15 de setembro de 2008

Eclair da Maison du Chocolat

E depois de ter rezado a minha parte na missa do Papa, descobri algo que não podia deixar de figurar na seção Pequenos Prazeres: os éclairs da Maison du Chocolat. Feliz decisão a de retornar a pé para casa depois da missa. Pude comprovar por conta propria que uma caminhada além de trazer beneficios ao coração pode ser otima também ao paladar.

Enquanto caminhava por uma região onde se concentram alguns dos endereços mais luxuosos de Paris, fui fisgado pela vitrine da Maison du Chocolat - uma das mais prestigiosas chocolateries da cidade. Jean-Paul Gautier que me perdoe, mas a vitrine que me fez dar meia volta foi outra.

Mesmo estando de jeans, tênis e camiseta - além da bandeirinha amarela do meu "kit Papa" no bolso detras da calça - não me senti intimidado pela aparente opulência da loja. E fiz muito bem. O atendimento da Maison du Chocolat é pura simpatia.

A historia da Maison du Chocolat começou em 1955, quando Robert Linxe, depois de uma época de aprendizado em Bayonne e na Suiça, se intala em Paris na pâtisserie La Marquise de Presles da avenida de Wagram. Em pouco tempo ganha notoriedade como criador de delicias feitas em chocolate. Em 1977 abre a primeira Maison du Chocolat - na época, a primeira boutique parisiense inteiramente dedicada ao chocolate.

Situada ao lado da Salle Pleyel, seus primeiros clientes fiéis foram os musicos. Em homenagem a eles, a Maison du Chocolat criou varios chocolates inspirados no mundo da musica, como Bohème, Figaro, Rigoletto e Traviata - os classicos da casa. Entre os clientes famosos que se tornaram fãs dos chocolates da Maison du Chocolat figuram Carole Bouquet, Macha Méril, Jeanne Moreau e Jean-Paul Guerlain.

Em 1987 é aberta uma segunda boutique no 52 da rue François-Ier (que é onde eu fui), em 1989 a terceira abre no 8 do boulevard de la Madeleine. Em 1990 é aberta a primeira Maison du Chocolat fora de Paris, em New York. Em seguida vieram outras em Tokyo, Londres e Cannes.

Em março de 2007, Robert Linxe passa a trabalhar tendo ao seu lado o pâtissier Gilles Marshall, como diretor de criação para o desenvolvimento de uma gama de sobremesas - que é o responsavel pela criação do melhor éclair que eu ja provei na vida. Desde o ultimo sabado passei a incluir o nome desses dois senhores em minhas orações.

E quer saber quanto é a "fortuna" que custa um éclair da Maison du Chocolat, servido numa bandeja dourada por gente sorridente com terno de corte impecavel? Acredite: 4,50€ o de chocolate. Aqui deu para entender perfeitamente a diferença entre um éclair e uma "bomba" - "bomba", são as outras.

Maison du Chocolat
225 rue du Fauburg St-Honoré (mais 6 endereços em Paris)
Tel.: 01 4227 3944
Metrô: Ternes ou Courcelles linha 2
http://www.lamaisonduchocolat.com/

Um comentário:

  1. Renato - saurios@terra.com.br20 de setembro de 2009 às 19:02

    Fui comprovar sua indicação , na loja do Carrousel du Louvre : a mais pura verdade !!!!!
    Gente bonita e simpática , no atendimento , e a coisa mais deliciosa , se desmanchando na boca !!!! Uma preciosidade .
    Comprei uma pequena cixa de chocolates pra trazer pro Brasil . A dica é comprar , por 3 euros , a sacola térmica , para evitar problemas com as mudanças de temperatura ...........
    la crème de la crème ............

    ResponderExcluir