O novo slogan escolhido pelos profissionais de Beaujolais para promover o primeur 2008 é “Le nouveau est arrivé!”, em substituição ao “It’s beaujolais nouveau time.” que vinha sendo usado em anos anteriores. E hoje portanto, já podem ser vistos os tradicionais cartazes expostos nas entradas dos inúmeros cafés, bistrôs e brasseries de Paris, anunciando a chegada do beaujolais nouveau. Pelos próximos dias os parisienses têm um motivo a mais para reunir os amigos e curtir um happy hour após o expediente. E esta noite em Paris é quase obrigatorio se juntar com os amigos para provar o beaujolais e botar o papo em dia.
Cada um dos cafés que dispõem do beaujolais custumam trazê-lo de um produtor específico e isso acaba sendo motivo para uma grande e animada disputa para ver qual estabelecimento tem o melhor beaujolais do ano. E muitos franceses (e quem mais quiser) tomam parte nessa brincadeira reunindo-se a cada dia num café diferente para provar os diferentes primeurs e assim decidir por conta própria qual o melhor.
Além dos cafés, os supermercados e as lojas especializadas em vinhos também já estão com seus estoques de beaujolais nouveau preparados para atender a demanda. E se os cafés costumam manter-se fiéis a um determinado terroir, os supermercados e lojas de bebidas apresentam uma grande variedade de rótulos (alguns dos quais verdadeiras preciosidades artesanais) e preços que agradam a todos os apreciadores do vinho - seja um PhD no assunto ou mesmo um esforçado Massinha I.
E hoje em meio ao clima de festividade da ocasião, lembrei-me da primeira vez em que procurei por uma garrafa de um beaujolais (nem tão nouveau assim) numa grande importadora de vinhos de São Paulo. O preço (de três dígitos) daquele que seria o meu primeiro beaujolais nouveau me fez desistir de imediato da idéia e adiar minha alegria por mais alguns anos. Aqui em Paris, ao contrário, mesmo com toda essa atmosfera festiva, você encontra opções realmente muito interessantes do boujolais nouveau a partir de 3,50€ a garrafa.
Este ano a produção do beaujolais nouveau ficou na casa das 40 milhões de garrafas - número considerado baixo, levando-se em conta que a chegada do vinho é aguardada com ansiedade em diversos países do mundo.
Se você estiver em Paris, recomendo que não fique de fora deste momento de alegria e convívio tipicamente francês. Para encontrar um bom endereço perto de você (em Paris, claro) onde esta noite estarão celebrando a chegada do beaujolais nouveau, clique aqui.
A soirée du beaujolais nouveau é enfim um evento de alegria que chega trazendo o calor da celebração da amizade ao mês frio de novembro. Além do mais, faz com que este comecinho de Inverno parisiense tenha um certo sabor frutado de Primavera.
Arte: Cartaz oficial da chegada do beujolais nouveau, de Ben Vautier.
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