27 de novembro de 2008

Exposição Akira Kurosawa no Petit Palais

Todo mundo sabe que Akira Kurosawa é universalmente reconhecido como um dos grandes cineastas da segunda metade do século XX. Mas poucos sabem que ele era também um grande desenhista. Através dessa exposição o Petit Palais propõe a descoberta (ou a redescoberta) do gênio artístico de Kurosawa, graças a uma retrospectiva inédita na França. Agrupando 87 desenhos deste artista japonês que sempre amou o ocidente, a exposição revela uma faceta desconhecida do cineasta, a de desenhista excepcional, que punha o traço e a cor a serviço da força emocional.

A exposição permite ao visitante percorrer a carreira cinematográfica de Kurosawa por entre os seus desenhos. E vale dizer que seus desenhos não podem ser resumidos a um trabalho preparatório à realização de seus filmes. Concebidos como obras autônomas, muitos deles retratam cenas não mostradas nas telas do cinema.

Uma verdadeira síntese original das culturas oriental e ocidental pela sua força expressionista, esses desenhos refletem a personalidade de Kurosawa, tanto pelas suas raízes na cultura japonesa como pela sua admiração pela arte de Van Gogh, Cézanne e Chagall.

Exposição Akira Kurosawa
Petit Palais
avenue Winston Churchill
Tel.: 01 5343 4000
Metrô: Champs Elysées-Clemenceau linha 1

Em cartaz até 11 de janeiro de 2009
Aberta diariamente, exceto às segundas e feriados, das 10h00 às 18h00. As quintas até as 20h00.
Ingressos de 2,50€ à 5,00€

Desenho: Sonhos, 1989 de Akira Kurosawa

Nenhum comentário: