8 de março de 2010

Um jeito divertido e inusitado de conhecer Paris

E que tal passear pelas ruas de Paris cantando? O quê? A voz não ajuda? Deixa disso Joãozinho... Então cantarole mentalmente - ou apenas com o coração. Mas indepentente de seus dotes musicais, vale a pena conhecer um pouquinho da Paris dos tempos de Piaf, Brel, Dalida, Barbara, Brassens... E é justamente essa a bonita proposta de promenade idealizada pelo monsieur Perciot.

Jacques Perciot é um guia turístico fora do convencional: originário de Beaujolais e estabelecido em Paris desde 1985 ele promove passeios temáticos pela Paris imortalizada nos clássicos dos grandes intérpretes da chanson française. Além de guia, ele também é jornalista, escritor, produtor musical e (ufa!) foi animador da Radio France por mais de 20 anos - entendeu agora por quê ele sabe tanto da influência de Paris na música francesa?

Place Dalida: localizada em um dos meus pontos preferidos de Montmartre, também está no roteiro. Foto: Paul Gueu.

Ao longo do passeio, Perciot dá uma verdadeira aula sobre a vida dos intérpretes e a história das canções que fazem menção aos lugares visitados. Um passeio que nos convida a ver com outros olhos a Belleville de “La môme” Piaf, o 14ème e 15ème arrondissements de Georges Brassens, a Montmartre e a Rive Gauche que inspiraram tantos outros.

Impasse Florimont: no coração do 14ème arrondissement, foi o refúgio de sossego do genial Georges Brassens durante 22 anos.

Para participar dos passeios você deve antes fazer sua reserva por e-mail: jacques.perciot@wanadoo.fr ou então pelo telefone 06 2051 9389. A taxa de participação é de 12,00 euros por pessoa e pode ser paga no dia do passeio diretamente ao guia.

Ah, um detalhe: os passeios têm duração de 2 horas e meia a 3 horas. Portanto, não se esqueça de calçar seus tênis mais confortáveis se quiser acompanhar as histórias de monsieur Perciot sem precisar fazer uma pausa para aplicar o seu Compeed.

Vista da Place Edith Piaf no 20ème arrondissement.

Além dos passeios, Jacques Perciot também se apresenta em conferências musicais e em animados aperitivos regados a canções de humor - são os apéros-causeries.

O site de monsieur Perciot é tão simples quanto eficiente. O calendário dos passeios e eventos de março já está publicado lá, completinho para você conferir: Balades Paris Chanson.

Foto menor: Jacques Perciot falando sobre música - bien sûr.

3 comentários:

Cláudia disse...

Jack,
Que dica maravilhosa!!!!!
Deve ser o máximo! Nunca tinha ouvido falar. Um programa e tanto.Esse eu ainda faço.
Abraços.

artebaiao disse...

Que boa idéia!!!
Dá para fazer com um grupo pequeno ou, melhor ainda, só em dois???
Abraços,
Tânia Baião

Jackson Martins disse...

Cláudia: Muito obrigado pelo comentário!

Tânia: As opções são de passeios em grupos de até 25 pessoas nos quais você se inscreve segundo o calendário publicado no site, ou então você mesma pode formar o seu grupo de aproximadamente 20 pessoas, podendo nesse caso propor a data e horário mais conveniente para o passeio. Fora dessas modalidades, recomendo consultar o Sr. Perciot. Obrigado pelo seu comentário. Um grande abraço.