24 de novembro de 2008

La Petite Scierie: Foie Gras

Instalada na Île Saint-Louis, a pouco mais de 300m da catedral de Notre-Dame, a Petite Scierie tem simplesmente tudo em matéria de foie gras e derivados de pato em conserva: mousse de foie (patê de fígado de pato), foie gras entier (fígado de pato preparado inteiro), rillettes (patê feito com carne de pato desfiada), confits (carne de pato pré-cozida e conservada na própria gordura) e cassoulets (cozido de miúdos com feijão branco) são alguns dos excelentes produtos à venda na loja.

Não conhece muito bem os produtos? Ficou em dúvidas entre qual levar? Nunca provou um foie gras e gostaria de conhecer? Não tem problema. Catherine e Paul, proprietários da Petite Scierie, preparam para você uma degustação escoltada por uma taça de Coteaux du Layon. Mas não é a administração da loja em Paris a principal atividade do casal - eles são criadores de patos e têm uma plantação de aspargos no Val du Loire. Portanto, tudo o que está a venda na Petite Scierie é cultivado, criado e elaborado por eles - gente que conhece e ama aquilo o que faz. Ah, as conservas com os aspargos que eles plantam também estão à venda na loja.

Como os produtos da Petite Scierie são feitos artesanalmente e sem aditivos químicos, toda a produção da qual eles dispõem no momento fica à venda na loja. Então não há estoque nem a possibilidade de venda por correspondência ou encomenda de grandes quantidades - isso garante que os produtos sejam sempre fresquinhos. A validade aproximada de 3 meses permite que, mesmo você morando no Brasil, possa tranquilamente botar seu foie-gras na mala e levá-lo para degustar em casa - ou até mesmo presentear.

Um detalhe curioso: além de se dedicarem aos patos e aspargos, Catherine e Paul também têm como hobbie cultivar flores e fotografar, respectivamente. Nas paredes da loja em Paris (erguidas no século XVII) estão expostas algumas das belíssimas fotos que ele tira das flores cultivadas por ela e dos pássaros, borboletas e outros pequenos animais que habitam a propriedade do casal em Pouilly sur Loire.

Para uma degustação in loco, a loja também vende sanduíches de foie gras ou rillette feitos na hora. Mas a minha sugestão é que você compre um potinho de um ou do outro, uma baguette em alguma boulangerie próxima, e improvise um piquenique às margens do Sena tendo a Notre-Dame como cenário - um jeito bem parisiense de transformar um simples lanchinho num momento inesquecível.

La Petite Scierie

60 rue Saint Louis en l’Île
Abre de quinta a segunda das 11h00 às 19h00.
Tel.: 01 5542 1488
Metrô: Pont Marie linha 7

Nenhum comentário: