21 de novembro de 2008

Iluminação de Natal da Champs-Elysées

O espírito natalino chegou oficialmente à Paris: Foi inaugurada na tarde da última quarta-feira a tradicional iluminação de Natal da Champs-Elysées. A cerimônia de inauguração da temporada 2008-2009 contou com a presença de diversas celebridades midiáticas, oficiais, políticas e artísticas. Mas entre as personalidades o destaque ficou por conta de uma madrinha de renome internacional - a atriz francesa Marion Cotillard. As 18h00 do dia 19, em frente ao Atelier Renaut, foi Cotillard quem acendeu a iluminação da Champs-Elysées assistida pelo prefeito de Paris Bertrand Delanoë. Marion Cotillard tornou-se mundialmente conhecida ao receber o Oscar de melhor atriz este ano pela interpretação magistral de Edith Piaf no filme La Môme - que no Brasil foi lançado com o título de Piaff, um hino ao amor.

A iluminação deste ano apresenta um tom azulado em homenagem ao continente europeu - também fazendo parte das comemorações da presidência francesa da União Européia. Da Place de l’Etoile até a Place de la Concorde (um percurso de mais de 2 km) 415 árvores foram enfeitadas por uma malha de cristais iluminados por mais de um milhão de pontos. Como no ano passado, a iluminação de Champs-Elysées adotou as diretivas do desenvolvimento durável em respeito ao meio ambiente. Assim, a iluminação é totalmente garantida através do uso de diodos de baixo consumo. Além disso, a alimentação desses diodos emissores de luz provém de uma fonte de energia elétrica 100% renovável. O sistema de alimentação associado à tecnologia de iluminação à LED permitiu a redução no consumo de eletricidade na ordem de 90%, se comparado ao emprego do sistema convencional usando lâmpadas.

Pela primeira vez uma grande feira de Natal também foi instalada na Champs-Elysées entre o Rond-Point e a Place de la Concorde. Ao todo são 90 stands que estarão abertos diariamente das 10h00 as 20h00, nos quais você poderá encontrar produtos típicos de diversos países europeus.

O vídeo produzido pela prefeitura de Paris mostra como foi a cerimônia de inauguração:



A avenue des Champs-Elysées ficará iluminada até o dia 20 de janeiro de 2009.

Para saber mais: http://www.blachere-illumination.com/

Nenhum comentário: