8 de março de 2010

Um jeito divertido e inusitado de conhecer Paris

E que tal passear pelas ruas de Paris cantando? O quê? A voz não ajuda? Deixa disso Joãozinho... Então cantarole mentalmente - ou apenas com o coração. Mas indepentente de seus dotes musicais, vale a pena conhecer um pouquinho da Paris dos tempos de Piaf, Brel, Dalida, Barbara, Brassens... E é justamente essa a bonita proposta de promenade idealizada pelo monsieur Perciot.

Jacques Perciot é um guia turístico fora do convencional: originário de Beaujolais e estabelecido em Paris desde 1985 ele promove passeios temáticos pela Paris imortalizada nos clássicos dos grandes intérpretes da chanson française. Além de guia, ele também é jornalista, escritor, produtor musical e (ufa!) foi animador da Radio France por mais de 20 anos - entendeu agora por quê ele sabe tanto da influência de Paris na música francesa?

Place Dalida: localizada em um dos meus pontos preferidos de Montmartre, também está no roteiro. Foto: Paul Gueu.

Ao longo do passeio, Perciot dá uma verdadeira aula sobre a vida dos intérpretes e a história das canções que fazem menção aos lugares visitados. Um passeio que nos convida a ver com outros olhos a Belleville de “La môme” Piaf, o 14ème e 15ème arrondissements de Georges Brassens, a Montmartre e a Rive Gauche que inspiraram tantos outros.

Impasse Florimont: no coração do 14ème arrondissement, foi o refúgio de sossego do genial Georges Brassens durante 22 anos.

Para participar dos passeios você deve antes fazer sua reserva por e-mail: jacques.perciot@wanadoo.fr ou então pelo telefone 06 2051 9389. A taxa de participação é de 12,00 euros por pessoa e pode ser paga no dia do passeio diretamente ao guia.

Ah, um detalhe: os passeios têm duração de 2 horas e meia a 3 horas. Portanto, não se esqueça de calçar seus tênis mais confortáveis se quiser acompanhar as histórias de monsieur Perciot sem precisar fazer uma pausa para aplicar o seu Compeed.

Vista da Place Edith Piaf no 20ème arrondissement.

Além dos passeios, Jacques Perciot também se apresenta em conferências musicais e em animados aperitivos regados a canções de humor - são os apéros-causeries.

O site de monsieur Perciot é tão simples quanto eficiente. O calendário dos passeios e eventos de março já está publicado lá, completinho para você conferir: Balades Paris Chanson.

Foto menor: Jacques Perciot falando sobre música - bien sûr.

3 comentários:

Cláudia disse...

Jack,
Que dica maravilhosa!!!!!
Deve ser o máximo! Nunca tinha ouvido falar. Um programa e tanto.Esse eu ainda faço.
Abraços.

Jaime Baiao disse...

Que boa idéia!!!
Dá para fazer com um grupo pequeno ou, melhor ainda, só em dois???
Abraços,
Tânia Baião

Jackson Martins disse...

Cláudia: Muito obrigado pelo comentário!

Tânia: As opções são de passeios em grupos de até 25 pessoas nos quais você se inscreve segundo o calendário publicado no site, ou então você mesma pode formar o seu grupo de aproximadamente 20 pessoas, podendo nesse caso propor a data e horário mais conveniente para o passeio. Fora dessas modalidades, recomendo consultar o Sr. Perciot. Obrigado pelo seu comentário. Um grande abraço.