21 de julho de 2010

Buenos Aires com ar parisiense

Ao acessar o portal Uol esta manhã para a minha tradicional espiada matinal nas notícias do Brasil, me deparei com este belo artigo da colunista Gabriela Borges: Caminhada histórica pela Recoleta traz um pouco de Paris em Buenos Aires.

O artigo apresenta um roteiro verdadeiramente muito bonito para ser feito a pé pelas ruas do bairro da Recoleta, e mostra a influência parisiense na arquitetura e na vida cotidiana da capital argentina. Como acabo de retornar de um período de trabalho corrido, mas também muito agradável em Buenos Aires, li o artigo com particular satisfação.

'Le Penseur' de Auguste Rodin diante do Congreso de la Nación Argentina.

Algumas ruas e edifícios da Recoleta (e também de outros pontos de Buenos Aires) conseguem mesmo transportar nossa memória e imaginação até a Cidade-Luz, graças à atmosfera parisiense que se reflete tanto no estilo haussmannien de sua arquitetura quanto nos hábitos portenhos que são, ao seu próprio modo, também um pouco parisienses - como o de bebericar um café em mesinhas dispostas na calçada, ou o de fazer pique-nique nos gramados de jardins públicos, por exemplo.

Impossível caminhar pelo Patio Bullrich e não lembrar das galerias cobertas de Paris.

Depois de um período de tanta pobreza intelectual estampando nossos jornais em fomento a uma rivalidade futebolística burra, nada melhor do que começar o dia lendo um bonito artigo, escrito para um site brasileiro e proporcionando um passeio com ares parisienses pela capital argentina.

O rosedal: um autêntico jardim francês no coração do parque Palermo.

Nesse meu período portenho aprendi que o saber compartilhar é um dos valores de maior importância para o povo argentino - uma virtude que é passada de geração a geração através da tradição do mate. Na impossibilidade de dividir um mate com vocês, compartilho esse texto de Gabriela Borges para o Uol Viagens, o qual mostra um pedacinho de Paris em Buenos Aires.

O palácio Estrogamou: como em tantos outros palacetes portenhos, a influência da Paris de Haussmann.

Além do texto, uma bela galeria de fotos complementa o artigo: Buenos Aires parisiense.

3 comentários:

Cláudia disse...

Jack,
não é à toa que também adoro Buenos Aires. Ótima idéia postar essa matéria no Viver Paris.
Abraços.

Jackson Martins disse...

Obrigado Claudia. Felizmente Buenos Aires tras um pouquinho dessa atmosfera parisiense para bem perto do Brasil. Um grande abraco!

Gabriela Borges disse...

Claudia, sou a Gabriela Borges, jornalista que escreveu o artigo. Só hoje encontrei esse seu post. Muito obrigada! Um abraço =)