11 de março de 2009

O turista idoso em Paris: Banheiros públicos

Um ponto sobre o qual eu já havia falado um pouco no blog mas acredito merecer mais atenção diz respeito à disponibilidade e uso de banheiros públicos na cidade.

Apesar de incluir este artigo na série dedicada ao turista mais idoso, acredito que ele seja válido para toda e qualquer pessoa visitando a cidade.

A boa notícia é que em Paris o turista pode passear despreocupado com relação a isso, pois conta com uma grande oferta de banheiros de uso comum espalhados por toda a cidade. Falarei um pouco sobre esses banheiros que, segundo o tipo e localização, funcionam mais ou menos assim:

Uma das tábuas de salvação do turista em Paris são as Sanisettes - os banheiros automáticos (iguais ao da foto menor) que já foram descritos num artigo no Viver Paris. As Sanisettes são de uso tranqüilo para os cavalheiros, mas um tanto desconfortável para as senhoras. Enfim, para ler o artigo completo sobre as Sanisettes clique aqui. Para saber onde estão localizadas todas as 400 Sanisettes de Paris, clique aqui.

Vista do impecável banheiro público da estação de metrô Palais Royal - Musée du Louvre.

Além das Sanisettes, Paris conta com banheiro públicos convencionais limpinhos próximos aos principais pontos turísticos, em algumas estações de metrô, em todas as gares (estações de trem SNCF) e perto de locais de grande circulação, podendo ou não serem tarifados (normalmente entre 0,20€ e 0,50€). Bons exemplos desses banheiros são os que ficam na calçada externa à rotatória do Arco do Triunfo e na Place du Châtelet. Centros comerciais como a Cour Saint-Emilion em Bercy também contam com banheiros gratuitos e cuidadosamente limpos. Museus (Louvre, Cité de la Musique, etc.), parques e jardins (Monceau, Parc Floral, Jardin du Luxembourg, etc.) e monumentos (Tour Eiffel, Hôtel des Invalides, etc.) também são equipados com banheiros limpos. Nos banheiros gratuitos é de bom tom deixar algumas moedinhas para os funcionários da limpeza se na entrada houver a caixinha para as moedas.

O banheiro público que fica ao lado da Madeleine é catalogado como patrimônio histórico da cidade. Construído em 1905 e em estilo art déco é considerado um dos banheiros públicos mais bonitos do mundo.

Os banheiros da rede americana Starbucks de cafés também são pagos e, portanto, podem ser considerados como uma opção adicional. A rede conta com 34 lojas em Paris, e você pode acessar a lista com os endereços clicando aqui.

Os parques e jardins da cidade também são equipados com banheiros acessíveis ao público. O do Parc Monceau fica na Rotonde que ornamenta a entrada principal do parque.

Sites úteis
O BagnadeInterdite.com cataloga informações sobre banheiros acessíveis ao público enviadas por internautas do mundo todo. Estão catalogados 130 banheiros de Paris com endereço, localidade (teatro, café, centros comerciais, etc.), se é gratuito ou não, os recursos disponíveis em cada um (papel, toalha, sabonete, etc.) e a avaliação geral dos usuários. Basta digitar Paris na caixinha de pesquisa e em seguida clicar no botão Go!

O prático e bem organizado GeoPipi.fr foi idealizado justamente para auxiliar o turista. O site indica num mapa padrão Google Maps a localização de diversos banheiros públicos em toda a França - os de Paris são separados por arrondissement. Ao clicar num banheiro do mapinha são exibidos o endereço e as coordenadas GPS do banheiro selecionado. Imprimir esses mapinhas pode ser uma boa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário