4 de julho de 2010

Paris: Dicas para facilitar a escolha do hotel

Todo e qualquer viajante que se dispõe a visitar um lugar diferente pela primeira vez por conta própria, inevitavelmente acaba se deparando com algumas dúvidas ao longo do planejamento da viagem. E não dá para ser diferente: isso faz parte do planejamento, e acontece até mesmo com os viajantes mais experientes.

Cada lugar tem suas particularidades que podem facilitar ou dificultar a vida do turista no momento de montar o seu plano de viagem - e com Paris não é diferente. Sobretudo no momento em que se decide por fazer uma reserva de hotel pela internet sem nunca antes ter pisado na cidade.

Se esse é o seu caso, não se preocupe Joãozinho. Atualmente a internet dispõe de ferramentas super práticas que podem facilitar bastante a vida de quem se depara com esse tipo de situação. O importante é conhecer algumas regrinhas simples sobre a cidade para que você possa usar essas ferramentas de forma certeira e sem complicações.

Hotel Confort Inn: opção em categoria turística na rue Moufftard (5ème)

Para tentar dar uma mãozinha nessa etapa do seu plano de viagem, tentarei explicar de forma detalhada algumas particularidades de Paris que simplificam muito as coisas quando as conhecemos. Selecionei algumas dúvidas que costumam chegar até mim de forma recorrente para dividir as respostas com você. Vamos lá?

P: Achei uma lista de endereços de hotéis na internet. Como faço para saber se ficam dentro de Paris ou em alguma cidade próxima?

R: Para saber de forma rápida e indolor se o hotel em que você está planejando ficar fica dentro ou fora de Paris, basta verificar o código postal no endereço do hotel.

Os códigos postais na França são compostos por 5 dígitos, e os da cidade de Paris começam sempre com 75 - os dois primeiros números do código postal indicam o département ao qual pertence a cidade, e Paris tem o código 75 exclusivo só para ela. As cidades que ficam nos três départements que compõem a região periférica de Paris têm os códigos postais começados por 92 (Hauts-de-Seine), 93 (Seine-St-Denis) e 94 (Val-de-Marne). Então, se o seu propósito é se hospedar na cidade de Paris, o código postal do hotel deve começar por 75; se considera se hospedar em localidades periféricas, considere também hotéis de código postal começados por 92, 93 e 94; e, finalmente, descarte hotéis cujo código postal começar por qualquer outro número diferente desses.

Arènes de Lutèce: atração histórica no 5ème arrondissement.

P: Vale a pena ficar hospedado em locais periféricos, fora de Paris?

R: Depende, Joãozinho. No geral, a hospedagem em arrondissements mais afastados do centro costuma se traduzir em alguma economia. Ao se hospedar fora da cidade de Paris a economia pode ser maior ainda. Costumo dizer que, mais importante do que se hospedar perto do centro, é se hospedar perto de uma estação de metrô. Paris conta com uma malha metroviária com 14 linhas amplamente interligada e que alcança também as cidades vizinhas. Paris tem arrondissements mais afastados do centro que são verdadeiramente excelentes, assim como algumas das localidades periféricas fora de Paris. Mas numa viagem a Paris não é só economia o que conta, existe toda uma sensação de empolgação por se estar 24 horas por dia na cidade, e isso também não pode ser descartado. Portanto, despertar pela manhã e ter Paris em toda a plenitude passando pela janela do seu quarto também deve pesar na escolha. Assim, a decisão entre se hospedar dentro ou fora da capital vai depender muito de fatores pessoais como: orçamento, comodidade e propósito da viagem.

Localizada fora da Paris intra-muros, Neuilly-sur-Seine (92) é interligada à capital por um eficiente sistema de transporte público.

P: Vale a pena fazer o pagamento antecipado do hotel pela internet?

R: Em alguns casos vale. Bons descontos são oferecidos periodicamente nos hotéis de redes hoteleiras como a Accor (Ibis, Mercure, Etap, etc.), por exemplo, para quem opta pelo pagamento pela internet no momento da reserva. Quando existirem descontos promocionais, as condições de preços especiais para o pagamento feito pela internet aparecerão descritas no site do hotel.

P: Como sei em que arrondissement fica o hotel se essa informação não aparece no endereço?

R: Aparece sim. Basta verificar os 2 últimos números do código postal. Por exemplo, se o endereço do hotel tem código postal 75001, significa que fica dentro de Paris e no 1° arrondissement. Ou então se o hotel tem código postal 75016 ou 75116, significa que, em ambos os casos, fica dentro de Paris no 16° arrondissement.

Localizada na département de Hauts-de-Seine (92), La Défense também tem um lado sossegado que em nada lembra a agitação constante do maior centro financeiro francês.

P: E como faço para saber se o arrondissement fica perto ou longe do centro?

R: O mapa da cidade de Paris é bem redondinho, e a numeração dos arrondissements começa bem no centro da cidade, e vai crescendo ao redor do centro como se fosse um caracol, até o 20°. Dessa forma, os arrondissements de numeração mais alta estão mais afastados do centro, como você pode observar no mapa abaixo:

Ah, ficou curioso para saber os nomes dos arrondissements, né? 1° Louvre; 2° Bourse, 3° Temple, 4° Hôtel-de-Ville, 5° Panthéon, 6° Luxembourg, 7° Palais-Bourbon, 8° Elysée, 9° Opéra, 10° Entrepôt, 11° Popincourt, 12° Reuilly, 13° Gobelins, 14° Observatoire, 15° Vaugirard, 16° Passy, 17° Batignolles-Monceau, 18° Butte-Montmartre, 19° Buttes-Chaumont, 20° Ménilmontant. Apesar de terem nomes, o mais comum é chamá-los mesmo de 1°, 2°, 3°...

Já os quartiers são subdivisões administrativas dos arrondissements, sendo que cada arrondissement é dividido em 4 quartiers administrativos. Mais do que uma divisão geográfica, os quartiers parisienses representam espaços urbanos providos de identidade comum nos planos arquitetônico, social e cultural.

P: Como saber se o hotel fica perto de algum local turístico conhecido?

R: Agora que você já sabe identificar o arrondissement do hotel, vejamos o que de bacana tem por perto:

1 Arr: Louvre, Jardin de Tuileries, Place Vendôme, Palais Royal, St Eustache, Sainte Chapelle, Consiergerie, Musée de la Orangerie, Jeu de Paume.
2 Arr: Biblioteque National e Burse (bolsa de valores).
3 Arr: Musée Carnavalet, Musée des Arts et Métiers e Square du Temple.
4 Arr: Notre Dame, Hôtel de Ville, Place des Vosgues, St-Gervais, Centre Georges Pompidou, Maison de Victor Hugo, Hôtel de Sully, Café Lutece, Ile St-Louis, St-Paul.
5 Arr: Sorbonne, St-Etienne-du-Mont, St-Séverin, Grande Mosquée de Paris, Arènes de Lutèce, Panthéon, Jardin des Plantes.
6 Arr: St-Germain-des-Prés, Jardin du Luxembourg, Musée National Eugène Delacroix, Café de Flore, Café Deux Magots, St-Sulpice.
7 Arr: Hôtel des Invalides, Musée Rodin, Tour Eiffel, Champs de Mars, Musée d’Orsay, Bon Marché.
8 Arr: Avenue des Champs Elysées, Place de la Concorde, Arc du Triomphe, Grand Palais, Petit Palais, Madeleine, Palais de l’Elysée.
9 Arr: Printemps, Galeries Lafayette, Palais Garnier (Opèra), Sainte-Trinité.
10 Arr: Canal St-Martin.
11 Arr: Place de la Bastille, Place de la Republique, Place de la Nation e Alée Verte.
12 Arr: Bercy Village, Parc Bercy, Promenade Plantée, Opèra Bastille e Bois de Vincennes.
13 Arr: Place d’Italie e Biblioteque François Mitterrand.
14 Arr: Parc Montsouris e Cinté Internationale Universitaire de Paris.
15 Arr: Stade Suzanne Lenglen, Parc des expositions de la porte de Versailles, Palais des Sports de Paris, Parc Georges Brassens, Parc André Citroën e Alée des Cygnes.
16 Arr: Maison de la Radio, Maison de Balzac, Musée Baccarat, Palais de Chaillot, Palais de Tokyo, Stade Roland-Garros, Musée Marmottan, Hippodrome d’Auteil, Hippodrome de Longchamp, Stade Parc des Princes, Bois de Boulogne, Parc de Bagatelle e Jardin d’Acclimatation.
17 Arr: Parc Monceau e Avenue des Ternes.
18 Arr: Place du Tertre, Moulin Rouge, Cabaret du Lapin Agile e Basilique du Sacré-Coeur, Cimetière de Montmartre.
19 Arr: Parc des Buttes-Chaumont, Bassin de la Villette, Parc de la Villette, Cité des Sciences et de l'Industrie, Cité de la Musique e Le Zénith.
20 Arr: Cimitière du Père-Lachaise e Parc de Belleville.

Parc des Buttes-Chaumont: para exercitar a contemplação no 19ème. (Foto: Jean-Louis Vandevivère)

P: Como saber se o hotel fica localizado em uma rua agradável?

R: É aqui que devemos fazer a tecnologia jogar a nosso favor. A cidade de Paris foi toda fotografada para o Google Maps, uma ferramenta de localização de endereços em mapas geo-referenciados que permite, inclusive, que você faça uma caminhada virtual por qualquer ponto da cidade.

Para ver como é a fachada do hotel e percorrer suas imediações - e também dar uma circulada virtual pelas ruas de Paris - faça assim:

1. Acesse o site do Google Maps.

Com exemplo fica mais fácil? Então vamos imaginar que você está pensando em se hospedar no Hotel Ibis de Porte Dorée (111 Boulevard Poniatowski - 75012 Paris) e quer dar uma espiada na localização do hotel.

2. Digite o endereço do hotel na caixinha de pesquisa e clique em Recherche Google Maps (Pesquisar no Mapa):

3. O Google Maps realiza a busca e mostra a localização exata do hotel no mapa de Paris:

4. Clique no bonequinho amarelo que aparece no canto superior esquerdo do mapa (logo acima da barra de zoom) e com o botão do mouse pressionado arraste-o até o ponto indicado no mapa:

5. Et voilà ! Olha só na foto abaixo onde viemos parar: bem diante da porta do hotel! Para ativar o zoom, basta dar duplo clique na tela.

6. Agora é só ir clicando nas setas ao longo das ruas para se movimentar livremente pelas imediações e ver o que tem de bacana perto do hotel. Letras 'M' vão aparecendo no percurso para indicar onde estão as estações de metrô.

E confesso que gosto de usar essa ferramenta do Google até por simples diversão, já que dá para percorrer todas as ruas da cidade dessa maneira.

P: Sai muito caro me hospedar no Hôtel de Ville?

R: Joãozinho!

5 comentários:

FZ disse...

Jackson,

EXCELENTE artigo !

Sempre que ou a Paris fico na mesma região (14º arron.), um pouco por já conhecer e outro por gostar muito :). Seu texto me encorajou a mudar de lugar :).

Obrigado, e continue o ótimo "trabalho" (entre aspas pq imagino como deve ser bom escrever sobre o que a gente gosta).

Jackson Martins disse...

FZ, muito obrigado pelas palavras.

Confesso que é mesmo muito bom passar o tempo livre escrevendo sobre Paris. Assim como é gratificante ajudar outras pessoas a descobrirem a cidade e a cultivarem uma relação de carinho e respeito por Paris e sua cultura. Pena que utimamente eu tenha tido tão pouco tempo para me dedicar ao blog... Mas devagar e sempre, vâmo que vâmo!

Um grande abraço.

Wagner R. Lima disse...

Já estive em Paris (só) 2 vezes. Se tivesse grana teria estado umas 20...
Sou do tipo que pesquisa muiiiito antes de qqer viagem. E ADOREI seu artigo, muito bem explicado e com dicas valiosas. PARABÉNS!
Vou novamente agora em maio/2011 (já até reservei o Hotel Villa Fenelon- 9 arr),por estar c/ uma criança de 5anos prefiri/prefiro um local mais próximo ao centro. Pensei em alugar apto/studio, mas como na saída vou ter que deixar o apto/studio as 3hs da manhã, fico com medo de não ter alguém para verificar o apto e correr o risco de falarem que quebrei ou estraguei alguma coisa e debitarem no cartão de crédito.
Gostaria de fazer uma pergunta:
Conhece o site www.private-homes.com, sabe se é confiável? Vc tem alguma outra dica?

Grato, abç,
Ricardo Lima

Anônimo disse...

Eu alugo com a friendlyrentals.com. Ja aluguei em Buenos Aires e em Roma eles estao la a qualquer hora que vc pedir. Em Buenos aires tive que sair mais cedo por um problema no voo e eles chegarm 15 min depois que liguei. Os aptos sao exatamente como as fotos no site. Viajo com 2 crianças e prefiro apto. agora irei p paris em 21.01, aluguei um flat com eles. Boa sorte, Ilkanegreiros@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!
Obrigada pela ajuda, é bem útil o seu blog.
Estou indo agora no final de maio para Paris com meu marido, meu avô e sua esposa. Devido a falta de tempo, deixamos para última hora a hospedagem. Ouvi dizer que o "Quartier Latin" é uma zona muito boa, uma pena que não vejo nada disponível por lá e o que tem está caríssimo, tipo; R$600,00 a diária.
Você teria alguma orientação, uma dica para um bom ponto, perto do metrô para ficarmos por 3 dias?
Obrigada,
Diana.