14 de novembro de 2008

Sainte-Chapelle

Considerada uma das maiores obras de arte do Ocidente, a Sainte-Chapelle foi totalmente construída em estilo gótico no século XIII por São Luis - o rei Louis IX da França. Conhecido como O Rei Piedoso, Louis IX foi canonizado pelo conjunto de suas boas obras. A concepção da capela tinha como principal objetivo abrigar relíquias como a Santa Coroa (coroa de espinhos usada por Jesus), um pedaço da Santa Cruz, a lança e a esponja retratadas na Paixão de Cristo e outros objetos de igual teor que fossem obtidos durante as Cruzadas - relíquias que atualmente estão guardadas na sala do tesouro da catedral de Notre-Dame.

Os espinhos do pinaculo de 75m de altura representam a Santa Coroa.

Famosa por seus vitrais impressionantes, a Sainte-Chapelle apresenta juntamente com a Consiergerie, vestígios do antigo Palais de La Cité que se localizava onde é hoje o Palácio da Justiça de Paris. Em média, 800.000 visitantes de 46 nacionalidades diferentes visitam anualmente a Sainte-Chapelle.

O teto da capela alta é totalmente pontilhado de estrelas douradas.

As altas muralhas que protegiam a capela alta durante a Idade Média foram totalmente retiradas para dar passagem à luz, dando assim um efeito realmente impressionante aos seus vitrais, que têm como cores predominantes o vermelho e azul - as cores da cidade de Paris. As janelas na nave principal chegam a ter mais de 15 metros de altura e 4,7 metros de largura, ostentando os vitrais que são sustentados por colunas finíssimas.

A grande rosácea-sul de 9 metros de diâmetro retrata o Apocalipse.

Nos vitrais estão representados: O Gênese, o Êxodo, o livro dos Números, o livro de Josué, o livro dos Juízes, o livro de Isaias, São João Batista e a infância de Jesus, a Paixão de Cristo, a vida de São João Batista, o livro de Daniel, o livro de Ezequiel, os livros de Jeremias e de Tobias, os livros de Rute e Jó, o livro de Esther, os livros de Reis e a historia das relíquias da Paixão. Hoje, a capela alta da Sainte-Chapelle torna-se regularmente palco de concertos de música clássica devido ao seu impressionante efeito acústico. A cantora islandesa Björk também realizou dois concertos memoráveis na Sainte-Chapelle em agosto de 2001.

Detalhe da capela baixa.

Curiosidade: As relíquias, compradas do imperador da Constantinopla por São Luis, custaram o triplo do que foi gasto na construção completa da capela.

Desde que passou a ser administrada pelo Centre des Monuments Nationaux da França em abril deste ano, a Sainte-Chapelle também tem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.

La Sainte-Chapelle
6 boulevard du Palais
Tel.: 01 5340 6080
Metrô: Cité linha 4
Abre diariamente de março a outubro das 9h30 às 18h00 e de novembro a fevereiro das 9h00 às 17h00.

Foto menor: na capela alta os vitrais apresentam mais de 1.000 cenas bíblicas, do Gênese ao Apocalipse.

Nenhum comentário: