13 de novembro de 2008

Os melhores sorvetes de Paris

Tudo bem que o vento gelado que prenuncia o inverno já se instalou na cidade, mas isso não é motivo para que você deixe de provar os deliciosos sorvetes parisienses. Os três fabricantes mais tradicionais e bem conceituados dessas delícias geladas em Paris são: Berthillon, Amorino e Gelati d’Alberto. Se a pergunta for "Qual deles tem o melhor sorvete de Paris"? A resposta é fácil: Experimente os três. O melhor sorvete de Paris será, para sempre, aquele que você mais gostar. Todos os três oferecem qualidade diferenciada, usam apenas ingredientes naturais (nada de corante, conservante, edulcorante, acidificante ou qualquer outro -ante artificial) e fazem o seu sorvete de forma artesanal - com o capricho que só tem quem conhece e ama aquilo que faz. Por trabalharem somente com frutas frescas selecionadas, a carta de sabores costuma variar de acordo com a época do ano. Mas que tal conhecermos um pouquinho mais sobre cada um desses mestres sorveteiros?

A Berthillon é a mais famosa maison glacier de Paris. Instalada na charmosa rue de Saint-Louis en l’Île, tornou-se uma verdadeira referência quando se fala na Île Saint-Louis. A casa foi fundada em 1954 por Raymond Berthillon e em 1961 já havia sido mencionada pelos emblemáticos jornalistas Gault e Millau no Guide de Paris. Ainda hoje a Berthillon permanece uma empresa familiar, mas além da famosa sorveteria com salão de chá na Île Saint-Louis, dispõe de mais de uma centena de pontos de revenda autorizados na região de Île-de-France.

A casa Berthillon na Île Saint-Louis.

Segundo o guia The Ten Best of Everything, The Ultimate Guide for Travelers de Nathaniel Lande, a Berthillon figura entre as 10 melhores sorveterias do planeta. Além de turistas de todo o mundo que fazem fila à sua porta, a casa costuma atrair celebridades francesas, como o cantor Georges Moustaki e a atriz de cinema Carole Bouquet - que costumam aparecer por lá sem muita cerimônia. Mas badalação à parte, o que faz mesmo a diferença na Berthillon é o sabor pronunciado do sorvete. Apesar de contar com uma respeitosa gama de sabores tentadores, é o sorvete de morangos silvestres (fraises des bois) que há mais de meio século é considerado o carro-chefe da casa.

Aviso aos viajantes: a Berthillon fecha anualmente para férias entre a segunda quinzena de julho e o final de agosto. Durante esse período, os sorvetes Berthillon não são fabricados nem mesmo para a distribuição aos seus revendedores.

Já a Amorino é uma autêntica sorveteria italiana made in France. A marca criada em Paris há 5 anos conta hoje com 28 lojas espalhadas pelo mundo (das quais 8 em Paris e 3 em Shanghai). E esse rápido crescimento é justificado pelas saborosas receitas originais importadas da Itália. Na carta, sabores tentadores e inusitados como tiramisu ou omelete da Noruega. Os fundadores da Amorino são dois jovens amigos de infância de origem italiana que parecem ter a competência aliada ao toque de Midas: Paolo Benassi era gerente da famosa maison de prêt-à-porter Max Mara, e Cristiano Sereni foi o inventor das locadoras de DVD Cinebank - as máquinas de locação de DVD que funcionam como se fossem caixas eletrônicos e que hoje estão espalhadas por toda a França. A primeira unidade da Amorino foi instalada numa antiga Häagen-Dazs que não andava bem das pernas - e a escolha do endereço foi uma aposta ousada: a loja foi aberta no número 47 da rue de Saint-Louis en l’Île, a poucos metros da Berthillon. E o sucesso foi imediato - justamente porque a Amorino aproveitou para abrir suas portas tão logo a Berthillon fechou para as férias anuais de 2002. Os turistas desavisados sobre o fechamento anual da Berthillon foram os primeiros clientes da Amorino.

Loja da Amorino na cidade de Cassis, sul da França.

E se a estratégia dos fundadores foi certeira no início, a qualidade do sorvete Amorino sustentou com mérito a historia de sucesso da marca: algumas das lojas de Paris chegam a atender mais de 1.000 clientes por dia. No laboratório centralizado em Ivry-sur-Seine são elaborados os 24 sabores da marca (20 permanentes e 4 sazonais). Seguindo a tradição da Emilia Romana (região italiana de origem dos fundadores), os sorvetes Amorino são servidos caprichosamente em forma de flor, e não em bolas.

Também seguindo a tradição da Emilia Romana, os sorvetes em flor da Gelati d'Alberto.

O ViverParis! já dedicou um artigo exclusivo à Gelati d’Alberto, que forma juntamente com Berthillon e Amorino a tríplice coroa das sorveterias parisienses.

Glacier Berthillon
29-31 rue Saint Louis en l'Île

Metrô: Pont-Marie linha 7
Tel.: 01 4354 3161
Abre de quarta a domingo das 10h00 às 20h00

Amorino
47 rue Saint Louis en l'Île
Metrô: Pont-Marie linha 7
Tel.: 01 4407 4808
Abre diariamente das 12h00 às 24h00

Gelati d’Alberto
Metrô: Châtelet linhas 1, 4, 7, 11 e 14
Tel.: 01 7711 4455
Abre diariamente das 12h00 às 24h00

Foto menor: o cornet caprichado da Amorino.

2 comentários:

Anônimo disse...

The best ice cream in the world!!!
by ASY - Bauru SP - Brazil

Anônimo disse...

Concordo totalmente!!! Mesmo no frio, tenho que ir..