16 de novembro de 2008

Le Canard Enchaîné

Le Canard Enchaîné é um jornal satírico francês que vai às bancas todas as quartas-feiras. Fundado em 1915 por Maurice e Jeanne Maréchal, é um dos jornais mais antigos da imprensa francesa. Além de seus tradicionais contos e anedotas, o jornal também apresenta em 8 páginas uma bem elaborada crítica cultural sobre teatro, cinema e demais eventos e, sobretudo, um conteúdo investigativo do panorama político e econômico francês.

O nome do jornal faz referência ao antigo jornal L’Homme Libre (O Homem Livre), que em outros tempos foi forçado a fechar as portas pela censura governamental - no sentido figurado Le Canard Enchaîné significa "O Pato Atado".

O jornal é conhecido pela sua total independência - suas páginas não trazem sequer um anúncio publicitário. Apesar de criticar abertamente todos os partidos políticos sem demonstrar qualquer tipo de tendência, Le Canard Enchaîné tem idéias favoráveis à esquerda. Seu slogan é “A liberdade de imprensa só se desgasta se não se põe a serviço”, o que resume bem a linha editorial da publicação.

Nenhum comentário: