14 de novembro de 2008

Etretat

Localizada na costa da Normandia, a pequena cidade de Etretat tem uma beleza natural que salta aos olhos. Apesar de seus encantos e da relativa proximidade com Paris (215km), Etretat ainda é pouco conhecida dos brasileiros. Portanto, se você dispõe de um dia livre e quer fazer uma viagem curta diferente a partir de Paris, Etretat é uma boa opção. Ou mesmo se fizer um tour pela Normandia, saiba que a cidade merece ser incluida no seu roteiro.

Etretat fica em um trecho da costa da Normandia conhecido domo Côte d’Albâtre, que significa em bom português Costa de Alabastro. Esse nome vem dos despenhadeiros calcários que formam as belíssimas falésias ao longo desse trecho da costa normanda.

A Falaise d'Aval vista da praia.

A falésia mais famosa da região é a Falaise d’Aval, que devido ao seu formato curioso, certa vez foi comparada pelo escritor Guy de Maupassant a um elefante molhando a tromba no mar.

A Falaise d'Aval é formada pelo Arco em forma de tromba e pela Pedra da Agulha.

Uma bonita praia de galet separa a Falaise d’Aval de outra falésia importante, a Falaise d’Amont. As praias de galet da região são uma atração a parte para nós brasileiros, já que esse tipo de praia não existe no Brasil. No lugar de areia, as praias de galet são completamente formadas por pedras lisas, arredondadas e multicoloridas que podem ter desde o tamanho de bolas de gude até o tamanho de ovos. A praia de Etretat, devidamente ornamentada pelas falésias d’Aval e d’Amont, foi retratada nas pinturas de Claude Monet em 1883 e Gustave Coubert em 1869.

A Falaise d'Amont vista da praia.

Um detalhe curioso: o clipe da música La Lettre de Renan Luce (o qual eu postei no ViverParis! logo quando comecei a escrever o blog) foi filmado nas falésias de Etretat.

Prepare o fôlego: trilhas e escadarias levam ao topo das falésias - e vale a pena.

Em Etretat também fica a casa onde viveu o escritor Maurice Leblanc (1864-1941), criador do personagem Arsène Lupin - um ladrão e detetive extremamente cavalheiro, que tinha a astúcia de Sherlock Holmes, o charme de James Bond e o visual do Mandrake - sensacional! A casa de Maurice Leblanc é aberta à visitação. Nela funciona um museu dedicado ao escritor e ao personagem que o consagrou, Arsène Lupin.

O jardim da Maison Maurice Leblanc.

Ah, e não deixe de provar os frutos do mar em Etretat - sempre fresquinhos e bem preparados, são realmente deliciosos. No restaurante da foto abaixo provei os melhores mariscos da minha vida. E aqui cabe uma astuce: você vai reparar que restaurantes próximos entre si têm preços diferentes para os mesmos pratos, mas isso nada tem a ver com o fator qualidade. Explica-se: os restaurantes que apresentam preços menores se referem ao valor do prato principal sem acompanhamento, nos restaurantes mais caros o acompanhamento está incluído. No fim das contas, o preço é praticamente o mesmo em qualquer um deles - e são todos igualmente bons.

Os mariscos do restaurante Le Galion são de dizer: -Oh-là-là-là-là!

Para estacionar o carro existe um amplo estacionamento gratuito logo na entrada da cidade. Rodeado por um bosque, o estacionamento tem um caminho em seu interior que leva até o centro da cidade - portanto, nada de sair pelo portão de entrada e caminhar pela estrada, OK? Apesar de ficar um pouco mais longe do centro da cidade, recomendo esse estacionamento porque ele é amplo, bonito, gratuito e tem muitas vagas. Já dentro da cidade as vagas de estacionamento são pagas e encontrar uma delas livre pode demandar uma sorte equivalente à necessária para ganhar na loteria.

O château faz parte da vista do caminho que leva do estacionamento ao centro de Etretat.

Sempre é bom saber: Existem banheiros públicos impecavelmente limpos e gratuitos no estacionamento ao lado da prefeitura, a poucos metros do acesso à praia.

Para saber mais: http://www.etretat.net/

Foto menor: Etretat vista do alto das falésias.

Um comentário:

Simone disse...

ADOREI A DICA, COMO FAÇO PARA CHEGAR EM ETRETAT ??? EXISTE ALGUM ONIBUS OU TREM SAINDO DE PARIS ??

AGUARDO RESPOSTA !