14 de novembro de 2008

La Carte aux Trésors

Um dos programas mais legais da TV francesa é La Carte aux Trésors, um jogo televisivo que vai ao ar todas as quartas-feiras pelo canal France 3 às 20h50. Desde 2007 o programa é conduzido pela simpática ex-campeã francesa de windsurf Nathalie Simon, que há 8 anos se dedica com sucesso aos meios de comunicação.

O jogo consiste na solução de enigmas que devem ser solucionados por 2 participantes - um de vermelho, outro de azul - a fim de vencer as três etapas do programa. Cada um conta apenas com mapas, um dossiê para consultas, um celular que decifra criptogramas para ser usado apenas em certos momentos do jogo e um helicóptero com piloto.

O formato do programa alia aspectos culturais e históricos às práticas esportivas, uma vez que cada enigma está relacionado com a história de uma determinada cidade e cada participante precisa se virar como pode para encontrar as pistas - muitas vezes escalando, remando, pedalando e até mesmo nadando. Além disso, o helicóptero leva o participante até um único ponto de cada cidade, a partir de onde as informações necessárias para desvendar as pistas devem ser coletadas com moradores locais e a locomoção feita na base da carona e da correria.

Algumas provas têm tempo para ser completada, e são essas as que garantem os momentos mais emocionantes do programa. A primeira etapa consiste em vencer provas encontrando pistas escondidas pela região. A segunda etapa é a busca pela Rosa dos Ventos, na qual os participantes devem consultar, em alguns segundos por telefone, um especialista sobre o enigma e formular as perguntas que quiser - as quais o especialista só pode responder com sim ou não. A última etapa é onde efetivamente se encontra o tesouro e só pode participar o ganhador da Rosa dos Ventos.

Mas o mais interessante do programa é que ele nos permite conhecer um pouco mais sobre a França e sua história, uma vez que cada programa se passa numa região diferente e os enigmas estão sempre relacionados com a cultura de cada uma das cidades por onde os participantes passam. Enquanto as imagens dos sobrevôos revelam paisagens fantásticas, a parte de solo nos mostra de perto um belo retrato das cidades e dos vilarejos franceses. La Carte aux Trésors é, enfim, um jogo completo. Emocionante e divertido, repleto de informação, cultura, esporte, história e um belíssimo cartão postal do país. O programa está no ar desde 1996.

No vídeo, alguns momentos do programa.



Para saber mais:

Nenhum comentário: