13 de julho de 2010

Paris: dicas para celebrar o 14 de julho

Então Joãozinho, como você nunca foi de faltar na aula de história já deve estar sabendo que no dia 14 de julho a França se põe em festa para celebrar a tomada da Bastilha - uma das datas mais importantes do calendário oficial francês.

E para que você não perca os eventos que acontecerão em Paris nessa data, o Viver Paris conta pra você o que vai acontecer de bacana na cidade para que você possa festejar a queda da Bastilha com tudo a que tem direito. Ou como dizia a vovó: com fé e caridade! E essa festa de tão bacana já começa de véspera...

13 de julho

Bal de la Diversité: Nenhum lugar é mais propício para celebrar a queda da Bastilha do que a própria Place de la Bastille. Sendo assim, a partir das 20h30, acontecerá na Bastille um concerto gratuito animadíssimo onde Stanislas, Amadou et Mariam, Kaled (mais conhecido dos brasileiros por emplacar alguns de seus sucessos em novelas da Globo), Chimène Badi e Sheryfa Luna (a musa do R&B francês) dividirão o palco com outros artistas no Bal de la Diversité (Baile da Diversidade). O show contará com a apresentação de Audrey Chauveau e Eddy Murté da France Télévision, e será transmitido ao vivo pelo canal France Ô.

Para chegar na Place de la Bastille é bem fácil: basta pegar a linha 1, 5 ou 8 do metrô e descer na estação Bastille.



Salve simpatia: muito queridos pelos franceses, Amadou e Mariam vêm diretamente do Mali para a grande festa da diversidade cultural parisiense. Ah, o nome da musica? Danse de Sourire, com a participação de Manu Chao.

Bal des Pompiers: Ainda na véspera do 14 de julho, acontece o tradicional Bal des Pompiers (Baile dos Bombeiros). Com o perdão do trocadilho, é uma festa flamejante que acontece anualmente em todas as 40 casernas do corpo de bombeiros de Paris. Agora se liga Joãozinho: se sua namorada bater o pé e quiser ir nessa festa, vá com ela sem fazer cara feia - e depois agradeça. É diversão garantida!

A festa dos bombeiros é feita no dia 13 porque no dia 14 os caras precisam estar alinhados para o desfile na Champs-Elysées - portanto, vê se não vai queimar o filme e sair contando pra todo mundo que o Bal des Pompiers começa as 21h00 mas só acaba depois das 4h00 da manhã do dia seguinte.

Vale lembrar que durante o ano passado os bombeiros de Paris atenderam a mais de meio milhão de ocorrências, das quais 362.000 visavam o salvamento de vítimas de algum tipo de acidente, resultando na ação direta para o salvamento de mais de 20.000 vidas. Durante suas atividades em 2009, 406 bombeiros parisienses foram feridos em serviço. Toda a renda obtida com a venda de convites para o baile será revertida na melhoria da qualidade de vida desses bombeiros e de suas familias.

Para maiores informações, acesse: Pompiers de Paris

Para quem quiser aproveitar a noitada do dia 13, dá tempo de sair do show da Bastille e correr até a caserna de bombeiros mais próxima para festejar até amanhecer. Mas recomendo que você se recomponha rápido, porque no dia seguinte logo pela manhã...

14 de julho

Desfile na Champs-Elysées: Este ano o que não faltam são motivos para comemorar no desfile que tem início as 10h30 da manhã. Na edição de 2010 a França homenageia os 50 anos de independência de 13 de suas ex-colônias africanas, convidando as tropas desses países para desfilarem ao lado dos soldados franceses na avenida mais bonita do mundo. O desfile aéreo também tem motivos de sobra para caprichar este ano, já que a França celebra o centenário de sua aeronáutica naval. O evento ainda terá pára-quedistas saltando dos aviões e descendo na Place de la Concorde diante da tribuna presidencial. Também serão homenageados (com presença garantida no evento) os soldados franceses que retornaram do Afeganistão e as forças de assistência, resgate e salvamento que auxiliaram as vítimas do terremoto no Haiti.

O desfile militar na Champs-Elysées é mesmo inesquecível, mas vale lembrar que para acessar os lugares mais próximos da Champs você precisará passar por revista. Portanto, evite levar mochilas, sacolas, comida, garrafinhas de água e afins, pois esses objetos serão educadamente confiscados e devolvidos apenas quando você sair do local. A máquina fotográfica está liberada.

Queima de fogos: Esse é o momento mais aguardado do 14 de julho. Os belíssimos fogos de artifício iluminarão os céus de Paris a partir das 23h00 nas imediações da Tour Eiffel e do Champ-de-Mars. Este ano o tema são os países francófonos, com homenagem especial para o Haiti. Como acontece todos os anos, o entorno do Trocadero estará fechado desde a tarde do dia 14 por razões de segurança.

Mesmo que seja em meio a multidão, não conheço lugar melhor para ver de pertinho a queima de fogos da Tour Eiffel do que o Champ-de-Mars - além do mais é gratuito e vale a festa. Apenas uma dica: como de costume, não está valendo levar bebidas alcoólicas para o Champ-de-Mars. A polícia parisiense estará atenta para recolher todas as garrafas e latinhas de bebida alcoólica que encontrar por ali. Como é para a nossa própria segurança, nada mais civilizado do que colaborar para que a festa seja bonita e tranquila. Fazer coisa errada, além de feio, leva a gente para o Inferno.

Juddmonte Grand Prix de Paris: Outra opção bacana e igualmente gratuita para quem quer comemorar com queima de fogos (mas com um pouco mais de comodidade), é participar das festividades do 14 de julho no Hippodrome de Longchamp. A partir das 16h00 os portões do hipódromo mais charmoso da França estarão abertos para quem quiser participar. Tanto a entrada quanto o estacionamento serão gratuitos nesse dia. Durante as festividades acontecerão 8 corridas válidas pelo Juddmonte Grand Prix de Paris, além de música, jogos interativos para os adultos, Disco Kids Party e passeios de pônei para as crianças. E claro... Uma belíssima queima de fogos.

Para fazer a conexão entre o hipódromo de Longchamps e Paris, são disponibilizados ônibus exclusivos partindo da Place de Porte Maillot. Para maiores informações, acesse: France Galop

2 comentários:

Ana Margarida disse...

Oi Jackson, mais uma vez fiquei bem esclarecida, está nota 10. A minha ida afinal não poderá ser tão para breve como eu pensava mas lendo o teu blog sempre posso ir sonhando e conhecendo mais e mais sobre " Viver em Paris" Bjs Obrigada mais uma vez.

Jackson Martins disse...

Oi Ana Margarida! Fico contente em saber que as dicas estão sendo uteis no planejamento da sua viagem e que o blog segue agradando. Ah, e quem agradece sou eu! Um grande abraço.