
A linha 1 do metrô de Paris foi a primeira linha metroviária a operar na França. Inaugurada em 1900 para a Exposição Universal, a linha percorria na época o trajeto entre as estações Porte de Vincennes e Porte Maillot. Atualmente, a linha 1 é também a mais movimentada dentre as 16 linhas operadas pela RATP e até 2012 será a segunda a contar com operação completamente automatizada - atualmente a linha 14 é única da rede a operar com automatismo integral.

Os primeiros estudos para a construção do metrô de Paris começaram em 1845. Porém, a obra só foi concluída anos mais tarde sob o comando do engenheiro Fulgence Bienvenüe - conhecido na França como o pai do metrô. Foi ele quem em 1895 desenvolveu o ante-projeto do que viria a ser, de fato, o metrô parisiense.

Ao longo de sua vida Bienvenüe colecionou inúmeras homenagens em reconhecimento aos seus feitos notáveis dedicados ao metrô de Paris. Entre elas, o título de Cavaleiro da Legião de Honra da França, a Grande Medalha de Ouro de Paris e até uma estação de metrô foi batizada em sua homenagem: a Montparnasse-Bienvenüe. Um selo postal também foi editado em sua memória em 1987 e hoje é objeto disputado por colecionadores de todo o mundo. Mesmo tendo perdido o braço esquerdo durante uma obra, Bienvenüe trabalhou praticamente até o final de sua vida, atuando como engenheiro conselheiro da cidade de Paris até sua aposentadoria definitiva em dezembro de 1932 aos 80 anos de idade. O pai do metrô de Paris morreu em 3 de agosto de 1936 e repousa na divisão 82 do Père-Lachaise.

Engenharia a parte, as elegantes edículas que ornamentavam as entradas das estações em estilo art nouveau foram projetadas pelo arquiteto Hector Guimard. Ainda hoje algumas dessas belas edículas podem ser vistas em Paris. As edículas Guimard também já ganharam um post só para elas aqui no blog.

Como na época não existiam as modernas perfuratrizes conhecidas como tatus para cavar os túneis do metrô, as ruas e avenidas de Paris eram totalmente abertas e escavadas para a colocação dos trilhos e a construção de plataformas. Ao término da construção, tudo era coberto com terra e concreto e a avenida era novamente pavimentada. Pois é Joãozinho, como já dizia o seu vô Eupídio "quem quer faz!" - e em Paris foi assim.

Atualmente o metrô de Paris se estende por 211km de trilhos distribuídos em 16 linhas e 298 estações. A rede metroviária de Paris atende diariamente cerca de 4,5 milhões de usuários e emprega mais de 15 mil pessoas.

O termo metrô usado em diversos países do mundo é originário da abreviação do nome da companhia que operava o sistema de transporte subterrâneo de Paris na época de sua construção, a Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris - popularmente conhecida como Métro.
5 comentários:
Eu amo Paris, amo seu blog!
:)
Oi Jackson! Já estive em Paris algumas vezes, mas sempre só com adultos. Agora vamos levar nossa pequena de 5 anos conosco, no final do inverno e gostaria de saber (pois não encontrei nada sobre isso): como funcionam os tickets para criança? Existe carnê de "enfants"?
Obrigada!!!
Dani, obrigado pelas palavras! Paris e o blog sentem-se honrados. Um grande abraco!
Claudia, no métro, onibus e RER de Paris a gratuidade alcanca apenas criancas ate 4 anos desde que nao ocupem assento. Criancas de 5 a 10 anos pagam meia tarifa nos bilhetes avulsos e nos carnets de 10 bilhetes. Basta solicitar ao atendente nos guichets da RATP para ter direito ao desconto. Obrigado pelo comentario. Um abraco e boa viagem!
Obrigada Jackson!! Estamos muito ansiosos para levá-la! Será mesmo inesquecível nossa primeira viagem internacional com a pequena! Abraço!
Fico tão triste quando leio ou escuto alguém criticar o metrô de Paris... Reclamam porque não tem escada rolante. Absurdo. Construído em 1900, quanta história e quanta determinação. 16 Linhas. Aqui, na maior metrópole da América Latina, 5 mal acabadas linhas... Uma pena. Exemplo a ser seguido.
Postar um comentário