20 de junho de 2009

On va s'amuser! C'est la Fête de la Musique!

OK, os eventos de vanguarda que permeiam a Nuit Blanche parisiense fazem com que ela seja uma das manifestações culturais mais aguardadas da cidade. Sou fã de carteirinha da Nuit Blanche, mas para mim nada se compara em animação - e curtição - à Fête de la Musique, que acontece anualmente na cidade no dia 21 de junho.

A idéia de criar um dia inteiramente dedicado à música foi do Ministro da Cultura francês Jack Lang e do diretor do Ministério responsável pela música e dança Maurice Fleuret, em 1982 - ano em que a França realizou a primeira Fête de la Musique. Desde então a festa se espalhou rapidamente pelo mundo. Atualmente a data tem feito as pessoas cantarem e dançarem em mais de 100 países. Para que você tenha uma idéia da ligação do parisiense com a música, nesse dia, entre artistas conhecidos e anônimos ilustres, nada menos do que 2% da população da cidade se apresenta à uma multidão que sai às ruas em busca de diversão honesta.

Como você pode não conhecer os caras do Heat and Dust, Joãozinho?! Aqui o registro do mega concerto que aconteceu no boulevard Saint-Michel na edição de 2006.

A data não foi escolhida ao acaso - 21 de junho é o dia que mais seguidas vezes coincide com o primeiro dia de verão no hemisfério norte. A Fête de la Musique em Paris celebra, portanto, a chegada do tempo dos piqueniques ao ar livre, da Paris Plage (a praia de mentirinha mais famosa do mundo e que é o maior barato), de se espreguiçar nos gramados das praças e jardins para ler, conversar ou namorar, tudo ao som do jazz que ganha as ruas da cidade.

E existe lugar melhor para cantarolar aquela do Jacques Brel do que a rue des Abesses? Na animada tarde de 21 de junho de 2008, não havia. Foto de Corisande Jover.

Durante todo o dia 21 (principalmente à noite e madrugada adentro), milhares de artistas se apresentam gratuitamente nas ruas e praças da cidade, tocando todo o tipo de música imaginável. Mas a cada ano um tema é proposto para animar a festa: 2006 rendeu homenagem aos países de língua francesa, 2007 celebrou a música jovem, em 2008 nos emocionamos com as músicas que marcaram a historia do cinema. Este ano a Fête de la Musique comemora 50 anos da chanson française. Claro que a canção francesa tem mais de 50 anos, mas o marco do cinqüentenário tem dois motivos: o jubileu do Ministério da Cultura, criado em 1959 (e criador da Fête de la Musique) e a idade de ouro da música francesa. Nos últimos 50 anos a França contou com sucessivas safras de músicos dotados de criatividade sem precedentes - de Jacques Brel à Bénabar, de Piaf à Rose, de Gainsbourg à Raphaël, de Claude François à Renan Luce.

Montmartre, rue des Trois Frères: a banda Cold Cellophane arrebanhava novos fãs na Fête de la Musique de 2008. Foto de Corisande Jover.

Onde houver um café, uma braserie ou um restaurante com um ponto de tomada perto da porta, lá também haverá uma banda com suas caixas de som plugadas para a nossa grata felicidade. Mas se não houver tomada, tampouco faltará energia: sempre há uma jazz band ou um cantor afinado por perto, de violão no colo e chapéu torto pendendo na cabeleira - a única garantia é que, nesse dia, Paris transpira música - com toda a inspiração que couber no coração.

No melhor estilo Zic de Zinc a fanfarra La Tiimbale não deixou ninguém dormir na madrugada de 21 de junho do ano passado na rue Versigny.

Além das excelentes bandas e cantores anônimos que estarão por toda a cidade, acontecerão outros dois grandes concertos que prometem, anote:

No domingo às 22h00 Anaïs, Emily Loizeau, Sophie Hunger, Oxmo Puccino e Anis se apresentam no Château de Vincennes. Para chegar lá basta pegar a linha 1 do metrô sentido Château de Vincennes e descer na última estação da linha. Depois basta seguir a música.

No Jardin de Bagatelle que fica no Bois de Boulogne, uma verdadeira constelação vai se revezar no domingo das 20h30 às 00h30 no palco da rádio France 2, entre eles estarão: Seal, Florent Pagny, Olivia Ruiz, Christophe Willem, Chris Isaacs, James Morrison, Gregoire, Calogero, Alesha Dixon, David Guetta...

Dica quente: a RATP montou um esquema especial para garantir o transporte público da região parisiense durante toda a Fête de la Musique. A rede de metrô, ônibus e RER funcionará sem interrupção durante toda a noite do domingo 21. E até a tarifa ganhou um precinho camarada: um bilhete de 2,50€ foi criado para a ocasião. Com ele você poderá se deslocar à vontade por toda a região de Île-de-France das 17h00 do dia 21 às 07h00 do dia 22 - quantas vezes quiser, no transporte público que desejar. Para saber mais, acesse a página que a RATP criou especialmente para o evento: RATP Fête de la Musique.

Para conhecer toda a programação, pesquisar os eventos mais próximos de você ou conhecer a historia completa da festa, acesse o site oficial do evento: Fête de la Musique.

Artigo sugerido por Suzana Martins.

3 comentários:

Claudia disse...

Espero, um dia, conhecer a Fête de la Musique.Enquanto isso, me contento assistindo a TV5, hoje,que vai transmiti-la a partir das 23:00h.

alice disse...

saudade première anèe qu'on est pas lá Ah l'été a Paris....

maria disse...

Por onde você anda Joãozinho???