21 de novembro de 2008

Chez Moi

Boa comida em lugar simples e inusitado - tão simples e inusitado que não tem nem o nome escrito na entrada. Daqueles restaurantes que você olha meio desconfiado pela vitrine e se arrisca a entrar sem saber ao certo o que vai encontrar lá dentro. Mas se você não entrar, como é que vai saber? E se vale como dica, quem não se arrisca em lugares assim acaba perdendo boas surpresas em Paris. Boas e interessantes como o simpático restaurante Chez Moi.

Como o nome sugere, o Chez Moi (Minha Casa, em português) te acolhe como se você estivesse mesmo na casa do proprietário, um sujeito boa praça chamado Jean-Luc - o mesmo que cuida do restaurante, serve as mesas e comanda as panelas. Se quando você entrar o Jean-Luc estiver no fogão, ele te dá as boas vindas de lá mesmo - você já vai entender. Logo que você se acomoda na cadeira ele chega te trazendo um prato de sopa (e você ainda nem pediu nada). O que ele serve como prato principal? O que tiver inventado de fazer no dia: pode ser, por exemplo, quiche, peixe ou carne - normalmente acompanhados de salada. A cozinha é aberta para a pequena sala de refeições, e é de lá que ele conversa com os clientes enquanto prepara a comida - como se estivesse mesmo em casa cozinhando para amigos de longa data. Meio óbvio dizer que os pratos têm aquele ótimo sabor de feito em casa?

Mesmo sendo três pontos comerciais distintos, o bistrô Les Cent Kilos (que você vai ver na esquina logo que sair do metrô Saint-Ambroise), o salão de coiffure vizinho e o Chez Moi ficam todos no número 1 da rue Saint-Ambroise. O Chez Moi fica na portinha com paredes laterais em branco e rosa, entre o coiffure e o edifício residencial de número 3.

Apesar de tanta simplicidade o interior do restaurante é bonito e bem montado. E o mais importante: a comida é caprichada e muito saborosa. Os ingredientes são sempre frescos - Jean-Luc abastece o Chez Moi diariamente, voltando do mercado momentos antes de abrir as portas da sua casa para clientes que esbanjam bom humor e curiosidade.

Chez Moi
1 rue Saint-Ambroise
Metrô: Saint-Ambroise linha 9
Abre de segunda a sexta das 11h30 às 14h30
Menu completo a 8,50€.

Leia também o artigo relacionado Chez Moi: nota de esclarecimento.

2 comentários:

Unknown disse...

Estou morando em Paris desde o dia 6 de dezembro e enquanto aguardo a chegada da familia tenho me divertido e aproveitado as suas boas sugestoes. No entanto, seguindo as suas orientaçoes, procurei, no domingo à noite, o restaurante Chez Moi, mas nao pude encontra-lo, pelo menos no n° 1 da rue Saint-Ambroise. Descendo do metrô Saint-Ambroise me deparei com um Bistrô de esquina, ao lado de uma igreja, que estava fechado mas que nao se chamava Chez Moi. Apesar de considerar chato fazer observaçoes como esta, ainda mais para quem presta um serviço de tao boa qualidade como você, acredito que uma possivel ratificaçao devesse ser feita.Obrigado. (a falta de alguns acentos fica por conta do clavier francês).

Jackson Martins disse...

Caro Roberto, a nota de ratificação foi escrita e o texto original alterado para completar o artigo. A demora na resposta se deve ao fato de eu estar viajando - retomei o blog somente esta semana. Seu comentario foi muito importante - obrigado! Um forte abraço.