25 de junho de 2010
Sarkozy cancela Garden Party 2010
Está bem, está bem... Concordo com você Joãozinho...O presidente Sarkozy pode não ser o melhor presidente que a França já teve. Por outro lado, Nicolas Sarkozy não deixa de ser digno de minha admiração. E quer saber por quê? Por mostrar posturas como essa:
Instituída em 1978 durante o governo do presidente Valéry Giscard d’Estaing, a Garden Party acontece anualmente no dia 14 de julho - uma festa luxuosa para celebrar com muita pompa a queda da Bastille nos jardins do Palais de l'Elysée. Para a ocasião, o presidente francês recebe chefes de Estado de diversos países e suas comitivas (num total aproximado de 7.500 convidados), instituindo um determinado país como o homenageado do ano - como foi o caso da Índia em 2009. Só com o cancelamento da Garden Party deste ano, o Governo Francês deixa de gastar cerca de 700.000,00€.
Aqui a Garden Party do Palais de l'Elysée em 2009, cancelada em 2010 para a contenção de gastos do Governo.Pois bem... Este ano, por conta da séria contenção de gastos resultante da crise que ainda não se dissipou na Europa, Nicolas Sarkozy decidiu suspender, pela primeira vez desde sua instituição em 1978, a tradicional Garden Party. Vale mencionar que, a exemplo de Sarkozy, vários outros ministérios estão adotando a mesma postura e cancelando suas festas do dia 14 de julho em respeito ao dinheiro público. Na França, além da suspensão da Garden Party, outras medidas rigorosas de contenção de gastos já estão sendo previstas para os próximos 3 anos.
24 de junho de 2010
Viver Paris agora também no Twitter
Ufa! Pois é Joãozinho, demorou mas finalmente consegui um tempinho para escrever.
Apesar dessa estacionada nas atualizações do blog (as quais espero retomar ja nos proximos dias), tenho aproveitado os raros momentos de tempo livre para me dedicar a responder com a devida atenção os e-mails dos leitores. Assim, peço que me perdoem pela demora no envio de resposta aos e-mails direcionados ao blog, mas garanto a vocês que ja estou cuidando disso, OK?
E como a vida anda numa correria danada, decidi deixar a caipirice de lado e atender de uma vez a sugestão de alguns leitores para que o Viver Paris passasse a fazer parte do Twitter. Para dizer a verdade, acho que essa novidade vai falicilitar bastante tanto a comunicação com os leitores, quanto a postagem de informações relevantes quando o tempo estiver meio curto para publicar atualizações mais caprichadas no blog.
Minhas primeiras twittadas ja estão disponiveis para vocês. Para não ficar de fora desse momento historico, acesse o espaço do Viver Paris no Twitter: http://twitter.com/viverparis
Um grande abraço e obrigado pela paciência.
Jackson Martins
Apesar dessa estacionada nas atualizações do blog (as quais espero retomar ja nos proximos dias), tenho aproveitado os raros momentos de tempo livre para me dedicar a responder com a devida atenção os e-mails dos leitores. Assim, peço que me perdoem pela demora no envio de resposta aos e-mails direcionados ao blog, mas garanto a vocês que ja estou cuidando disso, OK?
E como a vida anda numa correria danada, decidi deixar a caipirice de lado e atender de uma vez a sugestão de alguns leitores para que o Viver Paris passasse a fazer parte do Twitter. Para dizer a verdade, acho que essa novidade vai falicilitar bastante tanto a comunicação com os leitores, quanto a postagem de informações relevantes quando o tempo estiver meio curto para publicar atualizações mais caprichadas no blog.
Minhas primeiras twittadas ja estão disponiveis para vocês. Para não ficar de fora desse momento historico, acesse o espaço do Viver Paris no Twitter: http://twitter.com/viverparis
Um grande abraço e obrigado pela paciência.
Jackson Martins
9 de junho de 2010
Tiê: Aula de francês
Tá bom Joãozinho, tá bom... É verdade.
Essa música está longe de ser um tube parisiense. Mas posso lhe garantir que é cantada em francês (pelo menos a maior parte dela), o clipe foi rodado na França, a canção é tranqüila como um passeio pelas ruas do 17ème arrondissement e é cantada pela Tiê. Justifica?
Então escuta e depois me conta.

Essa música está longe de ser um tube parisiense. Mas posso lhe garantir que é cantada em francês (pelo menos a maior parte dela), o clipe foi rodado na França, a canção é tranqüila como um passeio pelas ruas do 17ème arrondissement e é cantada pela Tiê. Justifica?
Então escuta e depois me conta.
8 de junho de 2010
Paris: não a abertura do comércio aos domingos
“Queremos um mundo onde o valor supremo seja o consumo? Ou um mundo que reserva sua parte ao silêncio, à intimidade, à cultura, à vida privada, familiar, intelectual ou espiritual? Não. Não vamos ceder ao valor supremo do consumismo.”Do prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, ao rejeitar ontem, diante do Conselho de Paris, a proposta de abertura do comércio aos domingos.
Atualmente apenas dois grupos de estabelecimentos comerciais podem abrir suas portas em Paris aos domingos: os localizados em zonas com grande fluxo de turistas ou manifestações culturais permanentes (são 7 as áreas com essa classificação na cidade) e os que ficam em áreas de consumo excepcional.
Bravo Delanoë ! Bravo !
Trois petits mots
Estimados amiguinhos,As 3 palavrinhas de hoje - que podem não te salvar de um cataclisma nuclear, mas que seguramente um dia ainda vão te limpar a barra em alguma farmácia parisiense - são as seguintes:
1. Lenço de papel: mouchouir en papier
2. Bolhas nos pés: ampoules aux pieds
3. Absorvente interno: tampon hygiénique
2. Bolhas nos pés: ampoules aux pieds
3. Absorvente interno: tampon hygiénique
1 de junho de 2010
Download de informações úteis
Gostaria de avisá-los que a partir de hoje o Viver Paris passa a contar com uma área destinada a downloads na qual pretendo disponibilizar mapas, formulários e demais arquivos que possam ser de interesse do leitor.
A idéia é que você tenha acesso fácil e rápido para guardar, imprimir ou simplesmente consultar arquivos que possam ser úteis para o planejamento da sua viagem ou no dia a dia em Paris.
Para começar, já está disponível o mapa de acesso aos aeroportos de Paris com todas as integrações com o sistema público de transporte e também duas versões (grande e pequena) do mapa do metrô de Paris - vale lembrar que esses mapas também estão disponíveis no site da RATP.
A seção de downloads fica logo abaixo dos marcadores do blog, na coluna localizada à esquerda da tela. Ao clicar no arquivo desejado, você será direcionado para a área de downloads do Viver Paris no 4Shared - site onde mantenho a hospedagem dos arquivos.
Como essa funcionalidade ainda é uma novidade aqui no blog, todos os seus comentários, críticas e sugestões serão bem-vindas para que o conteúdo do Viver Paris seja cada vez mais abrangente, útil e interessante para os leitores.
Um grande abraço,
Jackson Martins
Assinar:
Postagens (Atom)