2 de novembro de 2008

Edículas Guimard

Construída em 1900, a entrada da estação Porte Dauphine da linha 2 do metrô tem uma das mais belas e conservadas edículas Guimard de Paris. As edículas Guimard foram construídas entre os anos de 1900 e 1903 pelo artista Hector Germain Guimard para as linhas de 1 a 6 do metrô parisiense - que eram todas as linhas que constituiam a rede metroviária na época.

As duas edículas que eram consideradas as mais belas já construídas por Guimard (Etoile e Bastille) foram destruídas em 1962 para atender a projetos de modernização das estações. Existem hoje 87 dessas edículas distribuídas em 61 estações do metrô. As mais bonitas são a de Porte Dauphine, Châtelet (na Place Sainte Opportune) e Abbesses (edícula que originalmente pertencia à estação Hôtel de Ville).

Ontem tirei essas fotos da edícula Guimard da estação Porte Dauphine. Localizada na Place du Paraguay, ela está instalada próxima do local onde era o criadouro de faisões de Marie-Antoinette, esposa do rei Louis XVI.

Hoje o metrô de Paris conta com 14 linhas que se estendem por 211,3 quilômetros e 380 estações - atualmente as linhas 4, 12 e 13 passam por trabalhos de expansão.

Nenhum comentário: