Uma exposição bastante interessante que está atualmente em cartaz em Paris é Bonaparte et l’Egypte no Institut du Monde Arabe, que conta a história da interação entre França e Egito iniciada por Napoleão Bonaparte em 1789.
Quando Bonaparte desembarcou na Alexandria para a campanha do Egito, levou consigo um “exército” diferente: além dos soldados e dos mais brilhantes oficiais militares da época, Napoleão tinha a seu lado 160 cientistas das mais variadas disciplinas - a tarefa desses homens consistia em fazer da conquista do Egito uma verdadeira expedição científica. Se pelo lado das ciências e das artes a campanha do Egito foi um sucesso, militarmente entrou para historia como um dos maiores fracassos de Bonaparte - sobretudo pelo choque cultural entre as tropas francesas e a civilização egípcia.
Centrada na expedição, a exposição tem como foco mostrar o amadurecimento das relações entre França e Egito através dos séculos. Para a montagem de Bonaparte et l'Egypte, o Instituto do Mundo Árabe instaurou um comitê científico paritário franco-egípcio que reuniu os melhores especialistas dos dois países. E é através dessa visão recíproca de franceses e egípcios que o público poderá descobrir as mais de 400 obras selecionadas entre as maiores coleções públicas e particulares de todo o mundo - um caleidoscópio que desfila mitos e realidades, nos convidando a testemunhar essa historia de fascinação mútua.
Para comprar seu ingresso na Fnac clique em: Bonaparte et l'Egypte.
Bonaparte et l'Egypte
Em cartaz até 29 de março de 2009
Institut du Monde Arabe1 rue des Fossés Saint-Bernard - Place Mohammed V
Tel.: 01 4051 3838
Metrô: Cardinal Lemoine linha 10 ou Sully-Morland linha 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário