13 de novembro de 2008

Sébastien Chabal

Ídolo do público durante a última Copa do Mundo de Rugby (França 2007), Sébastien Chabal segue embalado como grande astro do esporte francês - e a sua notoriedade excede os gramados. Quando começou a despontar como ícone popular no ano passado, chegou-se a acreditar que a chabalmania era apenas fogo de palha. Grande engano: a França não o esqueceu depois do Mundial. Pelo contrário: Sébastien Chabal é hoje o maior nome do rugby francês. O fervor singular com o qual o público do Stade-Vélodrome o recebeu no sábado passado quando o XV de France (a Seleção Francesa de Rugby) entrou em campo para enfrentar os Pumas da Argentina é algo para ser lembrado. Hoje, l'Homme des Cavernes já ocupa um lugar à parte no coração dos franceses.

No ano passado, logo após o término de uma Copa do Mundo na qual a equipe francesa terminou em 4º lugar, o gigante barbudo era o foco de todas as atenções. Na época, uma enquete realizada pelo Le Journal du Dimanche, indicava Chabal como o esportista preferido dos franceses. Simples efeito da Copa do Mundo? Tudo indica que não. Porque numa nova pesquisa realizada no último final de semana pela revista L'Équipe Magazine (a mais conceituada revista esportiva da França), Chabal terminou em quinto lugar na classificação dos esportistas favoritos dos franceses, ficando atrás apenas de Thierry Henry, Franck Ribéry, Laure Manaudou e Tony Parker. Nunca um rugbyman havia chegado a tal notoriedade desde a criação do ranking da L'Équipe Magazine. Até mesmo o jovem jogador de Toulouse, Maxime Médard, que foi escalado recentemente pela primeira vez pelo XV de France, demonstrou publicamente sua admiração pelo fenômeno. No sábado, Médard chegou a dizer durante entrevista na TV: “Vou tirar uma foto com ele para mostrar para a minha mãe.”

Como curiosidade, alguns dos apelidos já atribuídos a Chabal são: Atila, Homem das Cavernas, Animal, Hannibal Lecter, Rasputin (em alusão ao místico russo), Jesus e Lobo do Mar. A imprensa inglesa o trata carinhosamente por The French Beast. Mas apesar do aspecto ameaçador, Chabal é reconhecido fora dos gramados por seu grande carisma. Atualmente Chabal defende o clube inglês Sale Sharks, onde joga desde 2004 e com o qual tem contrato até 2010. O atleta também empresta sua imagem para a campanha publicitária do perfume Pour un Homme da grife francesa Caron.

No vídeo, a fera em ação. Vai encarar?

2 comentários:

Unknown disse...

O bugre podia contratá-lo pra fechar um pouco a peneira...

Jackson Martins disse...

Êita, Briard! Pra consertar a situação o Bugre precisava era de 11 desses. C'est la vie.
Abração!