21 de novembro de 2008

Alameda Bréchet: Paris ganha nova área verde

Que maravilha! A prefeitura de Paris anunciou esta semana (dia 18/Nov) a criação de mais uma área verde na cidade.

E os trabalhos começam já na próxima semana: A partir de 24 de novembro, e por um período de 10 meses, a alameda André Bréchet será totalmente reestruturada para se adequar ao que em Paris conhecemos por GPRU (Grand Projet de Renouvellement Urbain), ou seja, um grande projeto de renovação urbana que visa proporcionar mais qualidade de vida à população. Essa rua em Porte Pouchet, atualmente uma via de trânsito, receberá uma praça, um passeio arborizado, áreas de lazer para as crianças e outros espaços verdes.

O projeto para a alameda André Bréchet prevê transformar a rua em uma grande área arborizada de passeio graças ao plantio de um gramado, 200 árvores e mais de 15.000 flores e arbustos. A idéia é dar aos pedestres e ciclistas que circularão pelo local a sensação de não saberem ao certo se estão passando por uma rua ou andando dentro de um jardim. As ruas ao redor terão o limite de velocidade reduzido e deverão proporcionar a livre circulação de bicicletas e o exercício da prioridade de passagem aos pedestres.

O projeto foi estudado para que mesmo com a forte presença vegetal também haja a passagem da claridade do sol - assim, árvores de menores dimensões serão plantadas em meio às grandes castanheiras e flamboyants. Também será feito o plantio de árvores frutíferas visando atrair mais pássaros para a região. O projeto também foi pensado para garantir que a alameda permaneça bonita em todas as estações do ano: sendo possível observar pássaros no verão, uma variada gama de cores e flores na primavera, o tom vermelho-alaranjado das árvores no outono e uma atmosfera contemplativa no inverno.

A diminuição dos desconfortos ambientais e a melhoria da acessibilidade também fazem parte da proposta da prefeitura. Além dos trabalhos de jardinagem, as principais mudanças previstas para os próximos 10 meses de obras são: Supressão da circulação de trânsito (para a limitação dos incômodos sonoros e da poluição provocada pelos veículos), adaptação da sinalização para ciclistas e pedestres e a melhoria do acesso aos locais e equipamentos públicos aos portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida. Para os motoristas também uma boa notícia: com a implantação do projeto serão criadas mais de 500 vagas de estacionamento nas imediações.

E quer saber o melhor? Todo esse trabalho é apenas a primeira etapa do projeto de renovação do quartier de Porte Pouchet. Portanto, vem mais por aí.

Nas ilustrações, alguns dos esboços divulgados pela prefeitura da nova cara da alameda André Bréchet. Inauguração no verão de 2009.

Nenhum comentário: