12 de novembro de 2008

Planejando sua viagem de carro desde Paris

Quem acompanha o blog deve ter estranhado um pouco uma certa ausência de postagens no Viver Paris! neste começo da semana. Mas essa falta de conteúdo explica-se e a causa boa: Como vocês já ficaram sabendo, ontem foi feriado na França por conta do Dia do Armistício. Aproveitando então o feriado prolongado, decidi descansar um pouco a cabeça viajando de carro para Bretanha e Normandia. Mas hora de passear é hora de passear, e o notebook fica em casa fazendo companhia ao telefone celular.

E aproveito o tema para mostrar para você algumas fotos da viagem e dar algumas dicas de como montar um roteiro de carro pela França sem inconvenientes. De um jeito prático e eficiente, você mesmo planeja o seu roteiro personalizado. Você pode não ganhar o Oscar de melhor roteiro original, mas garanto que vai curtir demais sua viagem. Minha sugestão para a montagem de um plano de viagem bem original segue alguns passos simples. Pode ser meio óbvio para os mais experientes, mas também pode ser de grande utilidade para muita gente. Como no Viver Paris! tem pra todo mundo, recomendo fazer assim ó:

A "porta dos fundos" do Mont-Saint-Michel: Quem vê cara não vê o melhor.

1. O objetivo: Escolha aquela região da França que você mais tem vontade de explorar - no melhor sentido da palavra, claro. Pode ser mais de uma região? Claro que pode, Joãozinho. Mas procure então montar sua "base de operações" em alguma cidade que fique perto de todos os lugares por onde pretende passar, ou ao menos se hospedar por perto das estradas de acesso - mas sobre isso falamos daqui a pouco.

Aqui a natureza fala mais alto: a cidade fortificada de St-Malo vista pela ilha de Grande Bé.

2. Ampliando o objetivo: Abra seu bom e velho (ou tinindo de novo) mapa da França para definir quais cidades serão visitadas. Faça bom uso da Internet para saber um pouco mais sobre as cidades que você quer conhecer e outras potenciais candidatas à visitação. É nessa etapa que deve ser feita a triagem de locais a serem visitados e o dimensionamento da viagem segundo o tempo disponível - de nada adianta apenas passar correndo por vários lugares sem o devido tempo para apreciar o que eles têm de melhor. E ainda considere deixar um tempinho sobrando: pode ser que uma das cidades seja muito legal e você queira ficar por lá mais tempo do que o planejado, pode ser que você decida parar na estrada simplesmente porque a paisagem é imprestavelmente linda, pode ser que você pegue congestionamento saindo de Paris, ou até mesmo que a sua tia Eulália fique empanzinada e te obrigue a conhecer cada posto de gasolina da estrada. Portanto, escolha o tempo de passeio em função das cidades principais que deseja conhecer, mas deixe um pulmão para possíveis eventualidades.

Caen: Mutilada pela WWII a igreja Saint-Etienne-le-Vieux exibe marcas de tempos difíceis.

3. Pesquisa logística: Lance uma pesquisa no site Via Michelin para simular as melhores rotas e saber o custo estimado com pedágio, combustível e a quilometragem do percurso. Imprima também o mapa rodoviário fornecido em cada consulta - mesmo se você optar por apenas um dos percursos sugeridos pelo site, os outros mapas podem ser úteis se durante a viagem você resolver mudar de caminho caso veja alguma placa de trânsito piscar para você na estrada. A simulação da quilometragem também é uma ferramenta útil para que você saiba se vai ou não estourar sua cota de franquia da locadora - o que evita surpresas desagradáveis, te ajudando a prever com mais exatidão o orçamento da viagem.

Subindo!: A moderna (e alta) Pont de Normandie é a porta de entrada para Le Havre.

4. Definindo a "base de operações": Escolha estrategicamente uma cidade fora do agito e sem nenhum apelo turístico, mas que ainda assim ofereça fácil acesso aos locais que você espera visitar. Por quê? Simplesmente porque em cidades assim a hospedagem é muito mais barata e os hotéis são mais vazios - o que permite inclusive que o serviço seja mais atencioso. Além disso, você ganha tempo escapando do trânsito das cidades maiores quando quer simplesmente ganhar a estrada.

Pouco conhecidas dos brasileiros, as falésias de Etretat são de encher os olhos.

5. Não se esqueça das reservas: E aqui cabe uma dica importante: na França tanto as locadoras de veículos quanto os hotéis da rede Accor oferecem tarifas melhores nas reservas feitas pela Internet. A intenção é evitar filas no balcão de atendimentos de suas unidades. Os links permantentes para os sites das boas locadoras, do Via Michelin e dos hotéis da rede Accor estão na seção Vida Prática do ViverParis!

Não se deixe enganar pelos ares de cidade alpina: A charmosa Deauville tem as praias mais freqüentadas pelos parisienses.

6. Putzgrila! O que fazer com o carro se retorno a Paris domingo a noite e tenho que devolvê-lo só na segunda de manhã? Calma, Joãozinho. Calma que aqui tudo funciona direitinho... Você pode (e deve), antes de mais nada, procurar uma vaga para estacionar na rua e deixar que seu possante faça o merecido descanso da viagem. Se é perigoso deixar um carrão daqueles com GPS e CD player modernoso dormir na rua? Não. Em Paris não é mesmo. Na dúvida, basta estacionar e olhar em volta - dificilmente a sua McLaren será a mais bonitona do pedaço - além do mais, estourar vidro de carro por aqui é motivo de chacota eterna. Caso não achar nenhuma vaga por perto, procure um dos bolsões de estacionamento espalhados pela cidade. Durante a noite mesmo as vagas controladas por parquímetro são gratuitas em Paris - mas não perca a hora de desocupar a vaga pela manhã, pois entre 8h00 e 9h00, dependendo do local, os parquímetros voltam a funcionar de novo - no próprio parquímetro você encontra todos os horários de forma detalhada.

Very good: Grandes e coloridas, essas "bolas de gude" enfeitam o Jardin de Plantes em Avranches.

7. Estacionar foi fácil tiozão, quero ver é onde vou abastecer para devolver o carro de tanque cheio! Ah, deixa de choradeira Joãozinho... Essa historia de que aqui em Paris só tem daquelas bombinhas de auto-atendimento caidaças no meio-fio da calçada é balela. Quer uma listinha de postos de gasolina na Cidade-Luz? Pois o site da France Enterprises te dá uma lista com endereço, telefone e (as vezes) até site de Internet de 125 postos de combustíveis em Paris classificados por arrondissement - portanto, consulte antes de pegar a estrada. Boa viagem!

Foto menor: os famosos e intermináveis vestiários da praia de Deauville ostentando nomes de astros e estrelas do cinema - todos os James Bond estão representados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário