16 de fevereiro de 2009

Menton: capital francesa da fruta cítrica

Começou neste final de semana a 76ª edição da tradicional Fête du citron (Festa do limão) da belíssima cidade francesa de Menton.

Até o dia 4 de março limões, laranjas, pomelos, tangerinas e todo tipo imaginável de frutas cítricas serão apresentados na forma de esculturas gigantes que enfeitarão o Jardin Biovès e sairão em desfile pelas ruas da cidade numa festividade única em todo o mundo. A cada ano, mais de 130 toneladas de frutas cítricas são amarradas por milhões de elásticos para formar as figuras gigantescas e os carros alegóricos que animam o festival.

Este ano a diversidade cultural será homenageada no festival com músicas de diversas partes do mundo. A festa se divide em 4 eventos principais: a Exposition de motifs géants en argrumes (exposição das esculturas gigantes de frutas cítricas), Corsos des fruites d’or (desfiles de carros alegóricos), Corsos nocturnes (desfiles noturnos) e o Jardin de Lumières (exposição noturna das esculturas com festa, música e o jardim iluminado).

Um dos motivos feitos com frutas no Jardin de Biovès.

Mas se engana quem acredita que essa festa é a única atração de Menton. A cidade é um verdadeiro paraíso do Mediterrâneo - Menton fica bem na fronteira com a Itália e além de belas praias e paisagens de tirar o fôlego tem ainda uma grande diversidade de jardins exóticos e um patrimônio arquitetônico e cultural de encher os olhos. Tudo isso garante o intenso fluxo de turistas que Menton recebe todo os meses do ano. A cidade é também conhecida por ter uma das mais belas vistas noturnas da França, com a paisagem costeira iluminada em contraste com as construções medievais que fazem parte do centro histórico de Menton. Durante a festa do limão aproveite para experimentar a socca - a fogazza de limão que é símbolo da cidade.

Tartarugas, coqueiros, castelos, canteiros... Tudo feito de frutas.

De Paris saem diariamente diversos trens da Gare de Lyon até Menton. O trecho custa em média 115,00€ por pessoa, mas pode chegar a 90,00€ se as passagens forem reservadas com a devida antecedência (ou até menos durante as promoções da SNCF). Devido à distância entre Menton e a capital francesa (965km), não acho viável visitar a cidade em apenas um dia ou num final de semana - uma viagem até Menton dura por volta de 6 horas de TGV e 9 horas de carro. Graças às inúmeras atrações da cidade e à proximidade com Nice, Monte-Carlo, Antibes e Cannes, uma viagem à Menton pode ser uma excelente oportunidade para você conhecer a costa mediterrânea durante uma escapade de 1 semana pelo sul da França.

Perdeu a festa? Sem problema: Menton é bonita em qualquer época.

Programação da Fête du citron: Os desfiles diurnos acontecerão aos domingos dias 15 e 22 de fevereiro, e 1° de março às 14h30. Os desfiles noturnos serão às quintas-feiras dias 19 e 26 de fevereiro a partir das 20h30. A exposição de motivos gigantes feitos de frutas cítricas acontece diariamente de 14 de fevereiro a 4 de março das 9h00 as 18h00 (até as 19h00 nos finais de semana) no interior do Jardin Biovès. O Jardins de lumières acontece às sextas-feiras dias 13, 20 e 27 de fevereiro após as 20h30.

Uma das praias mais legais de Menton chama-se La Dolce Vita - precisa dizer mais?

Para saber mais acesse: Fête du citron (o site oficial do evento), Menton.fr (o portal oficial da cidade na Internet) ou Plage La Dolce Vita (sim, aqui até praia tem site). Alguns eventos da festa são pagos, e os ingressos podem ser adquiridos com antecedência no site da festa.

O Taj Mahal de limões no Jardin Biovès.

Ah, vale lembrar que o desperdício de frutas com essa festa é praticamente zero, já que as frutas não são danificadas na montagem das esculturas. Depois do evento todas essas frutas são transformadas em geléia nas diversas fábricas artesanais da cidade. As geléias de Menton são distribuidas e apreciadas em toda a França. Essa festa é na verdade uma maneira bastante original de se comemorar o carnaval à la française.

Nenhum comentário:

Postar um comentário