12 de setembro de 2008

Bibendum: o bonequinho da Michelin

Você sabia que o simpatico bonequinho, simbolo dos pneus Michelin, se chama Bibendum? E que por aqui os franceses o chamam carinhosamente de Bib?

O Bib é um dos personagens publicitários mais famosos e carismaticos do mundo e, como a maioria das boas idéias, nasceu ao acaso. Mais de 100 anos depois Bibendum está presente em campanhas, adesivos e até mesmo nos próprios pneus que a Michelin produz. Seu bom humor, sua forma inusitada e sua origem são tão curiosas que motivaram artistas, jornalistas e até colecionadores no mundo inteiro. No ano 2000, ele foi eleito pelo jornal Financial Times e pela revista Report On Business, o melhor logotipo do mundo. Conheça agora um pouco de sua história.

Bib surge aos poucos, como uma idéia que vai tomando forma nos primeiros momentos da vida da Michelin. Em fevereiro de 1893, André Michelin, durante uma palestra sobre as vantagens do pneu na Conferência da Sociedade dos Engenheiros Civis, pronuncia uma frase que entrará para a história da indústria e inspirará o nome do personagem, anos depois: "O nosso pneu bebe o obstáculo". Um ano depois, na Exposição Universal e Colonial de Lyon, Edouard Michelin vê duas altas pilhas de pneus que decoravam a entrada. Na hora, fala com seu irmão André: "Com dois braços e duas pernas, vira um boneco!".

Em 1897, ao ver em meio a alguns esboços do desenhista O'Galop, de um homem gordo levantando uma caneca de cerveja, sob a frase latina nunc est bibendum ("Está na hora de beber"), rapidamente lhe vem a memória: "o pneu bebe o obstáculo". Associando o gordo bebedor à imagem sugerida pela pilha de pneus em Lyon, ele encomenda um cartaz ao artista.

Em 1898, O' Galop apresenta a primeira prova de um personagem imponente, formado de pneus, atrás de uma mesa. Ele segura uma taça cheia de cacos de vidro e pregos, dizendo, no momento de um brinde: "A sua saude, nosso pneu bebe os obstaculos". Na época, ele lembra os antigos donos de automóveis: anel de brasão, charuto, a inegável corpulência e óculos inspirados nos de André Michelin.

O verdadeiro batismo do Bib ocorre alguns meses mais tarde, durante a corrida Paris/Amsterdã/Paris. Ao ver passar André Michelin, o piloto Théry exclama: "Olha lá o Bibendum!" Hoje, passados mais de 100 anos, o Bib continua representando a Michelin como a personificação da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário