8 de março de 2012

Placa de carro: uma invenção francesa

Você sabia a idéia de emplacar os veículos surgiu na França? Quer saber como foi? Eu conto procê...

Tudo começou em 1749, quando um certo monsieur Guillaume, oficial da guarda parisiense, levou ao conhecimento do rei Louis XV sua idéia de cadastrar os veículos movidos a tração animal que circulavam na cidade. Mas foi só em 1783 que a idéia de monsieur Guilleume foi oficialmente colocada em prática, quando o Conselho do Rei determinou que todas as carruagens e carroças da cidade portassem uma placa de metal contendo o nome e o endereço de seus proprietários.

Nos anos 50 os 2 últimos dígitos da placa passaram a indicar o département de origem do carro.

Tempos depois, em meados de 1891 no parque de la Tête d'Or na cidade de Lyon, foi implantado aquilo que seria o primeiro sistema de matrícula de veículos automotores do mundo. Àquela época o parque de la Tête d'Or era aberto aos carros, o que resultava com certa frequência em pequenos acidentes. Afim de identificar quem eram os responsáveis por provocar acidentes, a administração municipal exigiu que todos os motoristas numerassem seus carros em local visível. Em 1893 os números controlados pela administração foram acrescidos do nome e do endereço dos proprietários dos veículos - mais ou menos como faziam com as as carruagens um século antes. Essas informações de nome e endereço acabaram desaparecendo já em 1901, após um acidente causado por um menor de idade ter gerado uma tremenda confusão na cidade de Louvriers. Nessa época várias cidades já adotavam o mesmo sistema de Lyon e as autoridades acabaram confundindo o número do carro pilotado pelo garoto com o de outra pessoa - uma vez que se alguém estivesse dirigindo fora de sua cidade de origem, poderia resultar em dois carros diferentes portando números iguais num mesmo lugar.

O modelo de placa que vigorava na França quando o Peugeot 205 era o 'ó do borogodó'.

Mesmo assim (e só depois de muita discussão) foi em 1928 que decidiram combinar letras e números nas placas dos veículos para evitar confusão. Depois disso o sistema francês de registro de veículos seria totalmente revisto em 1950, quando as placas passaram a trazer em sequência, números, letras e o código do département. Nos anos 70 o sistema de numeração de placas foi totalmente informatizado na França e passou a se chamar FNI (Fichier National de Immatriculations).

Ah, vamos combinar... A atual placa francesa é bem bonitona, hein...

Em 2009 foi implantado o novo sistema de matrícula de veículos, conhecido na França por SIV (Système d'Immatriculation des Véhicules) que unificou todo o sistema de registro nacional e remodelou as placas dos carros que passaram a apresentar o formato 'letras-números-letras'. O código do département passou a constar em tamanho menor, logo abaixo do respectivo símbolo da region.

Cada coisa no seu lugar: acima, o significado de cada item que compõe uma placa.

A placas de carro têm uma certa importância afetiva para os franceses que estão hoje na casa dos 30 anos. Isso porque durante a infância eles se divertiam enquanto tentavam decorar os códigos dos départements franceses através das placas dos carros. Era uma brincadeira comum de criança tentar adivinhar primeiro que todo mundo de onde era determinado carro que passava pela estrada através do código do département impresso na placa. Houve até manifestações populares em 2009 contra a implantação do novo modelo de placas, que inicialmente previa a supressão total do código do département.

Départements e símbolos das régions conforme constam nas placas dos carros franceses. Paris tem um código só dela - o 75.

Existe em todo o país um número considerável de colecionadores de placas francesas de carros - são os placófilos (placophiles) que desde 1999 se organizaram fundando a Association Francoplaque. Mais do que cultivar um hobbie, essa associação tem como objetivo a preservação e difusão do conhecimento histórico sobre o tema. E engana-se que pensa que os placófilos não são levados a sério no país - em 2008 eles prestaram importantes contribuições ao Comité d'Histoire du MEEDDAT (o Ministério da Ecologia, da Energia e do Desenvolvimento Sustentável) e às publicações inter-ministeriais que discutiam as melhores práticas para a implantação do sistema SIV de registro de veículos.

4 comentários:

Herminio disse...

Muito bom o seu texto.
Parabéns pelas informações.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, muito interessante mesmo. Alguem tem placas internacionais ou brasileiras antigas amarelas ou vermelhas de duas letras ou só com números? Tenho uma pequena coleção também. Deixem seu comentário com o e-mail para contato ok? Se o autor do blog permitir, é claro. Abs e parabéns.

Anônimo disse...

Ola pessoal ! Adorei as informaçoes... Sou colecionador de placas de automóveis...e estou sempre antenado no que diz respeito as placas...Caso alguem tenha alguma que queira me fornecer e so entrar em contato:
gceleghim@gmail.com, grato...

Jackson Martins disse...

Caro Hermínio, muito obrigado pelo seu comentário!

Aos colecionadores e entusiastas das placas automotivas, sintam-se a vontade para trocarem contatos e informações através do blog.

Meus agradecimentos e um grande abraço a todos que comentaram este post.