8 de janeiro de 2009

Chez Moi: nota de esclarecimento

Amiguinhos, o Roberto (leitor assíduo do Viver Paris) enviou um comentário importante sobre um artigo publicado na seção Boa Mesa do blog sobre o restaurante Chez Moi.

O comentário do Roberto me serviu de alerta, mostrando o quanto uma informação pode complicar a vida de quem dela faz uso se esta não for passada adiante com a devida clareza. O comentário que ele enviou diz o seguinte:

"Estou morando em Paris desde o dia 6 de dezembro e enquanto aguardo a chegada da família tenho me divertido e aproveitado as suas boas sugestões. No entanto, seguindo as suas orientações, procurei, no domingo à noite, o restaurante Chez Moi, mas não pude encontrá-lo, pelo menos no n° 1 da rue Saint-Ambroise. Descendo do metrô Saint-Ambroise me deparei com um Bistrô de esquina, ao lado de uma igreja, que estava fechado mas que não se chamava Chez Moi. Apesar de considerar chato fazer observações como esta, ainda mais para quem presta um serviço de tão boa qualidade como você, acredito que uma possível ratificação devesse ser feita. Obrigado."

Ontem estive no Chez Moi para constatar o que aconteceu. Apesar de verificar que o restaurante segue funcionando normalmente e que o endereço informado no blog estava correto, faço a ratificação sugerida pelo Roberto porque seu comentário é de fato justificável e pertinente - e por 3 motivos:

1. O bistrô de esquina que ele viu ao sair do Metrô Saint-Ambroise é o Les Cent Kilos. Na rue Saint-Ambroise, ao lado do bistrô, existe um coiffure; e ao lado do coiffure está o Chez Moi. Detalhe: mesmo sendo estabelecimentos comerciais distintos, de forma atípica, todos os três ficam no número 1 da rue Saint-Amboise. E para complicar nem o coiffure nem o Chez Moi têm o número na fachada - apenas o bistrô apresenta o número 1 e o edifício residencial que fica depois do Chez Moi exibe o numero 3 na parede. Como o Chez Moi não tem nada que o identifique escrito à porta, fica mesmo impossível reconhecê-lo orientando-se apenas pelas instruções do artigo caso o restaurante estivesse fechado - como de fato estava no domingo à noite.

O bistrô Les Cent Kilos (A), o coiffure (B) e o Chez Moi (C): parece difícil de acreditar, mas os três estabelecimentos têm como endereço o número 1 da rue Saint-Ambroise.

2. O artigo sobre o Chez Moi foi o único que escrevi sem colocar uma foto que pudesse facilitar a localização.

3. O artigo tampouco apresentava os horários de funcionamento do restaurante ou um telefone no qual o leitor pudesse se orientar a esse respeito.

Portanto, graças ao comentário do leitor, alterei o artigo original que passa agora a incluir a foto que faltava, apresenta a descrição da localização de forma mais detalhada e o horário de funcionamento do Chez Moi. Aproveito o ocorrido para agradecer ao Roberto pelas observações valiosas e para me desculpar com todos vocês pela deficiência do artigo. Estarei mais atento a esse tipo de detalhe daqui por diante para que confusões desse tipo não voltem a ocorrer. Um forte abraço.

Foto menor: o Chez Moi é o pequeno estabelecimento com as paredes em branco e rosa.

Nenhum comentário: