2 de julho de 2011

Paris, je t'aime: Quartier de la Madeleine

O Delano Silveira, leitor assíduo do Viver Paris, me enviou um e-mail com uma pergunta supimpa. Como a resposta serve como sugestão de passeio para os fãs do filme Paris, je t'aime achei bacana publicar um post aqui no blog e compartilhar a informação com vocês. Ele queria saber onde fica a locação do curta-metragem Quartier de la Madeleine - um dos 18 curtas que compõem Paris, je t'aime.

Para quem não se lembra, essa parte do filme é escrita e dirigida por Vincenzo Natali e retrata a 'paixão a primeira mordida' de um rapaz (interpretado por Elijah Wood) por uma bela vampira (Olga Kurylenko) que assombra o quartier. Propositalmente kitsch, Quartier de la Madeleine é o único curta do gênero fantástico em todo o filme.

Construída no século XIX, esta ponte faz uma importante participação em 'Quartier de la Madeleine' (Foto: Gérard Métron).

Famoso por abrigar algumas embaixadas e ministérios importantes, o quartier de la Madeleine fica no 8° arrondissement. Como o próprio nome sugere, está situado nas proximidades da igreja de la Madeleine que dá nome ao quartier. Administrativamente, é conhecido como 31e quartier parisien.

Não menos importante para a história é a escadaria integrada a ponte (Foto: Gérard Métron).

A escadaria e a ponte de aço que aparecem no filme - e onde se desenrola praticamente toda a trama da história - foram construídas em 1868 pela companhia Ernest Gouin & Cie e ficam na junção da rue du Rocher com a rue Portalis.

E aqui uma imagem da escadaria como aparece no filme. Cuidado Frodo!

Curiosamente - e isso pode ser facilmente percebido por quem caminha pelas ruas do quartier - esse exato lugar tem características um tanto atípicas para a região, parecendo meio fora do contexto arquitetônico do restante do arrondissement.

Situado no boulevar Malesherbes, o Hôtel de Cail tem a arquitetura típica dos imóveis do 8° arrondissement.

Para quem quiser dar uma passadinha por lá, segue abaixo o link para o mapa e a indicação do metrô mais próximo. Só tome cuidado para não se engraçar com a vampira alheia, viu Joãozinho?

Mapa: Quartier de la Madeleine (rue du Rocher x rue Portalis)
Metrô: Europe linha 3

Para assistir Quartier de la Madeleine no Dailymotion, clique aqui.

2 comentários:

M. Cecilia disse...

Jackson, conheci só hoje o seu blog e fiquei maravilhada! Apesar de conhecer bem Paris e acessar outros blogs de turismo, o seu é de uma beleza e de um cuidado ímpares!
As fotos são belíssimas, os textos são deliciosos de ler e a escolha dos assuntos é ao mesmo tempo diversificada e interessante!
Demonstra um olhar delicado e apaixonado pela cidade, sem se esquecer de dar as dicas cotidianas de que tanto gostamos.
Em setembro estamos indo em família e será a 1a. vez de meu filho adolescente em Paris: já anotei várias sugestões!
Obrigada por compartilhar conosco um pouco de sua vida parisiense!
Abs
M. Cecilia

Jackson Martins disse...

Maria Cecília, muitíssimo obrigado pelas suas palavras. Fiquei muito contente mesmo com o seu comentário.

Espero que vocês façam uma ótima e inesquecível viagem e que as sugestões do Viver Paris sejam úteis a vocês - depois me conta, OK?

Um grande abraço e seja muito bem vinda ao blog.