28 de novembro de 2008

Bic

Se tem uma empresa francesa que muita gente no Brasil acredita ser genuinamente brasileira, tamanha a identificação com a marca é a Bic. Fundada em Clichy, nos arredores de Paris, em 1945 por Marcel Bich ficou famosa em todo o mundo por fabricar a caneta descartável mais eficiente já inventada. Depois vieram os isqueiros e barbeadores. Mas o que pouca gente sabe no Brasil é que a Bic aqui na França também faz com a mesma maestria pranchas de surf e telefones celulares.

A empresa começou quando Marcel Bich, que trabalhava como gerente de produção de uma fábrica de tintas para canetas comprou em sociedade com Edouard Buffard um galpão em Clichy para montar uma empresa de confecção de peças para canetas-tinteiro e lapiseiras - a empresa chamava-se PPA (Porte-plume, Porte-mines et Accessoires). Depois de obter os direitos de patente para uma esferográfica criada pelo jornalista húngaro László Biró, Marcel Bich lançou-a no mercado em dezembro de 1950 - nascia então a caneta Bic Cristal.

A clássica Bic Cristal: igual em todo o mundo, custa em Paris entre 0,25€ e 0,30€ a unidade - comprando 10 você ganha mais uma de graça.

Promovendo o produto como sendo uma caneta confiável a preço acessível, decidiu mudar o nome da empresa para Bic, uma versão mais curta e fácil de ser lembrada de seu próprio nome. Além disso, o nome Bic poderia ser pronunciado da mesma maneira em praticamente todos os lugares do mundo. A empresa instalou-se no Brasil em 1956 e hoje está presente nos 5 continentes e em mais de 160 países.

Os isqueiros Bic: em todas as cores e desenhos imagináveis, são itens de coleção por aqui. Na foto, a série de jogos de passa-tempo.

O primeiro isqueiro da Bic foi lançado em 1972, já com o dispositivo de regulagem da chama. Em 2000 foi lançada na França uma linha de isqueiros utilitários, dedicado ao acendimento de lareiras e churrasqueiras.

Aloha haole: Estas são as pranchas da Bic Surf. Aposto que com essa você não contava.

Entre os anos de 1988 e 1991 a Bic tentou se lançar no mercado de perfumes, mas foi uma experiência desastrosa - sobretudo porque foi impossível imprimir uma imagem de sofisticação a um perfume que é fabricado por uma empresa consagrada por seus produtos descartáveis.

Seguindo a linha do prático, moderno e barato, os celulares Bic Phone.

Os barbeadores de uma lâmina da Bic existem na França desde 1975. Já em 2003 ela passou a produzir por aqui os barbeadores invocadões de 3 lâminas que até hoje fazem sucesso.

A evolução da marca: a primeira logo de 1950, o primeiro bonequinho da Bic criado em 1952 pelo ilustrador francês Raymond Savignac e a logo atual, inalterada desde sua crição em 1962.

Em 2002 a caneta Bic Cristal entrou para a coleção permantente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA) no Departamento de Arquitetura e Design. Estima-se que em todo o mundo a Bic Cristal venda por volta de 100 bilhões de unidades por ano.

Para saber mais:
http://www.bic.fr/
http://www.bicmarking.com/

2 comentários:

RafaLiziero disse...

Muito bacana o post!
De fato, acreditava que era uma marca brasileira...rs

Jackson Martins disse...

Pois é Rafa, durante um bom tempo eu também achei que a Bic fosse brasileira. Obrigado pelo seu comentario. Um abraço e bom final de semana.