Os Grands Moulins de Paris são um antigo pastifício industrial criado em Paris durante a Primeira Guerra Mundial. Fica situado no Quai Panhard-et-Levassor, pertinho do jardim Abbé Pierre, no quartier Paris Rive Gauche, tendo sido construído entre 1917 e 1921 pelo arquiteto Georges Wybo.
As atividades do pastifício no edifício terminaram em 1996, quando o maquinário foi transferido para Gennevilliers e Verneuil-l'Étang. Por conta da desativação, grande parte dos prédios, silos e galpões anexos foram demolidos. Porém, o edifício principal em estilo neo-clássico e a grande ala de armazenamento foram preservados.
O edifício cuidadosamente restaurado abriga hoje campus da universidade Paris VII-Denis-Diderot (foto enviada por cortesia da leitora Cristina Barbosa - merci !)As atividades do pastifício no edifício terminaram em 1996, quando o maquinário foi transferido para Gennevilliers e Verneuil-l'Étang. Por conta da desativação, grande parte dos prédios, silos e galpões anexos foram demolidos. Porém, o edifício principal em estilo neo-clássico e a grande ala de armazenamento foram preservados.
Entre 2004 e 2006 o edifício principal passou por uma grande obra de restauração, conduzida pelo arquiteto Rudy Ricciotti, com a finalidade de abrigar a universidade Paris VII-Denis-Diderot.
Atualmente o edifício também acolhe a administração central da Paris VII, a UFR LCAO (Línguas e Civilização da Ásia Oriental) e o departamento LSH (Letras e Ciências Humanas), bem como a biblioteca central da universidade Paris VII.
Les Grands Moulins de Paris (Université Paris VII-Denis-Diderot)
1, rue des Ecoles
Tel.: 01 4633 5195
Metrô: Jussieu linhas 7 e 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário