28 de novembro de 2008

Marché de Noël de La Défense

Claro que a feira de Natal da avenue des Champs-Elysées é a mais comentada e movimentada (e bota movimentada nisso) da cidade - até aí nenhuma novidade. Como também é evidente que é uma feira super bonita e que merece ser vista. Eu mesmo devo dar uma passada por lá amanhã. Ah, e ao visitar a feira da Champs Elysées não deixe de provar o gaufre (parecido com o que no Brasil conhecemos como waffle) do stand belga - os próprios parisienses andam dizendo que é imperdível.

No Marché de Noël de La Défense você é recebido com tapete vermelho.

Mas se você quer conhecer a maior feira de Natal de Paris e região, visite o Marché de Noël de La Défense. Com uma área total de 10.000m2 e mais de 200 chalés, ela oferece uma vasta gama de produtos artesanais locais e produtos exóticos de diversas partes do mundo (este ano tem até um stand do Brasil), além de colocar à disposição dos visitantes o que existe de melhor na gastronomia regional francesa.

As figuras de presépio vieram da Provence e são feitas artesanalmente.

O Marché de Noël de La Défense existe há 11 anos e se é bonito durante o dia, à noite é um verdadeiro espetáculo, garantido em parte pela bonita iluminação dos modernos edifícios e do Grande Arco de La Défense.

No bem montado stand da Córsega você encontra os saborosos embutidos e as raclettes.

Não deixe de provar os pratos regionais franceses por nada nesse mundo. Meus chalés preferidos são os da Savoy (Savoia) com a deliciosa tartiflette (um prato à base de batatas, cebola, bacon e queijo reblochon) e o da Corse (Córsega) com a estouffade (prato quente à base de pimentão, cebola e os embutidos típicos da região, como a saucisse corse e o figatellu).

Minha perdição: Os presuntos espanhóis de Salamanca. Oh-là-là...

Várias regiões francesas estão representadas nesta feira de Natal através de seus produtos típicos. Se quiser apenas espantar o frio enquanto passeia, a grande pedida é o vinho quente - o pessoal da Córsega também caprichou no vinho quente este ano.

Nem é preciso perguntar para saber: "Zuzubém, tiozinho? O vinho quente está no capricho?"

Em praticamente todos os chalés você pode degustar os produtos: macarons, biscoitos, bolos, presuntos, queijos, vinhos... Êita! E o grande Marché de Noël de La Défense estará em plena atividade até o dia 28 de dezembro - mas se cogita por lá que vão fazer uma prorrogação até o dia 31. Será?

Não tem erro, basta sair do metrô que você estará dentro da maior feira de Natal da cidade.

Marché de Noël de La Défense
Metrô: La Défense linha 1
Até 28 de dezembro de 2008
Aberto diariamente das 10h30 às 19h30

Foto menor: Claro que a foto mais bonita do artigo não é minha. Essa é da Cécile Debise para a L'Internaute Magazine.

Nenhum comentário: