é o pequeno estabelecimento com as paredes em branco e rosa.

7 de janeiro de 2009

Paris: Trilha Sonora Original no Deezer

Para quem quiser conferir, já está disponível no Deezer o álbum com a trilha sonora original do filme Paris, de Cédric Klapisch.

Para quem ainda não conhece, o Deezer é um site com um imenso acervo musical no qual você pode ouvir gratuitamente suas músicas, álbuns e artistas favoritos - pode inclusive montar suas proprias playlists com as músicas que escolher. No entanto, vale lembrar que não é possivel fazer o download das músicas - e nem precisa, pois elas ficam armazenadas no Deezer para você ouvir sempre que quiser.

A propósito, na França chamamos as Trilhas Sonoras Originais de Bande Originale du Film - ou simplesmente pela sigla B.O.F. Portanto, para ouvir o álbum no Deezer clique em: B.O.F. Paris.

5 de janeiro de 2009

C'est parti: Começa a temporada Viver Paris 2009

Bonjour amis ! Antes de qualquer coisa, desejo a você um excelente 2009 com muita saúde e grandes realizações. Depois de um período de férias (e sobre elas falaremos mais tarde), o Viver Paris está de volta a sua agradável tarefa de levar até você um pouquinho de informação e atualidade sobre a Cidade-Luz. E para voltar ao batente, começo o ano mostrando as fotos da neve que caiu (e até o momento segue caindo com bastante vontade) sobre Paris nesta manhã de segunda-feira.

Ontem à noite os termômetros da cidade marcavam 1 grau, mas até então nada de neve. A previsão do tempo já avisava que esta manhã ia nevar bastante em toda a região de Île-de-France - e como a nossa Meteo não costuma falhar, não deu outra.

E não é só a neve que cai por aqui: essa camada de gelo mais fina que cobre as calçadas pode fazer você escorregar tanto que faria a boneca Lu Patinadora (lembra dela?) parecer um troglodita sobre patins.

Et hop ! Attention ! Ao caminhar sobre a neve todo cuidado é pouco: a calçada da avenue de la Grande-Armée até parecia fofinha, mas escorregava que era uma beleza.

Hoje descobri até a utilidade de uma faixa de pedra rústica que atravessa o piso da entrada do edifício onde moro - a faixa que vai do portão do condomínio à porta do edifício foi o que me ajudou a parar de pé na hora de sair de casa esta manhã.

O meu carro é aquele branquinho ali ó... Foi assim que encontrei esta manhã o Corsa preto que alugamos para a viagem de férias. Sair para devolver o carro esta manhã foi diversão pura! Acho muito legal quando neva em Paris, uma cidade que é linda até debaixo do gelo.

Foto menor: imagem da esquina da avenue de la Grande-Armée com a rue Pergolese.

8 de dezembro de 2008

Mecanismo de busca no Viver Paris

Este final de semana mais de um leitor do blog me sugeriu que eu incluísse um mecanismo de busca no Viver Paris. De fato um mecanismo de busca já existe: é a caixa de texto branca localizada no canto superior esquerdo da página de abertura.

Por outro lado, essas sugestões me fizeram ver que o buscador padrão acaba mesmo passando despercebido para muita gente, e além de ficar meio escondido no cabeçalho do blog não explica com a devida clareza ao que se destina. Assim, tentarei configurar o sistema de busca para deixá-lo mais evidente. Caso não consiga nenhum resultado satisfatório, tentarei substituí-lo por outro.

Até lá, peço que usem esse buscador padrão caso queiram encontrar algum artigo no arquivo do Viver Paris. Basta escrever a(s) palavra(s)-chave na caixa de texto e em seguida clicar no botão "Pesquisar Blog" ao lado.

Instalação de PSD na linha 1 do metrô

Como eu já havia comentado no blog, o metrô de Paris está passando por um grande trabalho de modernização em toda a sua malha. Um desses trabalhos de renovação do metrô visa a instalação de um dispositivo de proteção ao usuário conhecido como PSD (Platform Screen Doors) nas plataformas das estações da linha 1.

A linha 1 é uma das mais usadas pelos turistas que visitam Paris, pois passa ao longo de toda a avenue des Champs-Elysées e dá acesso a pontos turísticos importantes, como o Arco do Triunfo e o museu do Louvre.

Apesar da instalação desse equipamento estar apenas começando, ontem tirei essas fotos na estação Porte Maillot que mostram como estão ficando as obras para colocação das PSD. Porte Maillot é uma das primeiras estações da linha 1 em fase de implementação do equipamento.

As PSD são aquelas portas automáticas de vidro que impedem que o usuário tenha acesso aos trilhos. Elas se abrem para a entrada ou saída do passageiro apenas quando o trem já estiver devidamente parado e alinhado na plataforma.

Na foto acima, uma das estações da linha 14 do metrô de Paris. Atualmente a 14 é a única linha equipada com PSD em todas as estações.

14 de novembro de 2008

Greve dos pilotos da Air France

A edição de hoje do jornal Le Figaro informa que a greve dos pilotos da Air France está ocasionando o cancelamento de 40% dos vôos de longa duração da companhia e 50% de seus vôos para destinos dentro da França e Europa. Alguns vôos estão sendo cancelados de última hora porque os pilotos chegam a confirmar o embarque, mas não aparecem no momento da decolagem. Apesar das incertezas provocadas por qualquer greve, a previsão acordada entre os pilotos e a Air France é de que as operações se normalizem já na próxima segunda-feira.

Os bilhetes de vôos cancelados ou que partiram com mais de 5 horas de atraso estão sendo reembolsados pela Air France. A companhia também está oferecendo aos passageiros a possibilidade, dependendo do destino, de reembolsar um meio de transporte alternativo ao destino, como a locação de veículos ou a transferência para os trens.

Para prestar maiores informações aos passageiros a Air France disponibilizou os seguintes telefones:

Chamada gratuita a partir da França: 0800 240 260
Chamada gratuita de outros países: 00 33 1 5702 1055

O boletim oficial da companhia sobre o andamento da greve está disponível no site da Air France em Francês ou Inglês. Esse comunicado está sendo atualizado em tempo real pela Air France a cada mudança de situação nas negociações e, portanto, vale a pena ser consultado ao longo dos próximos dias. Consulte também a previsão de tráfego atualizada no site da Air France.

As outras companhias aéreas francesas: Aigle Azur, Air Méditerranée, Corsair, Air Austral, Air Caraïbes, L'Avion, EuropeAirpost, Transavia, Air Tahiti Nui e CCM Airlines estão operando normalmente e, para estas, não há qualquer previsão de perturbação.

Foto: Charles Platiau, agência Reuters.

31 de outubro de 2008

Un seul monde : Nous sommes ici !

Acabo de voltar da rua. Imagino que quem ouviu a Jovem Pan esta manhã deve ter ouvido o Reali Jr. comentar que os termômetros às margens do Sena devem estar tremendo de frio - frio, vento e uma chuva fininha e constante. Hoje nem as pombas se animavam a botar o pescoço de fora - se encorujavam em bolotas felpudas e cinzentas, enfileiradas no parapeito das janelas. Como precisei sair cedo para atender alguns afazeres, resolvi aproveitar a deixa mesmo estando o tempo de cara amarrada e caminhar um pouco pela cidade - e também registrar algumas imagens para o blog.

A entrada do Jardin de Tuileries pela rue du Rivoli.

Em certo ponto da andança, enquanto eu esperava para atravessar a rue Tronchet ainda próximo à Madeleine, me distrai olhando um daqueles grandes mapas de rua que eu costumo chamar de 'Vous êtes ici' (você está aqui). Antes mesmo do farol de pedestres abrir fui abordado por um parisiense prestativo que me perguntou se eu precisava de ajuda. Comentei com ele que na verdade eu estava era estranhando a posição do mapa, pois eu seguia em direção à square Edouard VII e o mapa dizia que eu deveria tomar o caminho oposto. O rapaz então me explicou que aquele mapa havia sido instalado de cabeça para baixo. "Toda vez que passo por aqui e vejo alguém consultando o mapa paro pra avisar e indicar o caminho. Como conheço bem o quartier fica fácil ajudar. Mas a prefeitura ja foi avisada." Agradeci e nos saudamos mutuamente com votos de "Bonne journée". Chovia. Ventava. Os termômetros marcavam 3 graus ao sol. As pombas seguiam redondas, sem pés nem pescoço. E ainda assim o cara foi um exemplo voluntário de boa vontade. Seu único interesse: ajudar um estranho aparentemente perdido.

Jardin de Tuileries, hoje às 8h30: "Ué! Pra onde foi todo mundo?"

Um dos meus afazeres da manhã era deixar alguns documentos de trabalho num escritório do 8ème arrondissement. Mas ainda precisava encontrar um envelope de papelão rígido. Depois de comprá-lo numa papelaria familiar da rue de l’Isly achei que seria uma boa pedida procurar uma brasserie onde eu pudesse preenche-lo e fazer algumas anotações enquanto me aquecia com uma xícara de café. Achei uma bem bacana não muito longe dali. Apoiei-me numa ponta do balcão, pedi um expresso e saquei meu caderno, caneta e o tal envelope da mochila. Para minha surpresa meu café foi parar numa mesa grande, daquelas que acomodam 4 pessoas. Uma senhora, provavelmente proprietária da brasserie, disse para eu me acomodar na mesa, onde seria mais confortável para escrever. Em Paris, sabidamente o café servido no balcão custa praticamente a metade do que você pagaria se o pedisse na mesa. Ao pagar a conta, me cobraram o preço do café no balcão - a cordialidade era por conta da casa.

Palais Garnier: Opéra National de Paris.

Devo ter ficado aproximadamente umas 2 horas e meia fora de casa. E foi o suficiente para colher dois bons exemplos de que a imagem do "parisiense carrancudo e mau-humorado" é um dos estereótipos mais contestáveis e condenáveis do qual tenho notícia. Já faz um bom tempo que decidi não mais aceitar a rotulação de povos e pessoas. Tenho verdadeira aversão por aquela coisa de “Ah, mas todo 'langoliano' é assim...” Venha com esse tipo de papo para o meu lado e verá até que ponto um bom brasileiro também pode se tornar mau-humorado. Nações são feitas de indivíduos. Cada um com suas virtudes e defeitos. Cada um com suas idiossincrasias. E acho no mínimo injusta qualquer tentativa de expansão disso para todo um povo ou nação, seja esta qual for. Pude comprovar isso em todo e qualquer lugar do mundo onde meus pés já tenham pisado. E é perceber a grandiosidade de pequenos gestos nas mais simples situações cotidianas que fazem com que eu me sinta em casa onde quer que eu esteja.

Dale gomia!: A bonita placa em baixo-relevo foi um presente da Argentina à cidade de Paris em agradecimento ao nome da rue d'Argentine.

Acreditar na bondade e generosidade das pessoas independente de quem elas sejam ou de onde quer que venham. Para um mundo melhor isso não é algo apenas permitido - é necessário. O calor-humano compensou enfim, o frio desta manhã de sexta-feira.

30 de outubro de 2008

ViverParis! na mídia

Já estou há tempos para escrever este post - na verdade desde 14 de setembro, quando o jornalista Edmilson Siqueira publicou um artigo inteiramente dedicado ao ViverParis! na coluna Farol, que escreve semanalmente para a revista Metrópole. Como o próprio nome sugere, o Farol serve de referência aos leitores da região metropolitana de Campinas ao tratar de temas relacionados à cultura, tendências e comportamento.

O Edmilson já havia feito em seu blog uma menção elogiosa ao ViverParis! quando este passava ainda por aquela complicada fase na qual eu ainda tinha mais dúvidas do que certezas se a coisa ia mesmo vingar. Alguns auto-questionamentos eram recorrentes:

- Será que 'se' alguém ler o blog vai gostar deste artigo?

E o Joãozinho aqui relia o mesmo texto até enjoar para chegar à conclusão alguma.

- Será que não escrevi nenhuma besteira?

E tornava a puxar pela memória, consultar anotações e conferir mil vezes a mesma informação.

- Será que o blog vai mesmo ser útil e interessante às pessoas?
E me punha a pensar. Em mim, e em você leitor - que também dedica seu precioso tempo em busca de informação útil e interessante em meio ao oceano de futilidades que permeiam hoje os canais de comunicação massiva.

E foi justamente nesse momento que a opinião do Edmilson chegou como um verdadeiro farol - ao mostrar que o ViverParis! estava no rumo certo. Que para encontrar “terra à vista”, bastava apenas seguir adiante. E era uma opinião de peso - claro! Vinha de um profissional do jornalismo. De um cara que vive de absorver e transmitir informação e opinião em um grande jornal - algo que ainda espero fazer um dia. E que, além disso, é outro aficionado pela cidade de Paris. Dizer mais o quê? Merci monsieur Siqueira. Naquela manhã de domingo seu artigo me deixou tão contente quanto o Petit Parisien da foto de Doisneau. Obrigado meu amigo, pela luz e pelo incentivo.

O Blog do Edmilson Siqueira (cujo link permanente figura no blogrool do ViverParis!) faz uma análise aguçada e bastante corajosa do panorama político brasileiro. A coluna Farol, como eu já disse, tem um foco cultural. A revista Metrópole é suplemento semanal do jornal Correio Popular e vai às bancas todos os domingos.

Para ler o artigo da coluna Farol sobre o ViverParis!: Vivendo Paris

Foto: Petit Parisien, de Robert Doisneau

29 de outubro de 2008

Fim da parceria entre Tam e Air France

Era muito bom para brasileiros e franceses, mas acabou. No proximo dia 31 de outubro, Tam e Air France deixam de operar como empresas parceiras para o uso e acumulo de pontos em seus programas de milhagem. Assim, não sera mais possivel voar pela Air France com as milhas do Fidelidade Tam e nem usar as milhas do programa Flying Bleu para voar pela Tam.

Não procurei me aprofundar sobre o assunto, mas tudo leva a crer que o final da parceria com a Air France esta relacionado com a migração da Tam para o grupo Star Alliance no inicio do mês. Se de um lado isso deve aumentar o numero de empresas parceiras da Tam num futuro bem proximo, de outro, o fim do acordo com a Air France vai deixar na saudade muitos brasileiros que vivem na França (eu, por exemplo) e franceses que viajam constantemente ao Brasil.

22 de outubro de 2008

Concurso Keziah Jones & RATP

Estimados, acabo de receber um e-mail da RATP me informando sobre um concurso que deve interessar a muita gente. O soulman nigeriano Keziah Jones - que recentemente virou sensação aqui em Paris por conta do lançamento de seu novo album Nigerian Woods - vai escolher um guitarrista para tocar na abertura de um concerto privé que ele fara em janeiro de 2009.

A RATP montou um site super bacana para que as pessoas possam se inscrever, o RATP Destination Musique. Além do regulamento completo, o site disponibiliza aulas de guitarra em video gravadas pelo proprio Keziah Jones, um extrato de Nigerian Woods e muita informação sobre o artista e sua tourné. Fazendo as aulas de guitarra do site você também concorre a ingressos para os shows.

A RATP e Keziah têm uma forte ligação de longa data. Em 1991 o cantor foi descoberto pelo produtor artistico Delabel France, enquanto tocava nos corredores do metrô de Paris. O rapaz que naquela época tocava no metrô para conquistar algumas moedas, retornou aos corredores e plataformas da RATP em agosto deste ano - desta vez como musico consagrado, para presentear os usuarios do metrô parisiense com 4 concertos surpresa, acompanhado apenas de sua guitarra e dos musicos que tocam no metrô.

Ah, e se você ganhar o concurso não se esqueça de me convidar para o show, OK? Bonne chance!

Para saber mais:

Foto: Apresentação de Keziah Jones no auditorio da Fnac Strasbourg em setembro deste ano.

20 de outubro de 2008

Troy Henriksen na avenue George V

Lembra daquele post do ViverParis! da semana passada sobre o Happening Disney em Paris com o pintor, poeta e artista auto-didata americano Troy Henriksen? Pois bem, como eu não consegui ver o artista trabalhando na estação Saint-Augustin do metrô, dei uma passada por lá no final de semana para conferir o resultado - e ficaram mesmo muito legais os painéis publicitários da plataforma decorados com as obras originais que Henriksen criou para promover o Halloween da Disneyland Paris.

No sábado, fui até a esquina da avenida George V com a rua Françoise I para vê-lo em pleno exercício da profissão e da expressão artística. Em meio as diversas aboboras que decoravam a calçada, o artista pintou várias obras durante todo o dia. Troy Henriksen é a pesonificação da simpatia: entre um intervalo e outro dava atenção a quem queria conversar com ele, tirava fotos com as pessoas e autografava livros e pôsteres que os fãs levavam.

As ilustrações foram colocadas nos painéis publicitários rotativos da avenida George V à medida em que iam ficando prontas. Os painéis do metrô ficaram expostos somente no final de semana, mas as obras da charmosa avenida parisiense ainda podem ser vistas até o dia 4 de novembro. Devido à sua localização estratégica, essa forma inusitada de promover a temporada de Helloween da Disney deve ser vista por mais de um milhão e meio de pessoas.

Fotos: Troy Henriksen durante a pausa atender os fãs na avenue George V; três dos cinco painéis que ele pintou na estação Saint-Augustin; o artista criando em meio aos olhares curiosos dos pietons.

Para saber mais: http://www.galeriew.com/

16 de outubro de 2008

Estações de metrô fechadas para reforma

Estimados, prestem muita atenção às estações de metrô que estarão fechadas para trabalhos de reforma, renovação e manutenção nos próximos dias:

Linha 1: estação Tuileries de 17 a 19 de outubro.
Linha 7: estação Poissonnière até dia 9 de dezembro.
Linha 7 bis: estação Bolivar até dia 16 de dezembro.
Linha 8: estação Porte-Dorée até dia 2 de dezembro.
Linha 9: estação Buzenval até dia 2 de dezembro.

Para saber mais acesse o site da RATP - link permanente disponível na seção Vida Prática do blog.

13 de outubro de 2008

Os cabelos e maquiagens do inverno parisiense

Este post deve agradar as meninas e aos profissionais da area. A revista Madame, suplemento do jornal Le Figaro, ja adiantou quais serão os penteados e maquiagens que as francesas deverão usar no proximo inverno parisiense.

Confesso que estou levando essa informação até vocês sem o devido conhecimento do assunto - o que facilita a minha vida é que os artigos da revista Madame são ricamente ilustrados, e acredito que as meninas saberão exatamente como julgar e utilizar as fotos. Vi a reportagem no site do jornal e achei interessante.

Portanto, para saber quais cortes e penteados farão a cabeça das parisiennes neste inverno, clique aqui. Para saber as tendências de maquiagem para a proxima estação, clique aqui.

Para acessar o site da revista Madame: http://madame.lefigaro.fr/

Alguém que entende do assunto passou pelo blog e deixou um comentario anônimo bastante util e detalhado, que complementa perfeitamente o post (merci!) - e inclusive sugere um site super bacana sobre maquiagem. Achei tão legal que resolvi publica-lo na integra no corpo do post.

"Bom vou lhe dar uma ajuda então: Resumindo a tendência na Europa para o inverno 2009: Cabelos longos e médios, volumosos e com cachos a vontade. Os curtos passaram por uma curta temporada por aí, porém, aqui no Brasil prometem fazer sucesso até o finalzinho de junho de 2009. Tons avermelhados e loiros classicos, discretos e com muito brilho. Maquiagem: o hit é ficar com o look Bardot. Então, pra aprender a fazer aqueles olhos bem escuros e boca palida, segue o link: http://www.makeupforever.com - a venda na Sephora... Claro, a maquiadora é a fantastica Danny Sanz. Have fun!"

Sábado de festa em Montmartre

Se tudo tivesse seguido o que planejei no início da semana passada, o meu sábado se resumiria a arrumar as malas para embarcar rumo à Moldávia. Tinha conseguido um contrato de trabalho importante em Chişinău que acabou não dando certo de última hora por conta de burocracias consulares. Pois já dizia a vó que “se não tem remédio, remediado está”.

Sendo assim, aproveitei o sábado de sol para participar da tradicional Fête des Vendanges de Montmartre que aconteceu durante toda a semana passada e terminou neste domingo. A festa que celebra a colheita da uva teve no sábado seu grande desfile de confrarias e fanfarras, que sai de frente da Marie do 18º arrondissement e segue até a Place des Abbesses.

O prefeito da cidade de Paris, Bertrand Delanoë, esteve presente à cerimônia de abertura do evento. Brasil e Coréia também estavam bem representados por serem comunidades bastante representativas no 18º arrondissement. Os brasileiros trouxeram para o desfile evoluções de capoeira, que ficaram por conta da Association Capoeira Viola, instalada no bairro desde 1993. Já os coreanos apresentaram suas danças típicas. Um bloco do carnaval de máscaras de Veneza também esteve na festa.


Este ano o evento teve a Bélgica como país convidado. Os chapéus e roupas dos belgas foram uma atração à parte.


Estavam presentes representantes de confrarias vinícolas das mais diversas regiões francesas, todos caracterizados em trajes típicos de suas confrarias e regiões de origem, apresentando sua música e cultura local.


Aguns participantes trouxeram também um pouco de seus produtos típicos mais representativos para distribuir ao público - o bloco belga distribuía laranjas, alguns blocos franceses distribuíram cerejas (provenientes de locais onde é tradição o plantio das cerejeiras em meio ao vinhedo), outros trouxeram flores e claro, vários deles ofereciam uvas e tinham vinho para degustação - como o simpático pessoal de Brouilly, região famosa pelo vinho Beaujolais.


Uma festa muito bem organizada, com muita música e alegria. Pessoas de todas as idades seguiam o desfile, que a cada tanto paravam para apresentar suas danças.


Até mesmo alguns comerciantes de Montmartre que estavam no percurso do desfile, convidavam todos os participantes a degustar o grande homenageado do dia - o vinho.


Entre as confrarias, diversas fanfarras seguiram no desfile para animar a festa. A noite foi exibido o filme policial Bob Le Flambeur (1955) no Studio 28 - o cinema de Montmartre também foi homenageado este ano. Teve ainda o baile anual de Confréries et des Montmartrois.

O encerramento das festividades do sábado foi feito em grande estilo - com uma grande queima de fogos na Sacré Coeur.

E assim foi o meu sábado. Como sugere o gigantesco boneco de papier mâché, brindando a vida e a amizade. A propósito, a Moldávia é um dos maiores produtores e exportadores de vinho do mundo.

"Por mais raro que seja, ou mais antigo, só um vinho é deveras excelente: aquele que tu bebes, docemente, com teu mais velho e silencioso amigo." - Mário Quintana

10 de outubro de 2008

Quando a cidade chama...

O fim de semana demorou, mas chegou. Hoje é sexta-feira, faz um dia miseravelmente lindo lá fora e as ruas de Paris clamam imediatamente por minha presença. Portanto, peço aos leitores do blog que me perdoem, mas hoje paro de escrever por aqui porque não consigo ficar em frente ao computador com a cidade me chamando para brincar. Antes, deixo uma música bem up para vocês, com cara de fim de semana: Fifty-Sixty da Alizée. Ah, aproveito para agradecer a todos vocês que acompanham o ViverParis! de várias parte do mundo. Um forte abraço e um très bon week-end! Fui.

8 de outubro de 2008

Inclusão de mapas Google Maps

Estimados, como vocês devem ter percebido, desde ontem passei a colocar os mapas do Google Maps de acesso aos pontos recomendados no blog. Para quem ainda não conhece a ferramenta, ao clicar no mapinha você pode mudá-lo de posição, convertê-lo para imagem fotográfica de satélite, arrastá-lo dentro da tela para espiar as imediações, imprimi-lo para não ter que desenhar um mapa igual ao de pirata, etc. Além disso, você ainda poderá expandi-lo, indo direto para o site Google Maps, através do link “Agrandir le plan” em azul, logo abaixo do mapa. Portanto, considere os mapinhas do blog como uma referência inicial que você pode modificar como bem entender, inclusive traçando o roteiro do hotel ou da sua casa até o ponto de interesse.

Os novos posts já estão saindo com seus respectivos mapas, mas aos poucos incluirei essa ferramenta também nos posts já publicados, garantindo assim a padronização do blog e que ninguém ficará sem o seu mapa só porque o Joãozinho aqui demorou em se lembrar desse recurso. Espero que a inclusão dos mapas seja uma ferramenta útil aos leitores do blog e que sirva para deixar o ViverParis! ainda mais completo e interessante. Como sempre, seus comentários serão bem vindos. Um forte abraço a todos.

27 de setembro de 2008

Rádio podcast

Estimados, gostaria de lembrá-los que os links disponíveis no blog para as rádios de Brasil e França não são para o acesso aos seus sites, mas sim uma forma de conexão direta aos podcasts de cada uma dessas rádios.

Achei interessante incluir os podcasts no blog porque pensei que entre vocês deve haver pessoas como o Serginho lá de Belo Horizonte, que gosta de ouvir musica francesa enquanto navega no blog; o Zé Roberto, que se mudou já faz um tempo de São Paulo para Paris e sente aquela saudade de ouvir as noticias da Jovem Pan e a MPB da Nova Brasil; a Mônica lá de Cascavel, que estuda francês e quer praticar o idioma ouvindo as noticias nas rádios daqui; o Benoît que mora em Lyon e gosta de ouvir musica brasileira; a Anne Sophie aqui de Paris, que estuda português e quer praticar o idioma ouvindo as rádios do Brasil; o Alessandro do Rio de Janeiro, que hoje mora em Washington, mas gosta de matar a saudade do Brasil ouvindo a CBN enquanto planeja sua primeira viagem à Paris; o João Ricardo de Lisboa, que gosta de coletar informações para suas férias parisienses ouvindo música francesa...

Enfim, independente de qual seja o seu caso, seus interesses ou motivações, espero que os links aos podcasts das rádios sejam ferramentas úteis de entretenimento, informação e enriquecimento cultural para todos os leitores do Viver Paris!

Para que vocês saibam o que encontrar em cada uma dessas rádios, montei um pequeno guia de referência rápida:

Rádios brasileiras

- CBN AM: Notícia e informação
- Eldorado FM: Notícias, variedades e musica contemporânea
- Energia 97 FM: Variedades, esporte e música eletrônica
- Jovem Pan AM: Notícia e informação
- Kiss FM: Clássicos do rock
- Nova Brasil FM: Música popular brasileira
- Transamérica FM: Programação jovem, música pop e variedades

Rádios francesas

- Chante France FM: Chanson française (música tradicional francesa)
- Europe 1 FM: Atualidades, informação e esporte
- France Bleu FM: Atualidade, informação e chanson française
- France Culture FM: Atualidade e informações culturais
- France Inter FM: Notícia, jazz, informação e esporte
- NRJ FM: Música pop internacional e varieté française (pop francês)
- RTL2 FM: Pop-rock
- Virgin FM: Música pop e varieté française

Aproveito também para agradecer a vocês pela divulgação pessoal que estão fazendo do Viver Paris! Saibam que essa colaboração tem sido muito importante para o crescimento e enriquecimento do blog. Além disso, suas criticas e sugestões serão sempre muito bem vindas.

Um forte abraço e um ótimo final de semana a todos vocês.

25 de setembro de 2008

Yeux ouverts

A banda é escocesa, a musica é cantada em inglês, mas a cidade que aparece no video é Paris. Acabo de ver um clip que ha algum tempo guardo nos meus arquivos. Nele, alguém percorre de carro as ruas de Paris durante a madrugada para se encontrar com a namorada e ver o sol nascendo das escadarias da Sacré-Coeur. Ja fiz boa parte desse caminho anos atras, também para ver o nascer do sol desse mesmo lugar. O dia ainda não havia acordado e eu estava a pé - massageando a cidade nas costas enquanto caminhava.

Se você reparar no caminhão de lixo que vira uma esquina quase no final do video, saiba que eu ja morei exatamente ali - na avenue Rachel. Uma bonita rua arborizada que termina bem nos portões do cemitério de Montmartre. Ela é curtinha e sem saida - até hoje não sei por que a chamam de avenida.

Esse video mostra a cidade por uma perspectiva bem interessante, dando a impressão de que também estamos dentro do carro. O belissimo video é o clip da musica Open your eyes da banda escocesa Snow Patrol, e é um dos meus 'matadores de saudade' quando estou longe de Paris. Um abraço e à demain.

22 de setembro de 2008

Journée du Patrimoine 2008: Eu fui!

Como vocês devem ter percebido, o Viver Paris! ficou meio 'abandonado' neste final de semana - mas foi por uma boa causa. Conforme publiquei aqui ainda no comecinho de setembro, neste final de semana aconteceu a Journée du Patrimoine 2008 e eu não podia deixar de prestigiar o evento.

Logo na manhã do sabado sai de casa para tentar visitar o Palais de l'Elysée. Digo tentar porque de fato não consegui entrar no palacio. Não tive paciência para encarar uma fila de mais de 3 horas com a cidade disponibilizando todo o seu patrimônio à visitação. Para que conste, apenas no sabado, o Palais de l'Elysée recebeu mais de 10.600 visitantes que foram recebidos pessoalmente pelo presidente Nicolas Sarkozy e pela primeira dama Carla Bruni - espero que o simpatico casal tenha superado bem a minha ausência...

Assim, preferi não fazer parte desse contingente e segui rumo a Sorbonne. Logo no caminho uma otima surpresa: a RATP colocou durante todo o dia um trem dos anos 30 em operação na linha 10 do metrô, com agentes de transporte vestidos a carater. Foi uma sorte danada ter pego esse trem e poder observar o olhar de encantamento dos passageiros - sobretudo dos mais idosos. O trem, impecavelmente restaurado, tinha o interior todo em madeira, lâmpadas incandecentes e bagageiros em aço trabalhado. Peço que me perdoem pela falta de qualidade da foto, mas com o balanço da composição aliado à tecnologia neanderthal da minha maquina fotografica não deu pra fazer melhor. Désolé.


Depois de viajar no tempo pelos trilhos do metrô, cheguei finalmente à Sorbonne. E foi ali que me arrependi mais do que nunca por não ter dado ouvidos à mãe e me empenhado mais nos estudos. Fiquei imaginando como deve ser estudar em uma universidade daquelas. Criada em 1253 por Robert de Sorbon para acolher estudantes carentes, a universidade é hoje uma das maiores referências mundiais em educação superior. Varios daqueles caras que desenvolveram as leis das ciências ou que escreveram obras literarias que fazem os estudantes universitarios de hoje arrancarem os cabelos em véspera de prova, passaram com mérito pela Sorbonne. Quer alguns nomes? Jean-Jacques Ampère (fisico que da nome a unidade de medida de corrente elétrica), o Papa Bento XVI (ele mesmo), Honoré de Balzac (escritor), Pierre de Coubertin (renovador dos JOs modernos), Marie e Pierre Currie (fisicos), Simone de Beauvoir (escritora), Jean-Luc Godard (cineasta), Henri Poincaré (fisico e matamatico), Jean-Paul Sartre (filosofo e escritor), São Vicente de Paulo, entre outros de igual importância. Entre os brasileiros destacam-se o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o diplomata Sergio Vieira de Mello.

A biblioteca, apesar de contar com um controle de acervo completamente informatizado, mantém até hoje os pesados arquivos de madeira com as fichas de cada um de seus livros. Algumas dessas fichas, escritas a bico de pena no século XIV - um verdadeiro monumento de respeito pelo patrimônio. Acho que a foto fala por si mesma - saiu um pouco torta devido a emoção do momento.


Depois de passar toda manhã babando de encantamento pelos corredores da Sorbonne, decidi aproveitar o bonito dia de sol para prestigiar outro patrimônio: os Marchés Flottants du Sud-Ouest. Uma feira de produtos tipicos do sudoeste francês que se instala anualmente durante todo um final de semana no quai Montebello. E não podia haver lugar melhor para almoçar. E em meio ao jazz festivo que uma banda local tocava sem parar, o Joãozinho aqui escolheu um cantinho às margens do Sena para fazer uma boquinha. Positivo. O meliante foi visto no local portando uma taça de vinho em uma das mãos, um pratinho com uvas, escargots e camembert na outra e um sorriso que não lhe saia do rosto nem por decreto. A Notre-Dame, que estava bem atras de mim, é testemunha. Durante todo o dia foram distribuidos gratuitamente sacolas com amostras de produtos tipicos. Assim, voltei para casa com meu "kit Sud-Ouest" com maçãs, uvas e algumas cabeçorras de alho. Tudo era tão ordenado que parecia até distribuição de hostia na hora da comunhão.


Apos comprar ali mesmo o cardapio completo do jantar, fui para a exposição de veiculos antigos da policia e do corpo de bombeiros em frente ao prédio da Préfecture de Police de Paris. Ali, uma espetacular mostra de carros, motos e caminhões que fizeram ativamente parte da corporação desde os idos de 1900 - como este belissimo carro de bombeiros de 1913 com rodas de madeira e motor à manivela. Detalhe: ele ainda funciona perfeitamente!


Ja no domingo, tentei novamente o Palais de l'Elysée, mas a fila estava ainda maior que no dia anterior. A noticia de que Carla e Sarko estavam saudando os visitantes no sabado animou mesmo o pessoal. Abandonando de vez a idéia, segui então em direção ao Hôtel Matignon, residência oficial do Primeiro Ministro francês François Fillon. Além dos diversos salões do edificio e o impecavel jardim, era possivel visitar inclusive o gabinete de trabalho do Primeiro Ministro. A mesa estava como se ele acabasse de sair para buscar um café - so de olhar deu para descobrir que ele é fã da equipe Ferrari de F1 e que escreve com caneta tinteiro, daquelas que se molha a pena no vidro de tinta. Infelizmente não era possivel fotografar dentro do Hôtel Matignon, mas consegui boas fotos do jardim e da area externa.


O edificio de 1722 que ja pertenceu a Talleyrand e ao proprio Napoleão Bonaparte também abrigou o general de Gaulle durante a Segunda Guerra Mundial. Acima, os fundos do Hôtel Matignon qua da acesso ao jardim - que pode ser visto logo abaixo.


Agora simpatica mesmo foi a acolhida no Hôtel de Villeroy, sede do Ministério da Agricultura e da Pesca. O pessoal era super sorridente e atencioso - deve ser o ministério com o clima mais legal para se trabalhar por aqui. Mas ainda assim fico pensando que num pais como a França, com tanta regulamentação e padronização de produtos que passam sob o controle rigoroso desse ministério (queijos, pães, vinhos, frutos do mar, etc.) o trabalho por ali não deve ser nada facil. Na foto, o Hôtel de Villeroy.


Enfim, depois de um final de semana 'cheio' desses, ficou meio dificil manter o blog em dia. Mas espero ter me redimido ao compartilhar com vocês um pouquinho da minha Journée du Patrimoine deste ano. Espero que quem esteve presente possa ter aproveitado tanto quanto eu, e quem ainda não teve a oportunidade de participar possa fazê-lo em breve. Posso garantir que assinar o nome no Livre d'Or do Hôtel Matignon, ler Jacques Prévert na biblioteca da Sorbonne ou andar num trem de metrô da época em que o vovô ainda usava calça curta faz um bem danado à cabeça e ao coração.

Para saber mais:
http://www.premier-ministre.gouv.fr/
http://www.paris-sorbonne.fr/
http://www.journeesdupatrimoine.culture.fr/
http://www.marchesflottants.fr/

17 de setembro de 2008

Fechamento temporario da estação Argentine

A estação Argentine da linha 1 do metrô sera fechada à partir das 22h da sexta-feira 19 de setembro, devendo ser reaberta ao publico somente na manhã na segunda-feira 22 de setembro. O motivo do fechamento temporario são as obras de modernização da linha 1.

Assim, os trens passarão pela estação Argentine sem parada durante esse periodo. Para quem mora no bairro, a linha 1 permanecera acessivel através das estações Porte Maillot e Charles de Gaulle Étoile.

Para saber mais: http://www.ratp.fr/
(Link permanente disponivel na seção Vida Pratica do blog)