22 de novembro de 2009
19 de novembro de 2009
Paris em Sampa: Le nouveau est arrivé !
Pode reunir a patota e sair para comemorar, Joãozinho! O Beaujolais Nouveau chegou ontem a São Paulo!Na França o Beaujolais chega na terceira terça-feira de novembro, mas leva mais 2 dias para poder ser saboreado no resto do mundo.
Aproximadamente 30 restaurantes e importadoras de São Paulo receberam a safra 2009 desse vinho emblemático e leve, que deve ser consumido jovem, estando prontinho para a degustação em aproximadamente dois meses após a colheita das uvas gamay, com a qual é exclusivamente elaborado (e negue a primeira taça a quem não pronunciar gamé).
Rótulos com desenhos alegres e coloridos: tudo a ver com o Beaujolais.Como já mencionei em artigos anteriores, na França o Beaujolais Nouveau é sempre recebido em clima de festa, sendo um vinho que não pede pratos muito caprichados para harmonizar. O Beaujolais é o vinho dos prazeres simples, mas não menos importantes, para ser bebericado sem cerimônia com os amigos, petiscando qualquer coisa que estiver à mão: pão, queijo, azeitona, copa... Tudo cai bem com o Beaujolais.
Terça para a França, quinta para o mundo: pode esperar que ele vem!Nos supermercados franceses você encontra o Beaujolais Nouveau a partir de 3,50€. Já em São Paulo o preço de uma garrafa não costuma ser tão frutado, o que é uma pena, já que o Beaujolais reune todos os atributos para emplacar de vez no Brasil: é um vinho super leve e frutado, que pode ser consumido geladinho e de forma descontraída, combinando perfeitamente com o calor brasileiro.
Segue a lista publicada ontem no portal Uol com os restaurantes e importadoras que receberam o Beaujolais Nouveau em São Paulo.
Adega Santiago
R. Desembargador Joaquim Celidênio, 16 - Jd. Paulistano
Tel.: 11 3085 5758
Aizome
Al. Fernão Cardim, 39 - Jardim Paulista
Tel.: 11 3251 5157
AK Delikatessen
R. Mato Grosso, 450 - Higienópolis
Tel.: 11 3129 7359
Allez Allez
R. Wisard, 288 - Vila Madalena
Tel.: 11 3032 3325
Bacalhoeiro
R. Azevedo Soares, 1580 - Vl. Gomes Cardim
Tel.: 11 2091 6798
Cacilda
Pc. Alfredo Weiszflog, 13 - Vila Romana
Tel.: 11 3679 2044
Cadoro
R. Augusta, 129 - 1 Sub Solo - Cj 402 - Consolação
Tel.: 11 3236 4374
Caluma
Av. Nações Unidas, 12901 - Loja 123/124 - Brooklin Novo
Tel.: 11 5509 1916
Charlô
R. Barão de Capanema, 440 - Cerqueira Cesar
Tel.: 11 3087 4444
Cosi
R. Barão de Tatuí, 302 - Vila Buarque
Tel.: 11 3826 5088
Churrascaria Estância
Av. Vereador José Diniz, 3271 - Santo Amaro
Tel.: 11 5533 1828
Espírito Santo
Av. Horácio Lafer, 634 - Itaim Bibi
Tel.: 11 3078 2758
Felix Bistrô
R. José Félix de Oliveira, 555 - Granja Viana
Tel.: 11 4702 3555
Franciacorta
R. Pais de Araújo, 184 - Itaim Bibi
Tel.: 11 3071 2226
Jardineira Grill
Av. dos Bandeirantes, 1001 - Vila Olímpia
Tel.: 11 3845 0299
La Vecchia Cucina
R. Pedroso Alvarenga, 1088 - Itaim Bibi
Tel.: 11 3079 7115
Ladrillo
R. Inhambú, 1177 - Moema
Tel.: 11 3562 6499
Le Chef Rouge
R. Bela Cintra, 2238 - Consolação
Tel.: 11 3081 7539
Le Petit Trou
R. Vupabussu, 71 - Pinheiros
Tel.: 11 3097 8589
Le Marais
R. Jeronimo da Veiga, 30 - Itaim Bibi
Tel.: 11 3071 4635
Le Vin Bistrô
Al. Tiete, 184 - Cerqueira Cesar
Tel.: 11 3091-3924
Lucca
R. Quintana, 934 - Cidade Monções
Tel.: 11 5507 6001
Marcel (em minha opinião, o melhor soufflé de São Paulo)
R. da Consolação, 3545 - Cerqueira Cesar
Tel.: 11 3064 3089
Marquês de Marinalva
Al. Purus, 265, Letra A - Alphaville
Tel.: 11 4191 5360
Quattrino
R. Oscar Freire, 506 - Cerqueira Cesar
Tel.: 11 3068 0319
Rodeio
R. Haddock Lobo, 1498 - Cerqueira Cesar
Tel.: 11 3474 1333
Ruffino's
R. Dr. Mário Ferraz, 377 - Itaim
Tel.: 11 3074 8800
Rustico Café
R. Itapura, 1535 - Vl. Gomes Cardim
Tel.: 11 2094 2020
Portucho
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1261 - Vila Olímpia
Tel.: 11 3045 8159
Mistral
R. Rocha, 288
Tel.: 11 3372 3400
Quer ler outros dois artigos nos quais falo um pouquinho mais sobre o Beaujolais? Então clique em Beaujolais: A festa começou e em Paris mês a mês: Novembro. Santé !
18 de novembro de 2009
17 de novembro de 2009
Lejeanpascher: Jeans a bom preço
Querendo comprar calças jeans bacanas em Paris sem arruinar o seu bolso? Então escuta essa...A loja virtual Lejeanpascher.com, uma especialista na venda de jeans multimarcas a preços promocionais pela internet, acaba de abrir uma loja - de verdade - na cidade. E para comemorar o feito, está fazendo uma grande promoção que vai até o dia 5 de dezembro.
Além de encontrar calças jeans a partir de 10,00€, na Lejeanpascher.com você compra 2 calças e leva a terceira totalmente de graça - a única condição é que a peça gratuita seja o item de menor valor dentre os três.
Além de calças, a loja também vende camisas, camisetas, saias, blusas, vestidos… Tudo com preços super convidativos para mulheres, crianças e marmanjos.Lejeanpascher.com
73, rue Réaumur
Metrô: Sentier linha 3
Abre de segunda a sábado das 11h00 as 19h00
10 de novembro de 2009
Chocolates Quai Sud
Anotem bem a dica amiguinhos, pois estas belezinhas deixaram muita gente com água na boca no Salon du Chocolat deste ano e já prometem ser a sensação do inverno parisiense.Criada pela Quai Sud, uma pequena empresa de Toulon especializada na aromatização de cafés, chás, chocolates, doces e tudo quanto é coisa gostosa, essa deliciosa coleção de chocolates brinca - e muito bem - com sabores inusitados. Quer ver só?
Que tal provar chocolate meio-amargo com morangos e pimenta branca? Ou então chocolate ao leite com cranberries? Ah, você gosta de chocolate branco? Então experimente saboreá-lo com lichia e pétalas de rosas.
A embalagens é tão caprichada que daria até dó de abrir...Ao todo são 9 combinações diferentes, uma mais saborosa que a outra - mas todas para serem degustadas lentamente, pedacinho por pedacinho, enquanto o chocolate derrete lentamente na boca e a sutil combinação de sabores faz o resto da mágica acontecer.
E um detalhe caprichado (sim, mais um): os bonitos envelopes que envolvem os tabletes têm um fecho zip que você pode abrir e fechar à vontade - o difícil vai ser você querer voltar a barrinha na embalagem uma vez aberta.
... se a gente não soubesse o que tem dentro.Ficou com vontade Joãozinho? Pois então corra buscar o seu doce nas boas épiceries parisienses, como a Grande Epicerie du Bon Marché ou nas Galeries Gourmandes de Porte Maillot. Maiores informações pelo telefone 04 9400 6020 ou então no site da Quai Sud.
Oops... Quase ia me esquecendo de dizer o preço: 3,95€ o tablete de 75g.
8 de novembro de 2009
Espetáculo imperdível na place de la Concorde
Por que? Para participar de um espetáculo memorável e imperdível que acontecerá em Paris para celebrar os 20 anos da queda do muro de Berlin.
Está programado para as 19h00 um grande espetáculo de som e luzes com duração aproximada de 25 minutos. As fachadas dos edifícios da rue Royale se tornarão verdadeiras telas de projeção para imagens que contarão a historia do muro de Berlin através do tempo.
A place de la Concorde: o palco do grande espetáculo - liberté, égalité, fraternité.Em seguida acontecerá um espetáculo musical interpretado por 27 violoncelistas de toda a Europa, evocando o mítico concerto que foi improvisado em 1989 diante do muro de Berlin pelo violoncelista russo Mstislav Rostropovitch. Os músicos serão acompanhados por coristas que estarão nas sacadas dos edifícios ao redor da praça.
Berlin, 1989: alemães (e o mundo) celebram a queda do muro da vergonha.Ah, e outro detalhe super bacana: por ocasião desse evento, Paris acenderá sua decoração de Natal - mesmo ainda estando antes da hora. Se estiver amanhã em Paris, recomendo que não perca isso por nada no mundo.
Foto menor: a imagem antologica do violoncelista russo Mstislav Rostropovitch, durante seu concerto solitário que será relembrado amanhã em Paris.
7 de novembro de 2009
Hamburguer 'top' em Paris? Mas é claro que tem!
Já sei Joãozinho, já sei… Você é fissurado num hambúrguer, igualzinho ao Dudu do desenho do Popeye. E já que está em Paris e em tempos de "yes we can", quer provar de vez para a sua namorada que sim - é possível se amarrar numa junk food sem perder a pose.Pois então o Viver Paris vai te dar uma mãozinha com 4 endereços onde você pode comer um hambúrguer de primeira na cidade luz. Mas não, nada disso de pedir pelo número: peça pelo seu estilo. Abra seu caderninho, anote a dica, e faça bonito:
Café Salle Pleyel
Se você faz o tipo estiloso, este é o seu lugar para degustar um hambúrguer de primeira grandeza.Localizado na prestigiosa Salle Pleyel de Paris, o café é um espaço moderno, de visual clean e bem arejado. O menu é repaginado a cada seis meses por um chef de cuisine diferente - mas todos de renome similar. Sei que os preços dos restaurantes a gente não comenta nem com o padre, mais também sei que você vai me perdoar se eu falar bem baixinho e só pra você: custam em torno de €30.
Café Salle Pleyel
252, rue du Faubourg Saint-Honoré
Tel.: 01 5375 2844
Metrô: Ternes linha 2
Abre para o almoço de segunda à sexta. Para o jantar, somente em noites de concerto.
Ferdi
É aqui e somente aqui, pertinho da rue de Cambon, que o público do mundo fashion parisiense pode apreciar o sabor do Mac Ferdi - o hambúrguer de boa reputação criado pela chef Alicia Fontanier, com carne de qualidade top e pão de casquinha crocante idem.
Independente do trocadilho com o nome, o Mac Ferdi foi eleito recentemente um dos melhores hambúrgueres de Paris pelo The New York Time. Mais que um clássico: um vintage! Preços dos pratos por volta dos €35 (pois é, ninguem mandou dar brecha).
Ferdi
32, rue du Mont Thabor
Tel.: 01 4260 8252
Metrô: Tuileries linha 1
Abre todos os dias (exceto domingos e segundas), das 12h00 as 14h40 e das 18h30 as 23h00. Horário diferenciado somente aos sábados: das 13h00 as 23h00.
Le Bar Regency
O burgão Love me tender é um verdadeiro clássico: cheeseburguer com maionese caseira temperada com cinco condimentos reinando absoluta desde 1958 para homenagear o Rei. Já o Absolutely Fabulous leva bacon, alface, tomate e o famoso pão Poilâne.
Os hambúrgueres do Bar Regency são servidos sobre uma peça de ardósia com salada verde e batatas fritas. Ah, e eles também servem tapas à noite. Mais attendez: c'est quoi ça ? Haut ! Calma, Joãozinho... Calma... São tapas no melhor sentido da palavra! Êita!
E para não dizer que não falei das flores, prepare o bolso: os preços dos pratos permeiam os €50.
Le Bar Regency (bar do hôtel Prince de Galles)
33, avenue George V
Tel.: 01 5323 7777
Metrô: Geroge V linha 1
Abre diariamente das 12h00 as 16h00
FloorsAos pés da Sacré-Coeur você encontra estes dois clássicos acebolados para devorar de joelhos: suas majestades Le Double Boeuf Oeuf Bacon e o Saint, que leva cordeiro, molho de iogurte e berinjelas grelhadas.
Você também pode montar seu lanchão dos sonhos através da opção Hamburguer Interactif, na qual você pode escolher a carne do seu burguer: boi, cordeiro, pato ou frango. Além disso, os lanches (se é que podemos chama-los assim) são servidos com uma guarnição à sua escolha: coleslaw, fritas e saladas. E você ainda pode incrementar sua escolha com pesto, alho, foie gras, camarões e até abacate.
Ah, e no almoço tem uma formule pra lá de supimpa: hamburguer + bebida + petit café por míseros 13€80. No mais, os preços orbitam ao redor dos €30.
Floors
100, rue Myrha
Tel.: 01 4362 0808
Metrô: Château Rouge linha 4
Abre diariamente (exceto às segundas) das 12h00 as 24h00.
4 de novembro de 2009
C'est la vie, pas le paradis
Pois é, Joãozinho... Feliz era o Hércules, que só tinha 12 trabalhos para fazer! Eu ainda não estrangulei o Leão de Neméia, não matei a Hidra de Lerna e nem alcancei correndo a Corça da Cerínia - mais acho que já estou quase lá...Como vocês devem ter percebido, sigo sem tempo e sem a devida tranqüilidade para escrever - assim como tem me faltado o tempo para ler, pensar, comer, dormir... todas essas coisas legais e necessárias que normalmente as pessoas saudáveis fazem, mas que de forma tão inevitável quanto recorrente tenho deixado de lado pelas imposições da "vida moderna" em minha atual temporada paulistana. E como se não bastasse o volume de trabalho, o trânsito tem sido responsável por incinerar impiedosamente um tempo precioso e que poderia ser utilizado, pelo menos, de maneira mais útil. Assim, peço que me desculpem pelo silêncio diante dos e-mails e comentários - prometo que farei o possível para responder a todos o quanto antes com a merecida dedicação.
Espero conseguir voltar à vida e às atualizações do Viver Paris ainda nesta semana, e também voltar a responder os e-mails e atender aos seus comentários e sugestões - o que para mim é sempre uma grande satisfação. Bom mesmo seria poder voltar à Paris ainda nesta semana, mas... C'est la vie, pas le paradis.
Agradeço imensamente pela paciência (agora falta só mais um pouquinho). Um grande abraço e um ótimo dia a todos vocês.
Jackson Martins
PS: Todas as orações nessa intenção serão bem vindas.

