Um projeto supimpa que já está prontinho para sair do papel é a repaginada completa que a prefeitura de Paris deve realizar em boa parte das margens do Sena.
“Menos carros e mais pedestres” essa é a proposta do prefeito Bertrand Delanöe para melhorar ainda mais a qualidade de vida na cidade. Uma idéia superbe para a população parisiense e muito boa para os turistas que visitam a cidade.
Atualmente as margens do Sena são parcialmente abertas aos pedestres, ciclistas e patinadores aos domingos através do programa Paris Respire, sobre o qual já falei aqui no blog (Duvida? Então clica aqui pra você ver) e nos verões, quando acontece a Paris Plage. Na Rive Gauche (a margem do rio que fica do lado do quartier Saint-Germain), o projeto prevê o fechamento dos quais baixos à circulação de veículos, de Solferino a l’Alma. Já na Rive Droite (a margem que fica do lado do Louvre) a circulação deverá ficar mais lenta para que os pedestres possam acessar o rio de forma mais fácil e segura.
As mudanças mais visíveis só devem começar a acontecer a partir de 2012, mas bem antes disso já será possível perceber muitas diferenças, sobretudo no trânsito local. Muitas obras de planejamento e infra-estrutura serão concluídas antes que comece a parte do 'embelezamento' propriamente dito. Bacana? Então da só uma uma espiada no que deve vir por aí...
A passarela Debilly, entre o Palais de Tokyo e o museu do Quai Branly, será decorada com kakémonos (os tradicionais murais verticais japoneses) que anunciarão a programação do museu. A passagem subterrânea de pedestres que existe hoje será suprimida.
O jardim de Tuileries vai receber um acesso direto ao Sena. Também haverá um novo espaço especialmente preparado para receber eventos ao ar livre.
A Pont Marie (uma das minhas pontes preferidas na cidade) vai ficar ainda mais bonita com a instalação de um café flutuante.
Uma nova promenade deve se estender do Bassin de l’Arsenal até o Hotel de Ville. A calçada que fica ao lado do rio Sena será alargada para dar maior comodidade aos pedestres. Balsas ancoradas ao longo do percurso serão dedicadas a atividades esportivas.
Na maison rouge de Port des Célestins esta prevista a inauguração de um agradável café.
Também será possível caminhar pela margem do rio, da torre Eiffel ao museu d’Orsay. Áreas verdes avançarão sobre as águas do rio através de balsas onde devem funcionar um mercado de flores e um jardim botânico.
As proximidades de Invalides e de l’Alma serão instalados espaços para a prática de esportes ao ar livre.
Na ponte Alexandre III, deverão existir um café, novos pontos de Batobus e Voguéo, além de uma correspondência com a linha C do RER.
Jardins flutuantes ornamentarão o trecho do rio que passa em Port des Invalides-Concorde.
Dá só uma olhada na escadaria que vai ligar o parvis do museu d’Orsay diretamente ao rio Sena.
A noite, a escadaria se converte em arquibancada para as sessões de cinema ao ar livre.
“Menos carros e mais pedestres” essa é a proposta do prefeito Bertrand Delanöe para melhorar ainda mais a qualidade de vida na cidade. Uma idéia superbe para a população parisiense e muito boa para os turistas que visitam a cidade.
Atualmente as margens do Sena são parcialmente abertas aos pedestres, ciclistas e patinadores aos domingos através do programa Paris Respire, sobre o qual já falei aqui no blog (Duvida? Então clica aqui pra você ver) e nos verões, quando acontece a Paris Plage. Na Rive Gauche (a margem do rio que fica do lado do quartier Saint-Germain), o projeto prevê o fechamento dos quais baixos à circulação de veículos, de Solferino a l’Alma. Já na Rive Droite (a margem que fica do lado do Louvre) a circulação deverá ficar mais lenta para que os pedestres possam acessar o rio de forma mais fácil e segura.
As mudanças mais visíveis só devem começar a acontecer a partir de 2012, mas bem antes disso já será possível perceber muitas diferenças, sobretudo no trânsito local. Muitas obras de planejamento e infra-estrutura serão concluídas antes que comece a parte do 'embelezamento' propriamente dito. Bacana? Então da só uma uma espiada no que deve vir por aí...
A passarela Debilly, entre o Palais de Tokyo e o museu do Quai Branly, será decorada com kakémonos (os tradicionais murais verticais japoneses) que anunciarão a programação do museu. A passagem subterrânea de pedestres que existe hoje será suprimida.
O jardim de Tuileries vai receber um acesso direto ao Sena. Também haverá um novo espaço especialmente preparado para receber eventos ao ar livre.
A Pont Marie (uma das minhas pontes preferidas na cidade) vai ficar ainda mais bonita com a instalação de um café flutuante.
Uma nova promenade deve se estender do Bassin de l’Arsenal até o Hotel de Ville. A calçada que fica ao lado do rio Sena será alargada para dar maior comodidade aos pedestres. Balsas ancoradas ao longo do percurso serão dedicadas a atividades esportivas.
Na maison rouge de Port des Célestins esta prevista a inauguração de um agradável café.
Também será possível caminhar pela margem do rio, da torre Eiffel ao museu d’Orsay. Áreas verdes avançarão sobre as águas do rio através de balsas onde devem funcionar um mercado de flores e um jardim botânico.
As proximidades de Invalides e de l’Alma serão instalados espaços para a prática de esportes ao ar livre.
Na ponte Alexandre III, deverão existir um café, novos pontos de Batobus e Voguéo, além de uma correspondência com a linha C do RER.
Jardins flutuantes ornamentarão o trecho do rio que passa em Port des Invalides-Concorde.
Dá só uma olhada na escadaria que vai ligar o parvis do museu d’Orsay diretamente ao rio Sena.
A noite, a escadaria se converte em arquibancada para as sessões de cinema ao ar livre.
Um comentário:
Não gostei das alterações do Quai d'Orsay . Ficou feio e não se harmoniza com o Musée .
Mas as outras são bem bacanas .
Renato - Santos - Brasil
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