4 de setembro de 2009

Exposição mostra a Paris de Haussmann

Eis aqui uma exposição imperdível: Paris photographié au temps d’Haussmann é uma exposição fotográfica que apresenta fotos da cidade durante a verdadeira revolução arquitetônica promovida pelo barão Haussmann (1809-1891).

São ao todo mais de 30 fotos clicadas pelo fotógrafo Charles Marville entre 1854 e 1878 mostrando o gigantesco trabalho de urbanização realizado para modernizar a cidade à época de Napoleão III.

Destaque para a foto do canteiro de obras no traçado da avenue de l’Opéra e a construção da place du Carrousel. A exposição fica em cartaz até o dia 27 de setembro e a entrada é gratuita.

O boulevard Henri-IV: Criado por Haussmann para traçar uma perspectiva harmoniosa entre a coluna da Bastille e a dôme do Panthéon, foi apenas uma das inúmeras obras do "barão dos boulevares".

Como “aperitivo” segue o link de um diaporama elaborado pelo jornal Le Figaro que mostra diversos pontos da cidade, lado a lado, antes e depois da reestruturação urbanística realizada pelo barão Haussmann - como na foto acima. Para ver, clique em: Paris antes e depois de Haussmann.

Paris photographié au temps d’Haussmann
Le Louvre des Antiquaires
2, place du Palais Royal - 1er
Tel.: 01 4297 2727
Metrô: Palais Royal - Musée du Louvre linhas 1 e 7

3 comentários:

Cláudia disse...

Imperdível, mesmo! Graças a carta branca que Napoleão III deu a Haussmann é que foi possível toda essa transformação. Nós agradecemos por Paris ser tão linda, mas fico imaginando os transtornos causados à enorme quantidade de pessoas que tiveram seus imóveis destruídos.Não deve ter sido fácil administrar essa insatisfação.

Roberto Sena disse...

Deu uma vontade imensa de ver essa exposição!

Bajzek disse...

A Paris monumental que vemos hoje é reflexo do sucesso dessa super empreitada que o Barão Haussmann assumiu. Andei estudando um pouco essa fase da história de Paris para colocar no meu blog:
www.viagens-incriveis.blogspot.com
Acabei de descobrir um eixo urbano que eu nao havia percebido: Boulevard Henri IV. Mas ele aparece no mapa que eu fiz.
Abraço