28 de setembro de 2009

Paris: Onde e como acessar a internet de graça

O Pass Wi-Fi é um serviço prestado pela prefeitura de Paris com o apoio da Région Île de France que disponibiliza internet banda larga sem fio gratuitamente em mais de 400 zonas de acesso, instaladas em mais de 260 locais públicos distribuídos por toda a cidade: jardins, parques, bibliotecas, subprefeituras, museus, etc.

A conectividade da internet gratuita de Paris funciona diariamente das 7h00 as 23h00, mas em alguns casos está condicionada ao horário de abertura dos locais onde está instalada - obedecendo os horários de abertura e fechamento dos museus e bibliotecas, por exemplo. Os locais equipados com o serviço contam com placas de sinalização para orientar os usuários sobre a disponibilidade de pontos de acesso.

Liberdade, igualdade, fraternidade: Em Paris o acesso à internet é gratuito, de ótima qualidade e para todos - ah, importante: e ninguém tenta "surrupiar" o seu notebook. A aplicação prática e verdadeira do lema nacional pode ser percebida nas pequenas coisas do cotidiano - e isso se traduz em qualidade de vida para as pessoas.

Para usar o serviço é simples:

1. Chegando a um local de acesso gratuito, ligue o adaptador wi-fi de seu computador.
2. Selecione a rede “Orange” na lista de redes disponíveis.
3. Abra o seu navegador de internet.
4. Ao abrir a tela, selecione “Paris wi-fi 2h” et voilà ! Navegue à vontade.

Ao contrário do que acontece nas capitais brasileiras, não há perigo algum em usar seu notebook em um parque, jardim ou qualquer outro local público de Paris. Você também pode andar tranqüilamente com seu notebook nos ônibus ou no metrô sem perigo de ser assaltado.

Plaquinhas iguais a essa indicam os locais publicos com acesso gratuito à internet sem fio em banda larga. Os bancos de praça no interior de parques e jardins nos quais o sinal é mais forte (e a conectividade melhor), também são sinalizados.

Para saber a localização exata de todos os pontos de acesso wi-fi gratuitos distribuídos pelos 20 arrondissements de Paris, clique em: Mapa Pass Wi-Fi.

Para ver à listagem completa e os mapas para os jardins públicos parisienses equipados com internet wi-fi gratuita, separados por arrondissement, clique em: Jardins Pass Wi-Fi.

O parvis do Centre Georges Pompidou visto do alto: todo o parvis diante do museu é uma gigantesca área de acesso gratuito à internet wi-fi.

Além dos pontos de acesso gratuito instalados pela prefeitura de Paris, diversos cafés também oferecem acesso gratuito à internet banda larga sem fio - você pode se conectar em mais de 140 deles em toda a cidade. Lanchonetes das grandes redes de fast-food como o McDonald’s, também estão implantando o serviço e muitos de seus restaurantes já contam com internet grátis para seus clientes.

Existe um site especializado em catalogar cafés, restaurantes e lanchonetes de Paris que oferecem acesso gratuito à internet, acesse Cafés WiFi.com. Tudo com endereços e mapas classificados por arrondissement.

4 comentários:

Cláudia disse...

Ainda bem que Paris conta com tantos lugares onde é possível o acesso gratuito, já que os hotéis agora cobram caro para usar a sua rede Wi-Fi.Post super útil, Jack!

Jackson Martins disse...

Ola claudia. Na verdade alguns hoteis de Paris também estão aderindo à internet gratuita e não cobram mais dos hospedes pelo serviço - ainda não é a maioria, mas ja é um bom começo. Obrigado pelo comentario!

Cláudia disse...

Pois é Jack, não tive essa sorte de encontrar internet gratuita nos hotéis que fiquei em Paris.Nas duas últimas vezes que fui,o preço que os hotéis cobravam era de 10 euros a hora para liberarem o WI-FI e achei absurdamente caro. Antigamente, podia-se usar a internet sem pagar nada no hall dos hotéis e agora eles também resolveram cobrar.Mas no interior da França, encontrei alguns que era free. Uma vez li em algum lugar que tinha uma campanha para boicotar os hotéis que cobravam pela internet.Um abraço.

Alessandro Di Lotti disse...

No Hostels atualmente e nos hotéis não estão cobrando nada.