30 de março de 2010

Angels on Ice: espetáculo de patinação no gelo

Eis que trago boas novas para quem já está na saudade dos Jogos Olímpicos de Inverno!

Acontece em Paris neste final de semana o espetáculo Angels on Ice - um evento organizado pela Fédération Française des Sports de Glace onde se apresentarão grandes nomes da patinação artística mundial, como o campeão olímpico de 2006 e vice-campeão olímpico de 2010 Evgeni Plushenko, os alemães campeões do mundo e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Vancouver Aliona Savchenko e Robin Szolkowy, e o canadense Elvis Stojko - primeiro patinador a conseguir a combinação quadrúplo-tripla, três vezes campeão mundial e duas vezes vice campeão olímpico.

A França também estará bem representada (bien sûr), com a participação dos ex-campeões mundiais Brian Joubert, e a dupla Isabelle Delobel e Olivier Schoenfelder.

Os franceses Isabelle Delobel e Olivier Schoenfelder: presença confirmada no Angels on Ice.

O Angels on Ice acontecerá no Palais Omnisports de Paris Bercy no próximo sábado (3 de abril) às 20h30. Os ingressos custam entre 20,00€ e 60,00€, e podem ser adquiridos diretamente no site do P.O.P. Bercy, cujo link está bem aqui, ou melhor... aqui.

Angels on Ice
Palais Omnisports de Paris Bercy
8 Boulevard de Bercy
Tel.: 01 4002 6060‎
Metrô: Bercy linhas 6 e 14

Hidro-avião: uma invenção "made in France"

Você sabia que o hidro-avião é uma invenção francesa, Joãozinho? Pois então...

No último domingo (28/03) foi celebrado o centenário do vôo de Henri Fabre no aparelho batizado por ele de Le Canard - a saber, o primeiro hidro-avião da história (apesar de até 1913 o invento ter sido chamado de hidro-aeroplano).

Henri Fabre nasceu em Marseille em 29 de novembro de 1882, e morreu em Le Touvet no dia 29 de junho de 1984 - aos 101 anos.

Atualmente existem apenas duas unidades preservadas do Le Canard: uma fica no aeroporto de Marignane (Bouches du Rhône) e outra no Musée de l'Air et de l'Espace de Bourget (Seine-Saint-Denis), nas imediações de Paris.


Na foto menor, uma foto de monsieur Fabre. Logo aí acima, um registro da façanha, cujo original pertence ao Musee de l'Hydraviation de Biscarrosse.

Earth Hour: Paris apaga suas luzes por 1 hora

Sessenta minutos à luz de velas - foi assim que os principais cartões-postais de Paris aderiram à Earth Hour (Une heure pour la planète).

Exatamente às 20h30 do último sábado, 240 monumentos parisienses apagaram suas luzes para chamar a atenção do planeta à moderação do consumo de energia e à luta contra o desequilíbrio climático.

O único monumento que fugiu à regra foi mademoiselle Tour Eiffel que, caprichosamente, apagou suas luzes por apenas 5 minutos - só para não desapontar os turistas que vieram de tão longe para vê-la.

Durante esses 5 minutos de escuridão, o espetáculo ficou por conta das 1.600 velas que formavam o número 60 (em alusão aos 60 minutos da Earth Hour) aos pés da Tour Eiffel no Champ de Mars.

Essa foi a quarta edição da Earth Hour, que este ano contou com a adesão de 125 países - foram 88 no ano passado.

17 de março de 2010

The Cranberries em Paris

Olha só que bacana Joãozinho: a banda irlandesa The Cranberries chega a Paris para uma série de apresentações que vão de 22 de março a 12 de abril.

Depois de 7 anos dedicados às suas carreiras solo, os integrantes de uma das bandas de rock mais populares da Irlanda voltam a se reunir para uma tournée que ainda percorrerá diversas outras cidades da França, além de Bélgica e Suiça.

No repertório, além dos grandes sucessos dos Cranberries estarão as músicas do álbum No Baggage, lançado pela vocalista Dolores O’Riordan em agosto passado.

The Cramberries
Le Zénith
211, av. Jean Jaurès
Tel.: 01 4208 6000
Metrô: Porte de Pantin linha 5
Ônibus: Linhas 75, 151, PC
De 22 de março a 12 de abril 2010 as 20h00
Ingressos: de 51,00 a 67,50€

Para comprar seu ingresso na Fnac, clique em: The Cranberries à Paris.

commander_100x30_02.gif

11 de março de 2010

Allée des Cygnes

Patata Café: boa mesa, preço camarada

Bem decorado, perto do metrô, com ambiente agradável, atendimento sorridente, serviço eficiente, bom preço, cozinha honesta e - como se ainda precisasse - fica a dois passos da Opèra Garnier. Assim é o Patata Café, um restaurante très sympa e que reúne todos os atributos favoráveis para matar (e muito bem) a fome do turista em Paris.

Como o próprio nome sugere, o carro chefe da casa é a batata - assada em deliciosos sabores e custando entre 9,30 e 12,50€, sempre guarnecida por creme de cebolinha e salada. E se me permite algumas sugestões... A Fromagère (batata assada com queijos roquefort, conté, chèvre e mussarela) sai por 10,00€. A Reblochette (batata assada com queijo reblochon derretido, bacon e cebola) custa 11,80€.

Os preços dos pratos de entrada também são uma verdadeira pechincha: variam de míseros 2,30 a 3,00€. As sobremesas custam entre 3,50 e 7,90€ - destaque para a taça L’extravagante (sorvetes de baunilha, chocolate e creme praliné, caramelo ao leite, brownie, amêndoas tostadas e chantilly).

Mas como nem só de batata vive o turista, o Patata Café também tem em seu menu boas opções de galettes (8,50 a 9,90€), crêpes (2,70 a 5,20€), hambúrgueres clássicos ou originais da casa (11,50 a 12,50€) e saladas (10,90 a 11,90€). Os preços das bebidas também agradam: taça de vinho (tinto, branco ou rosé) ou cidra a partir de 2,00€.

E não para por aí: no almoço servido das 12h00 as 14h00 o menu completo com entrada, prato principal com batatas e bebida (cerveja, vinho, água ou refrigerante) sai por módicos 12,50€.

O site do restaurante é bem montado e apresenta o cardápio com todos os preços - inclusive em versão para impressão. Por tudo isso, recomendo o Patata Café para a sua agenda de bons endereços em Paris. Um local agradável onde você pode comer bem sem arruinar o orçamento da viagem. Bom para quando você estiver passeando por perto da Opèra, bom para matar a fome depois de um cineminha nos arredores.

Patata Café
25, boulevard des Italiens
Tel.: 01 4268 1666
Metrô: Quatre Septembre linha 3

10 de março de 2010

Paris 13ème, rue Dieulafoy

Nouvelle Vague se apresenta em SP em abril

Pode comemorar Joãozinho! A Nouvelle Vague, banda francesa famosa por dar um ar de bossa nova aos clássicos dos anos 70 e 80, se apresentará em São Paulo, no Clash Club, dia 29 de abril.

Além de São Paulo eles também se apresentarão no Rio de Janeiro dia 30 de abril e em Recife dia 1º de maio.

O grupo Nouvelle Vague é formado por Marc Collin e Olivier Libaux, uma dupla fixa de instrumentistas que convidam cantores e cantoras diferentes para cada tournée ou gravação de um novo CD.

No repertório, clássicos de bandas como The Cure, New Order, Depeche Mode, The Clash... Tudo muito bem repaginado com o suave tempero da bossa nova.

Nouvelle Vague: Os franceses estão chegando! E são muito bem-vindos.

Nouvelle Vague no Clash Club
Quinta-feira, 29 de abril de 2010
Rua Barra Funda, 969
Tel.: 11 3661 1500
Metrô: Palmeiras Barra Funda linha 3