12 de agosto de 2009

Russa ataca Mona Lisa com uma xícara

A matéria abaixo foi publicada ontem na Folha Online. O texto é de Amel Pain da agência France Presse.

Russa ataca "Mona Lisa" com uma xícara em Paris

Uma mulher russa jogou uma xícara na pintura mais famosa do mundo, a "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci. A tela nada sofreu porque está protegida por um vidro à prova de balas, informou nesta terça-feira o museu do Louvre, em Paris.

"A jovem tirou a xícara da bolsa e jogou sobre a cabeças dos outros visitantes que observavam a tela. A xícara bateu no vidro de proteção, que sofreu alguns arranhões", contou um porta-voz do museu. "Parece que o ataque foi feito por alguém que queria chamar a atenção", ele completou.

A mulher não esboçou resistência ao ser detida pelos guardas depois do incidente, que aconteceu no último dia 2, um domingo.

Ela foi levada pela polícia, que afirma que ela "não está com todas suas faculdades mentais e foi transferida para uma enfermaria psiquiátrica da polícia".


Certa vez no Louvre ouvi um turista brasileiro reclamando do vidro que protege a Mona Lisa. Entre outras coisas, ele dizia que o vidro de proteção era "frescura", "excesso de zêlo" e que, claro, "só servia para dar reflexo nas fotos". E agora, José?

Nenhum comentário: