27 de janeiro de 2009

Greve geral do dia 29 de janeiro

Sim, os rumores são verdadeiros: está prevista para a próxima quinta-feira dia 29 uma greve geral de um dia em todo o país.

O ponto de partida dessa greve foi em novembro passado, quando as oito principais organizações sindicais francesas decidiram organizar um dia comum de protestos por emprego, garantia do poder de compra e “condições da reativação econômica”. Com o passar dos dias a idéia abriu caminho para que outras organizações trabalhistas se juntassem ao movimento. Os pré-avisos de greve se multiplicaram, e sites foram criados na Internet pelas entidades sindicais como ferramenta de apoio à organização. A longa lista com os locais de manifestações acabou motivando até a criação de uma página no Google Maps pela CGT para que os simpatizantes do movimento pudessem encontrar mais facilmente o seu ponto de manifestação.

Os organizadores da manifestação esperam que desta vez, além das categorias que tradicionalmente puxam os movimentos grevistas na França, como os aeroviários, os funcionários dos transportes públicos municipais ou os ferroviários, consigam também arrebanhar os bancários, operadores da Bolsa, jornalistas, advogados, empregados agrícolas...

Porém, apesar da empolgação das entidades sindicais, o Ministério do Interior avalia que ainda é relativamente cedo para que se possa avaliar a taxa de participação no movimento setor por setor. Como sempre, as prefeituras devem se encarregar de gerir localmente as manifestações.

Se a greve corresponder mesmo à quantidade de bandeirinhas da CGT que vi no Google Maps, ou à lista dos setores que prevêem parar no dia 29, talvez o melhor mesmo seja passar a quinta-feira em casa.

Em Paris as manifestações devem ocorrer por volta das 14h00 na place de la Bastille - portanto, evite circular por essa região no dia 29.

Nenhum comentário: