Infelizmente o rugby é um esporte ainda pouco conhecido e pouco divulgado no Brasil. Os brasileiros que não contam com o canal ESPN acabam ficando sem saber que no momento está acontecendo o Copa do Mundo de Rugby na Nova Zelândia, e que a França fará no próximo domingo dia 23 a final do mundial contra o time da casa.A parada não será nada fácil para os franceses, já que a Nova Zelândia representa para o rugby o mesmo que o Brasil representa ao futebol. Porém, na Copa do Mundo anterior que aconteceu na França em 2007, os franceses conseguiram a façanha de eliminar os favoritos All Blacks (como são conhecidos os jogadores neozelandeses em alusão ao uniforme da equipe) nas quartas de final por 20 a 18. Apesar do feito heróico e do jogo memorável, os franceses seriam eliminados pelos ingleses na fase seguinte.
A noite a torre era iluminada de verde e amarelo com dois fechos paralelos de luz, em alusão ao gramado e a trave de um campo de rugby. Não Joãozinho, não era por causa do ano do Brasil na França - esse aconteceu em 2005 (Foto: Lucian Balica).Diferente do que acontece no Brasil, na França o rugby é um esporte que, em termos de importância e de número de torcedores, segue em pé de igualdade com o futebol. Para que esse esporte que tanto aprendi a gostar não passe em branco nas páginas do Viver Paris, registro aqui minha torcida para que o XV de France consiga uma vez mais passar pelos All Blacks e sagrar-se campeão do mundo pela primeira vez. Allez les bleus !
Duas curiosidades
A maior vitória no rugby da seleção francesa foi justamente contra o Brasil. No dia 2 de junho de 1974 a França venceu o Brasil por 99 a 7.
Já a maior derrota francesa aconteceu diante da Nova Zelândia (oh-là-lá...) no dia 9 de junho de 2007, quando os All Blacks venceram os franceses por 61 a 10 - em outubro desse mesmo ano a França eliminaria a Nova Zelândia da Copa do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário