Clicando em Versailles en direct na área de recursos Multimedia do site você pode circular pelo castelo de Louis XIV e Marie Antoinette em tempo real, através das webcams de última geração que foram instaladas nas dependências do castelo.
Ah, e um detalhe importante: é o próprio visitante quem controla as câmeras via internet durante todo o passeio.
São assim as câmeras high-tech que revelam os segredos Versailles aos turistas virtuais.
Cada sessão de visita virtual dura de 10 a 12 minutos, dependendo do roteiro escolhido, e oferece acesso a algumas imagens normalmente inacessíveis ao visitante comum: como a da câmera instalada a 18 metros de altura, que possibilita ao internauta explorar, com riqueza de detalhes, todo o entorno da capela real. Além dessa, outras câmeras oferecem vistas de Versailles que permitem a observação de detalhes impossíveis de serem vistos a olho nu.
O visitante pode ainda ouvir os comentários de um guia virtual durante o percurso e tirar fotos que poderão ser salvas no final do passeio - como numa visita real (sem trocadilhos).
Ao lado das imagens, mapas de apoio facilitam a localização do turista virtual pelos domínios de Versailles.
Atualmente apenas dois roteiros estão em operação, mas um terceiro já segue em fase de implantação. O custo de cada sessão é 5,00€, cobrados na forma de entradas eletrônicas adquiridas pelo próprio site.
O quê? Ah, eu sei, Joãozinho... Concordo com você: o recurso é bem bacana, mas não substitui a experência de uma caminhada de verdade pelos jardins de Versailles. Independente disso, acho bem válidas essas iniciativas que fazem bom uso da tecnologia em favor da difusão cultural e das diversões saudáveis - sobretudo se elas nos ajudam a matar a saudade quando estamos tão longe de Paris.Para conhecer a novidade, acesse:
Site oficial de Versailles: Site officiel du château de Versailles
Ou a página da visita virtual: Versailles Another World
Nenhum comentário:
Postar um comentário