Ponto de ônibus parisiense perto de Porte-Maillot: em ambas as laterais da cobertura você encontra a informação de quais linhas passam pelo ponto e qual o destino final da linha. Por exemplo, o ponto final da linha 73 que passa por este ponto vai até o Musée d'Orsay. As linhas iniciadas pela letra N circulam apenas à noite e durante a madrugada.
Na parte externa, atrás do ponto, você encontra o mapa de toda a rede de transporte público da cidade, com uma legenda que permite a qualquer usuário - mesmo que nunca tenha usado o sistema de transporte parisiense - a planejar seu roteiro e verificar eventuais interligações com outras linhas para chegar ao seu destino.
Na parte interna, mais informação útil: o mapa detalhado das linhas que passam pelo ponto e a tabela de horários. Em Paris, cada parada de ônibus tem um nome específico para servir de referência e facilitar a vida do usuário. Também existe a indicação de um número de telefone para que as pessoas possam se comunicar com a central de atendimento ao usuário da RATP em caso de necessidade.
Ainda no interior do ponto, um painel eletrônico mostra quais os próximos ônibus vão passar por ali, indicando o tempo de espera.
Aqui outro ponto, mais simples, mas com a mesma eficiência: vista geral de um ponto da linha 72, pertinho da Tour Eiffel.
Aqui um modelo mais simples, de pedestal sem cobertura, mas ainda assim com toda a informação necessária para bem atender ao usuário: mapas das linhas, quadro de horários e o painel eletrônico que informa o tempo de espera.
Um detalhe dos mapas e quadros informativos.
E aqui o painel que mostra os intervalos de espera atualizados em tempo real.
O básico dos básicos: sem painel eletrônico, mas com todas as informações necessárias para poder ser chamado de 'ponto de ônibus', com todas as letras.
Na parte externa, atrás do ponto, você encontra o mapa de toda a rede de transporte público da cidade, com uma legenda que permite a qualquer usuário - mesmo que nunca tenha usado o sistema de transporte parisiense - a planejar seu roteiro e verificar eventuais interligações com outras linhas para chegar ao seu destino.
Na parte interna, mais informação útil: o mapa detalhado das linhas que passam pelo ponto e a tabela de horários. Em Paris, cada parada de ônibus tem um nome específico para servir de referência e facilitar a vida do usuário. Também existe a indicação de um número de telefone para que as pessoas possam se comunicar com a central de atendimento ao usuário da RATP em caso de necessidade.
Ainda no interior do ponto, um painel eletrônico mostra quais os próximos ônibus vão passar por ali, indicando o tempo de espera.
Aqui outro ponto, mais simples, mas com a mesma eficiência: vista geral de um ponto da linha 72, pertinho da Tour Eiffel.
Aqui um modelo mais simples, de pedestal sem cobertura, mas ainda assim com toda a informação necessária para bem atender ao usuário: mapas das linhas, quadro de horários e o painel eletrônico que informa o tempo de espera.
Um detalhe dos mapas e quadros informativos.
E aqui o painel que mostra os intervalos de espera atualizados em tempo real.
O básico dos básicos: sem painel eletrônico, mas com todas as informações necessárias para poder ser chamado de 'ponto de ônibus', com todas as letras.
4 comentários:
Ótima iniciativa a sua de explicar nos mínimos detalhes. Depois que se aprende, tudo fica super fácil, mas até lá...
Abraços.
Obrigado pelos comentarios Claudia! Um grande abraço.
Eu nunca entendia porque no Brasil isso nunca tinha sido implantado. Só com o tempo pude perceber que nossos gestores não tem capacidade intelectual para realizarem projetos tão simples e úteis como esses...
Até agora nosdemosmuito bem andando de onibusem Paris o bom é que podemos ver a cidade de metrô não.
Postar um comentário