18 de novembro de 2008

Galerie Vivienne

Um lugar interessante e pouco conhecido das pessoas que visitam Paris é a Galerie Vivienne. Com seus 176 metros de comprimento e 3 metros de largura, a Galerie Vivienne é uma das mais bonitas passagens cobertas da cidade, tendo sido inscrita no inventário de monumentos históricos em 1974.

Construída em 1823 pelo presidente da Câmara dos Notários Mercantes no lugar do Hôtel Vanel de Serrant e da passagem dos Petits-Pères, a Galerie Vivienne foi projetada pelo arquiteto François Jean Delannoy totalmente em estilo neoclássico. A galeria é recoberta por vidraças elegantes, mosaicos, pinturas e esculturas que fazem alusão à atividade comercial. A cobertura da grande galeria é toda de vidro, com aberturas de ventilação - assim, o ambiente é bem arejado e durante o dia a claridade natural ilumina todo o interior da passagem.

Inaugurada em 1823 com o nome de Galerie Marchoux, foi rapidamente rebatizada de Vivienne - já que seu acesso principal ficar na rue Vivienne. Dentro dela funcionam pontos de comércio que mesclam o antigo e o moderno, através das boutiques de grifes famosas lado a lado com lojas de serviços tradicionais - alfaiataria, sapataria, loja de vinhos, livraria, artigos de armarinho, restaurantes, etc. Fazer uma pausa para o almoço no Bistrô Vivienne é também um excelente motivo para se conhecer a galeria.

As fachadas da galeria estão localizadas nos seguintes endereços: 4 rue des Petits Champs, 5-7 rue de la Banque e 6 rue Vivienne. Para que você tenha uma idéia melhor da localização, a galeria fica situada entre o Palais Royal, a Bolsa de Valores (La Bourse) e os Grands Boulevards, no coração do 2º arrondissement.

A Galerie Vivienne sofreu um grande declínio de atividade comercial com o fim do Segundo Império quando, motivadas pelas mudanças urbanísticas conduzidas pelo barão Haussmann, as lojas das marcas de prestígio começaram a se mudar para a região da Madeleine e para a Champs-Elysées.

O ressurgimento da Galerie Vivienne como referência comercial ocorreu na década de 60, mas o seu grande up aconteceu mesmo em 1986 - com a instalação em seu interior das lojas de Jean-Paul Gautier e Yuki Torii, outras lojas de confecção prêt-à-porter e objetos decorativos também fossem abertas na galeria.

Tel.: 01 4260 9673
Metrô: Bourse linha 3

Nenhum comentário: